2023. VI SIPACV
Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual
VI SIPACV: des-obediencia Realizado entre os dias 21 a 23 de novembro de 2023, na cidade de Montevideo, Uruguay. Esta edição foi teve como temática o título: des-obediência, pensando a investigação, a criação e a educação em artes visuais como práticas de ação política e agência. CAPA e FOLHA DE ROSTO Como citar:
Sobrenome, Iniciais do nome da autoria do artigo. Título do artigo. In: Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual: des-obediencia. Montevideo (Uruguay), 2023. ISSN: 2595-8992. Disponível em: https://seminarioculturavisual.fav.ufg.br/p/50767-2023-vi-sipacv. Acesso em: dia, mês e ano.
|
CONFERÊNCIAS
Abertura:
Desacatos artísticos y resistencias docentes. Pensar la incorporación del enfoque de género en las escuelas
Catalina Montenegro González (Universidad de los Lagos, Chile)
Encerramento:
Mediación pedagógica en arte contemporáneo desde los proyectos con las infancias. ¿Hacia dónde vamos?
Vali Guidalevich (UNTREF-MUNTREF/Artes Visuales, Argentina)
COMUNICAÇÕES
Eixo A) Imagem, Cultura e Produção Artística (PPGACV-UFG)
Eixo B) Poéticas Artísticas e Processos de Criação (PPGACV-UFG)
Eixo C) Educação, Arte e Cultura Visual (PPGACV-UFG)
Eixo D) Arte y prácticas interpretativas (UDELAR)
Eixo E) Arte y políticas de representación (UDELAR)
EIXO A - IMAGEM, CULTURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO
"Para Onde Vai o Cinema?": imagem e imaterialidade na era digital da indústria cinematográfica
Julia Margon (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
Coletivo de Artistas, Curadores e Educadores Negros: Espaços de Visibilidade em Santa Maria/RS
Stefani Souza de Jesus, Fernanda Stellfeld Reherman, Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)
Exu abraça o mundo. As imagens infinitas
Emmanuel Felipe de Araújo Amaral (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
O impacto da presença uruguaia no I Salão Pan-Americano de Arte
Diego Groisman (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)
Degeneração e regeneração visual: apagamento da memória e fluxo semiótico
Sidney G. Campanhole (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Brasil)
La imposible aniquilación del otrx. Una memoria de infancia, una película de ciencia ficción y algunos enredos teóricos
Guadalupe Pérez Beltrame (Universidad de la República, Uruguay)
Estranhamento, agenciamento e dimensões críticas em práticas artísticas coletivas
Diego Rafael Hasse (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)
EIXO B - POÉTICAS ARTÍSTICAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO
Amostras Errantes: ensaiando corpos, experimentando temporalidades
Henrique Walter Ribeiro (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)
Cavar, Rasgar, Cortar, Tecer, Colar, Fibrar, Lixar, Carregar: Resiliências do Corpo Feminino em Ação de Esculpir
Catiuscia Bordin Dotto, Teresinha Barachini (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)
La potencialidad creativa de los autorretratos-collages: Tensiones y rupturas de la identidad en tres actos
José E. Rubilar-Medina (Universidad de Barcelona, España), Marianela del Pilar López Rivera (Universidad de Concepción, Chile)
Amalia Ulman: Performance e espetacularização de si
Lívia Chagas da Paz (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
A Dama de Branco: o processo artístico na criação de uma HQzine
Géssica Marques de Paulo (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
Animação é doideira: experimentações na criação de universos imaginados do cinema
Flávio Gomes de Oliveira, Leandro Luiz de Abreu Pimentel (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
E a mim foi dito: você não é artista
Christian Gustavo de Sousa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)
Crafts e Tecnologias: Processos híbridos na Arte Contemporânea
Emerson da Silva Massoli (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)
Os obstáculos inerentes à concretização de um festival de cinema voltado para a comunidade LGBTI+
Cristiano de Oliveira Sousa (Universidade Federal de Goiás)
A utilização do audiovisual para representar corpos divergentes na cultura visual
Cristiano de Oliveira Sousa (Universidade Federal de Goiás)
O que fazer depois do incêndio? Sobre rastros e fabulação
Gisele Crisóstomo (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
Carmelo Arden Quin: poética visual y manipulación biópsica. Una reconstrucción de Ionnell
Ornela Barisone (Universidad Nacional de San Martín, Peru; Universidad Autónoma de Entre Ríos, Argentina)
Biblioteca Mochila: uma imagem e alguns livros
Márcia Braga, Claudia Vicari Zanatta (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)
Narrativa de un cuerpo. Trazando líneas desde una práctica despojada, un cuerpo en el territorio
Karen de los Santos (Universidad de la República, Uruguay)
Análise semiótica do processo criativo da história em quadrinhos “fada da contracepção”
Maria Aparecida Alves da Silva, Mariana Silva Pinto, Hylio Lagana Fernandes (Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, Brasil)
Práticas Artísticas Autoficcionais e Rachaduras Nas Estruturas de Gênero e Colonialidade
Ana Reis Nascimento (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
Cuisificação: Processos de antecipação na prática artística
Bruno Alcione Novadvorski Scheeren (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)
EIXO C - EDUCAÇÃO, ARTE E CULTURA VISUAL
¿Qué hacemos con lo que vemos? Cultura visual y justicia curricular
Eugenia Parodi Bartora (Institutos Normales, CFE, Uruguay)
Cozinha caipira, valorização da cultura alimentar goiana por meio de um jogo de tabuleiro
Antônio Carlos Dellatore Rodrigues, Juliana Barbosa e Queiroz, Flavio Gomes de Oliveira (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
A Teoria Etnoconstitutiva de Currículo e ativismo visual de estudantes: interfaces teórico e metodológicas
Laíla Sampaio Lima e Roberto Sidnei Macedo (Universidade Federal da Bahia, Brasil)
Resistência identitária e o entre-lugar sertanejo geraizeiro
Bernardo de Morais Pinto (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
Cartografias visuais como um procedimento na pesquisa autobiográfica
Márcia Silveira Cassol (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)
Acionando diálogos na formação docente em arte educação com imagensobras
Mariete Taschetto Uberti (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)
Horta agroecológica: construção do conhecimento científico no espaço escolar (anos iniciais)
Gláucia Buzato, Hylio Laganá Fernandes (Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, Brasil)
Reconstruindo contextos socioculturais históricos via vídeos publicitários: Reflexões sobre a diversidade nos anos 1980 e 1990
Marina Moyle, Alerandra Fonseca e Rosana de Castro (Universidade de Brasília, Brasil)
O sagrado como patrimônio: símbolos presentes no cotidiano dos mercados públicos
Danilson Oliveira de Vasconcelos, Larissa Patron Chaves (Universidade Federal de Pelotas, Brasil)
Texto escrito, narrativa audiovisual e construção de aprendizagens
Alice Fátima Martins (Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil)
Toque dos Pretos Velhos: Transculturação, Ecolinguística e Educação no Terreiro
Bruno Karasiaki Filene, Leda Maria de Barros Guimarães (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
As Mulheres na Cena do Metal Brasileiro: Cultura Visual, Pedagogia de Resistência e Poder
Olívia Cristhina Silva dos Santos, Thiago F. Sant’Anna (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
A imagem do corpo como potência artístico-pedagógica para pensar sobre si
Léo Costa Gonçalves (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)
Caricatura do Matadouro
Augusto César Moreira Santos (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
Como romper com a sistematização do olhar promovida pela cisheteronormatividade, rumo a uma vida mais vivível?
Jocy Meneses dos Santos Junior, Marcus Turíbio (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
Cavar espaços-tempos de arte e experimentação em meio à docência
Aline Nunes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)
La circulación del saber artístico en las prácticas escolares. Aportes para el diseño curricular
Selva Pérez Stábile (Universidad de la República, Uruguay)
Cartografias da desobediência: Cinema e Role-Playing Game na formação inicial de professores/as em artes visuais
Lucas de Bárbara Wendt (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)
Imágenes de desobediencia: mujeres en luto y lucha, Bogotá, D.C. Colombia
Lady Dayana González Cita (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
La creación audiovisual como experiencia desobediente en la escuela
Graciela Rosanna Acerbi Duarte (Universidad de la República, Uruguay)
Reimaginando a sala de aula: como as redes sociais transformam a visualidade da educação nos contextos online?
Sara Vasconcelos Cruz (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
O deserto verde em torno do território do povo Apyãwa
Itandehuy Castañeda Demesa (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
Imagens oxidadas
Carla Luzia de Abreu (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
Imigração e educação no contexto da pandemia de covid-19: um estudo de caso brasileiro e uruguaio
Lilian Ucker Perotto (Universidade Federal de Goiás, Brasil), Mônica Da Silva Ramos (Universidad de la República, Uruguay)
Sentir-se professor. Conceitos para pensar a docência na escola pública
Fabiana Paulino da Silva (Escola Municipal de Educação Infantil Angelino Pigatto, Brasil / Universidade de Barcelona, Espanha)
2016 e a luta pela educação: como as imagens das manifestações populares formam o olhar para os movimentos sociais?
Bianca Rezende Carolina (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
Fotografias ImPerfeitas: o olhar não-hegemônico da educação básica para a vida
Mariana Nunes dos Santos, Ana Valéria de Figueiredo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)
O Tarot como dispositivo pedagógico numa experiência de formação de professores de Artes Visuais
Benjamin Marins Costa (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)
EIXO D - ARTE Y PRÁCTICAS INTERPRETATIVAS
Zines: antes e depois da era digital no Brasil
Renato Silva Gonçalves (Universidad de la República, Uruguay)
Sentidos encontrados, afinidades inesperadas: Juan Fló y Jorge Gumier Maier contra el arte contemporáneo
Marcos Rostan Davyt (Universidad de la República, Uruguay)
EIXO E - ARTE Y POLÍTICAS DE REPRESENTACIÓN
Repressão e Resistência: Produção Artística e Ensino da Arte na Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985)
Guilherme Susin Sirtoli e Larissa Patron Chaves (Universidade Federal de Pelotas, Brasil)
Los Derechos de la Salud. La experiencia artística como corrimiento de la autoría bípeda, vertical y capacitista
Mariana Percovich (Universidad de la República, Uruguay)
Sob o Véu da Guerrilha
Mariana Capeletti Calaça (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
Juventude Negra e Politicas de Representação: Atravessamentos entre arte e educação
Igor Carvalho da Rosa (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)
Entre Arte e Identidade: Desafio e Perspectivas por uma Arteterapia Queer
Rai Leon Souza de Lima, Raissa Souza de Lima Barbosa Ribeiro (Universidade Federal de Pelotas, Brasil)
EIXO F - ESTUDIOS DE CULTURA VISUAL Y CONDICIONES DE CREACIÓN Y PRODUCCIÓN ARTÍSTICA CONTEMPORÁNEA
Posthumanismo y Procesos Creativos Contemporáneos. Acercamiento desde las Artes Visuales Contemporáneas
María Carolina Fontana Di Rende (Universidad de la República, Uruguay)
Las poéticas del andar vagando en el exilio. Reflexiones en torno a una práctica artı́ stica a la distancia
Ayara Hernandez Holz (Universidad de la República, Uruguay)
Mediación artística: transformar la experiencia del arte y las instituciones culturales
Valeria Cabrera Callaba (Universidad de la República, Uruguay)
Iceberg
Andrea Sellanes, Marcelo Patiño (Universidad de la República, Uruguay)
“Quarto de Despejo”: Análise por meio de narrativas visuais do Ensino de Jovens e Adultos na série “Segunda Chamada”
Eduarda Teixeira Streck, Diana Juciéli Ribeiro, Robson Thomas Ribeiro (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)
CiudadN: laboratorio de acción sobre la ciudad del futuro
Cecilia Basaldúa, Agustina Tierno (Universidad de la República, Uruguay)
Repensar el Taller de Diseño desde su territorio virtual
Beatriz Fernández Cordano (Universidad de la República, Uruguay)
Exploración analógica como dispositivo de experimentación
Natalia Acosta, Sofía Boibo, Julieta Chiesa, Federico Díaz, Florencia Gregorini, Lucía Grosso, Israel Guerrero, Arena Hernández, Lucía Martínez, Sabrina Méndez, Montserrat Oromí, Agustina Peralta (Universidad de la República, Uruguay)
EIXO G - NARRATIVAS VISUAIS - RESUMOS EXPANDIDOS
Club de Bochas
Federico Lagomarsino (Universidad de la República, Uruguay)
A charles vai pro Sur
Mariana dos Santos Velázquez, Marcos Sari (Universidad de la República, Uruguay)
Letargo. Trabajo resultante como entrega final del curso “En primera persona. Aproximaciones a los cines del yo” - Dictado por Noemí Garcia
Johanna Bresque (Universidad de la República, Uruguay)
Os arquivos como um andaime em colapso eminente
Benedito Ferreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)