2014
Apresentação
O VII Seminário teve como proposta a temática [Com]textos e procurou abordar entrelaçamentos de diferentes possibilidades de se fazer e pensar arte, arte educação, design, arquitetura e cultura visual. Esse entrelaçamento teve início no momento de sua proposição, com a discussão entre professores das 3 linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual: Imagem, Cultura e Produção de Sentido; Poéticas Visuais e Processos de Criação; Culturas da Imagem e Processos de Mediação. [Com]textos foi pensado como contextura, como conjunto de circunstâncias à volta de um acontecimento ou de uma situação, como lugar de interações e de aproximações de assuntos. Ao abordarmos situações de interação, de certo modo, colocamos em pauta de discussão alguns pontos de contato, questões que integram, de diferentes maneiras, nossas inquietações e se apresentam inseridas em determinadas realidades, estando relacionadas a inquietações que movem nossas pesquisas. Neste ano, Francesca Gargallo ( Universidad Nacional Autónoma de México) fez a abertura do evento com a conferência “Historia, estética y resistência. Cultura y arte de cara al terror de estado.” Convidamos também coletivos de arte de diferentes regiões brasileiras para participar de nossas mesas redondas: Coletivo PI (São Paulo), GIA (Salvador), Poro (Belo Horizonte) e Grupo Empreza (Goiânia), que discutiram modos de fazer e pensar a arte na contemporaneidade, assim como maneiras de interagir com o mundo, relacionar-se com a cidade e seus diversos contextos, o social, a política, a educação, a cultura, entre tantos outros. Tivemos, nas sessões de debates de trabalhos, os participantes do Comitê Científico: Alexandre Santos (UFRGS), Ana Claudia Mei (PUC/SP), Claudia França (UFU), Erinaldo Alves Nascimento (UFPB), Fernando Miranda (Universidad de La República, Uruguai), Karina Dias (UnB), Marilda de Oliveira (UFSM), Paulo Bernardino (Universidade de Aveiro, Portugal), Ricardo Campos (Universidade Aberta, Lisboa, Portugal), Yara Rondon Guasque Araújo (UDESC). A coletividade e o compartilhamento estiveram presentes na intervenção colaborativa “Colcha de Palavras”, proposta por alunos do Programa em Arte e Cultura Visual e da professora/artista Lilian Amaral que, de certo modo, durante o evento,costurou afetividades. Aconteceram, na programação cultural, 2 mostras artísticas. Na Galeria da FAV, Sintomas Estéticos do Plural, coletiva de professores/artistas da FAV. Selma Parreira e Rubens Pilegi assinaram a curadoria, também participando com trabalhos, ao lado de Anahy Jorge, Edgar Franco, Elani Paludo, Eliane Chaud, Glayson Arcanjo, Juliano Moares, Manoela Afonso, Odinaldo Silva, Rosa Berardo, Samuel de Jesus, Zé Cèsar. No EXPOLAB/FAV, foi exibida a exposição Gravuras Viajantes,do Grupo de pesquisa Poéticas Visuais, coordenado pelo Prof. José Cesar Teatini Clímaco, e composto por Célia Gondo, Filomena Gouvêa, Helder Amorim, Luciene Alves, Christiane Frauzino, Lavínia Seabra, Vinícius Yano, Keila Alves, Eduardo Ávila, Fabiana Queiroga,Veronica del Pilar e Adriana Mendonça. Além das mostras, foram apresentadas duas performances: Posthuman Tantra: Sex Bot Mantra, performance transmídia de Edgar Franco e do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG), e Perfume para Argamassa, com Kleber Damaso (EMAC- UFG) e Viviane Domingues, com participação do Grupo de percussão da UFG – Impact(o). Recebemos mais de 200 participantes,entre pesquisadores, professores, acadêmicos de pós-graduação e graduação de várias regiões do Brasil e de países da América Latina, além de contribuições de “contexturas” desenvolvidas nas diversas áreas e interações de pesquisas acadêmicas, que fomentaram os debates durante o evento: 70 artigos e 26 narrativas visuais , os quais compõem os anais desse evento. Eliane Maria Chaud Coordenadores do VII SNACV
|
Adriana Mara Vaz de Oliveira (FAV/UFG)
|
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
HISTORIA, ESTÉTICA Y RESISTENCIA
CULTURA Y ARTE DE CARA AL TERROR DE ESTADO
Francesca Gargallo Celentani (UNAM – Universidade Autônoma do México)
NARRATIVAS VISUAIS – Resumos expandidos
AUTORRETRATOS DE N I N G U É M
Lucas Roger Souza Alves (UnB)
Ruth Moreira De Sousa Regiani (UnB)
CAIXA DE SAPATOS PARA PÉS DESCALÇOS
Christiane Cavalcante Frauzino (FAV/UFG)
CAMINHANDO
Cleber Cardoso Xavier (UnB)
Anelise Vieira dos Santos Witt (UnB)
André Luis César Ramos (UnB)
CONVERGÊNCIA
Gazy Andraus (FIG-UNIMESP)
DAS JORNADAS (JUNHO/2013 em ABRIL/2014) * e RASTROS #SP (2013/2014)**
Grupo de Pesquisa Identidade e Território: Eber Pires Marzulo; Agatha Muller Carvalho; Marcelo
Heck; Ecléa Moraes; Taiana Pietriz; Pedro Vargas; André Ripoll; Gustavo Monteiro Tessler.
R.U.A.: Realidade urbana Aumentada | Lilian Amaral
…AVOA! Núcleo Artístico (Luciana Bortoletto e Gil Grossi)
Colaboradores: Clara Farret
DESENHO.MODO.ÁGUAS
Ana Adelaide Lyra Porto Balthar (UERJ)
E SE AGENTE NUNCA SE ENTREGAR?
Letícia Rodrigues (UNICAMP)
EIXÃO
Lilian Amaral
Alexandre Guimarães
Aurisberg Matutino
Camila Alves Moreira
Christiane Cavalcante Frauzino
Don Gomes Alves
Joardo Filho
Keila Alves
Marcelo Costa
Maria Antonia Rivera Jurado
Maria Gouvea
Mônica Mitchell
Quéfren Crillanovick
Simone Simões
Tamiris Vaz
(PPGACV/FAV/UFG)
ELECTRIC GUITAR: A LIBERTAÇÃO DOS ESTRANHOS
Rafael Mendonça Lisita Pinto (PPGACV-FAV/UFG)
[ENTRE] MUNDOS: UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS TRANSMÍDIA
Veramar Gomes Martins (PPGACV-FAV/UFG)
(E)TERNURA: HISTÓRIA EM QUADRINHOS POÉTICO-FILOSÓFICA CRIADA EM PARCERIA COM UM ROBÔ
Edgar Franco (FAV/UFG)
EX-CULTURA
Rubens Pileggi Sá (FAV/UFG)
EXTENDIT MANUS
Fábio Purper Machado (PPGACV-FAV/UFG)
Rosa Berardo (FAV-UFG)
FEIRA LIVRE: PATRIMÔNIO EVISUALIDADES
Andréa Karla da Cunha (FAV/UFG)
IDIEGO
Odailso Berté (UFSM, PPGACV-FAV/UFG)
LIVRO TEMPO: A CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO OBJETO
Alexandre Gomes Vilas Boas (Universidade de Guarulhos, UNESP)
LUGAR PERDIDO
Denise Bogéa Soares (PPGAV/FAV/UFG)
MADAM NEKA
Adriano Bittar (UnB )
Carolina Wiederhecker Antunes
Erica Bianco Bearlz
Nilo Martins
(PPG/EMAC/UFG)
MÓVEL ONDULAR
Maria Lucia Vignoli Rodrigues de Moraes (UERJ)
NÓS SOMOS TODOS
Alice Fátima Martins (FAV/UFG)
Cleomar Rocha (FAV/UFG)
Julia Mariano (PPGACV/FAV/UFG)
NOTICIÁRIO: UMA NARRATIVA VISUAL COM IMAGENS DE SEGUNDA GERAÇÃO
M arcelo Henrique da Costa (UEG)
O MENINO URU-EU-WAU-WAU E A SEMENTE
Adriana Mendonça (PPGACV/FAV/UFG)
PROCESSOS CRIATIVOS DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O ENSINO SOBRE TUBERCULOSE
Danielle Barros Silva Fortuna (IOC-FIOCRUZ)
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NAS SALINAS DE ARARUAMA/RJ: AS PAISAGENS DE SAL
Sergio Augusto de Oliveira (IA-UNESP)
SOM DAS ÁGUAS
Matheus Moura (PPGACV-FAV/UFG)
TRANSLÚCIDO
Veronica Noriega Mestranda (PPGACV-FAV/UFG)
Paul Cezanne Souza Cardoso de Moraes (PPGACV-FAV/UFG)
EIXO 1: IMAGEM, CULTURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO
A (DES)CONSTRUÇÃO DO REAL: A CIDADE E A ARTE
Marilane Abreu (PPG em Artes da UERJ)
A EXPRESSÃO DA ALTERIDADE: VER O INVISÍVEL NAS CIDADES
Fábio Lima (FAV/UFG – UnB)
A FLÂNERIE VIRTUAL E OS NOVOS CAMINHOS PARA A ARTE NA CIDADE
Elaine Cristina Azevedo da Trindade (PPG Comunicação e cultura/ UFRJ)
A IMAGEM SAUDADE. ICONOGRAFIA FOTOGRÁFICA CONTEMPORÂNEA DE UM SENTIMENTO AMBIGUO
Samuel José Gilbert de Jesus (FAV/UFG)
APARELHO E FANTASMAGORIA EM BLOW-UP(1966)
Marcelo Ribeiro (PPGACV FAV/UFG)
ARTE, MODA, LITERATURA E CINEMA – SABERES COMPARTILHADOS
Adair Marques (PPGACV FAV/UFG)
Flávio Pereira (UFT)
AS CORPORALIDADES DAS SISTERS NA PLAYBOY: ALGUMAS LINEARIDADES, ALGUNS DESLOCAMENTOS
Katianne de Sousa (PPG UFG)
AUTÔMATOS: A MECÂNICA COMO IMITAÇÃO DA VIDA
Angélica Beatriz Castro (UFMG)
A VISUALIDADE DO ESPAÇO URBANO – UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ARTE
Cristiane Herres Terraza (IF Brasília)
“BRASIL NATIVO/ BRASIL ALIENÍGENA” A PERFORMANCE FOTOGRÁFICA DE ANNA BELLA GEIGER
Armando Coelho (PPGACV FAV/UFG)
CONSTRUÇÃO VISUAL DOS AVATARES E A RELAÇÃO SOCIAL NA CULTURA DOS JOGOS DIGITAIS
Jordão França (PPGACV FAV/UFG)
Veramar Gomes Martins (PPGACV FAV/UFG)
DIVAGAÇÕES FLUSSERIANAS: MEU BEM, EU TAMBÉM AINDA NÃO ENTENDI NADA
Aline Hardman (PPGACV FAV/UFG)
HUMORES E IRONIAS DE UMA DIVA EM DEPRESSÃO: A SENSIBILIDADE PÓS- FEMINISTA E A CONSTITUIÇÃO DO CAPITAL ELETRÔNICO
Wladimir Silva Machado (ECO-UFRJ)
Bárbara Lyra Chaves (PPG FAV/UFG)
INSTÂNCIAS DE LEGITIMAÇÃO DA ARTE
Aguinaldo C.C.A.Coelho (FAV/UFG)
Míriam da Costa Manso Moreira de Mendonça (FAV/UFG)
MUSEU, CIDADE, IDENTIDADE(S): DESAFIOS METODOLÓGICOS
Dino Giovanni Gozzer Carbonel (Universidade Federal de Uberlândia)
NARRATIVAS SOBRE O FIM DA ARTE E SEU ECO NA OBRA DE JAC LEIRNER
Pedro Ernesto Freitas (PPG em Artes da UnB)
PAISAGENS EM PROCESSO
Isabela Paiva Gomes Ferrante (FAU-USP)
Pedro Henrique Máximo (UEG / PUC-GO)
PANÓPTICOS DA SUBJETIVIDADE: MODA E COTIDIANO NA WEB
Lorena Abdala (PPGACV FAV/UFG)
PINA BAUSCH E SUAS RESSIGNIFICAÇÕES A PARTIR DA DANÇA-TEATRO
Pedro Simon Gonçalves Araújo (PPGACV FAV/UFG)
POLAROIDES (IN)VISÍVEIS E GIGANTO: DAS RUAS AOS ESPAÇOS DA EXPOSIÇÃO GERAÇÃO 00
Ana Rita Vidica (FIC/UFG)
REAPRESENTAÇÃO, LUGAR E AUTENTICIDADE NA OBRA DE ARTE: ENTRE PETER GREENAWAY E PAOLO VERONESE
Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (Universidade de Brasília)
REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE MULHERES NEGRAS
Júlio César dos Santos (PPGACV FAV/UFG)
Rosa Maria Berardo (FAV/UFG)
TRAMAS NA CIDADE: ARQUITETURA E PERFORMANCE
Adriana Vaz (FAV/UFG)
EIXO 2: POÉTICAS VISUAIS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO
A COCRIAÇÃO DIGITAL PARA O DESIGN DE SUPERFÍCIE
Lavínnia Seabra (FAV/UFG)
A IMAGEM DO NORDESTE INVENTADA PELA ARTE MODERNA E PELO CINEMA NOVO: DISCURSO, REDUÇÃO E VIOLÊNCIA
Nycolas Albuquerque (Universidade Federal do Amapá)
CORRESIDÊNCIAS: POR UMA ABORDAGEM FABULATÓRIA DOS PROCESSOS CRIATIVOS
Carolina Ferreira Fonseca (FAV/UFG)
Pedro Britto (FAV/UFG)
ENTRE LINHAS: PALAVRAS, IMAGENS E CORPOS
Kenner Prado (UFU)
ENTRE O VEROSSÍMIL E O INEFÁVEL: PESQUISA COMO POÉTICA
Luisa Günther (VIS|IdA|UnB)
HÉLIO OITICICA: QUASI-CINEMA NÃONARRAÇÃO
Beatriz Morgado de Queiroz (PPGCOM ECO UFRJ)
IMAGENS DE ARTE COMO IMAGENS DE RESISTÊNCIA
Rubens Pileggi Sá (FAV/UFG)
INNOVACIÓN SOCIAL Y COLECTIVOS CREATIVOS EN MEDELLÍN
Daniela María García Cano (UFMT)
Dolores Galindo (UFMT)
O CINEMA LITERÁRIO BRASILEIRO: ABRIL DESPEDAÇADO, UMA TRADUÇÃO COLETIVA
Augusto Rodrigues da Silva Junior (TEL/UnB)
Lemuel da Cruz Gandara (TEL/UnB)
O CONTEMPORÂNEO, SUAS TÉCNICAS E RELAÇÕES: DA INTENÇÃO DO ARTISTA À PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR
Fernanda de Oliveira Gomes (UFRJ)
OLHAR A FENESTRA: DO JULGADO AO VIVIDO
Douglas de Paula (Universidade Federal de Uberlândia)
OS BONECOS QUE GANHAM VIDA
Flávio Gomes de Oliveira (PPGACV – FAV/UFG)
PAISAGENS ÍNTIMAS: INVESTIGAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FOTOGRAFIA E CORPO
Odinaldo Costa (FAV/UFG)
POESIA INTERSEMIÓTICA E O SUJEITO DA LOUCURA EM BICHO DE SETE CABEÇAS: REFLEXÃO SOBRE ESFACELAMENTOS (IM)POSSÍVEIS NA CONTEMPORANEIDADE
Maura Cristina de Carvalho (TEL/UnB)
POÉTICAS QUE COMPARTILHAM O MESMO LUGAR: O ATELIÊ DE GRAVURA COMO PONTO DE ENCONTRO
Célia Mari Gondo
Eduardo Araújo de Ávila
Helder Amorim Silva Borges de Deus
Luciene Alves de Lacerda
(PPGACV – FAV/UFG)
RADIOFONIA, DESCARTOGRAFIA E OUTRAS PRÁTICASCOLETIVAS EM CACHOEIRA
Marcelo Wasem (Instituto de Artes/UERJ)
Mariana Novaes (PPG em Artes/UERJ)
RELATO DE PESQUISA: INVESTIGAÇÃO TEÓRICA E PRODUÇÃO POÉTICA DE QUADRINHOS AUTORAIS
Matheus Moura Silva (PPGACV-FAV/UFG)
REDE DE INTERAÇÕES: OS PROCESSOS CRIATIVOS NA GASTRONOMIA
Tatiana Lunardelli (PUC-SP)
RESSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM DOCUMENTAL: NARRATIVAS HÍBRIDAS E MÍDIAS DIGITAIS
Hugo Cardoso Brandão Peixoto (PPGACV – FAV/UFG)
TRANSCINEMA: PANORAMA E CATEGORIZAÇÃO DOS FILMES INTERATIVOS
Guilherme Mendonça de Souza (PPGACV – FAV/UFG)
VIVÊNCIAS OU PERFORMANCES: CONCEITOS DE ARTE, VIDA E BIOLOGIA NO PROCESSO ARTÍSTICO
Anahy Mendonça Jorge (FAV/UFG)
EIXO 3: CULTURAS DA IMAGEM E PROCESSOS DE MEDIAÇÃO
A ARTE CONTEMPORÂNEA E A CULTURA VISUAL NA SALA DE AULA
Ana Beatriz Campos Vaz (UFPEL)
A COMUNICAÇÃO COMO ARMA DE GUERRA: A CONVOCAÇÃO DO ESFORÇO FEMININO NA PROPAGANDA DA PRIMEIRA GUERRA
Lívia de Pádua Nóbrega (Faculdade Araguaia PPG/UFG)
A FORMAÇÃO DO ARTISTA-EDUCADOR, APROXIMADAMENTE
Cayo Honorato (UnB)
A PRODUÇÃO ARTÍSTICA COLABORATIVA COMO REFERÊNCIA PARA MATERIAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Wagner Bandeira (FAV/UFG)
AÇÃO PERFORMATIVA E EDUCAÇÃO – DIALOGANDO COM LUCIA SANDER E MARCELO EVELIN
Arão Paranaguá de Santana (UFMA)
ACONTECIMENTO DE UMA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVA E [COM]TEXTO
Luiz Carlos Pinheiro Ferreira (UnB PPGACV/FAV/UFG)
ALFABETIZAÇÃO VISUAL: CONCEITO, EQUÍVOCOS E NECESSIDADE
Sidney Campanhole (PUC/SP)
ALIMENTANDO MEMÓRIAS: MOMENTOS DO PASSADO PELOS OLHOS DE QUEM O VIU
Gabriela Silva Domiciano (PPGACV/FAV/UFG)
APRENDENDO ATEMPERAR – INTERAÇÕES E NEGOCIAÇÕES PENSADAS APARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE COZINHAS
Juzelia de Moraes Silveira (PPGACV/FAV/UFG)
CONVERSAS NO ESPAÇO ESCOLAR: FALAS ATRAVESSADAS E FALAS ENTRELAÇADAS
Aissi Kárita da Silva (PPGACV/FAV/UFG)
CULTURA JUVENIL NA ESCOLA E OS MODOS VER E SER VISTO NAS IMAGENS DE CELULARES
Clícia Tatiana Alberto Coelho (PPG/UFPB/UFPE)
Erinaldo Alves do Nascimento (UFPB)
DA FOLHA À FORMA: O PAPEL DA DOBRADURA NO ENSINO DE DESIGN E ARQUITETURA
Laila Loddi (FAV/UFG)
DESLOCAMENTOS TERRITORIAIS: MAPEANDO UM PROCESSO INVESTIGATIVO
Aline Nunes da Rosa (PPGACV/FAV/UFG)
EDUCAÇÃO EM MUSEUS DEARTE; ENTREPERFORMANCE E IMPROVISO – A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE MUSEUS DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Antonia Camila Alves Moreira (PPGACV/FAV/UFG)
ENCONTROS NA DISTÂNCIA – ENTRE OLHARES PARA A GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS
Leda Maria de Barros Guimarães (FAV/UFG)
Nayara Joyse Silva Monteles (PPGACV/FAV/UFG)
ESPACIOS EXPOSITIVOS Y PROCESOS DEMEDIACIÓN PENSAR LO ARTÍSTICO DESDELOS PÚBLICOS
Gonzalo Vicci Gianotti (UDELAR)
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA EM COMUNIDADE TRADICIONAL: QUILOMBO CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS
Denilson Pereira Rosa (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto)
JOVENS E COMUNIDADES ONLINE: APRENDIZAGEM INFORMAL E PRODUÇÃO DE CULTURA VISUAL
Joice Suellen Aguiar Atique (PPG/Mackenzie)
Miriam Dias Martins (Mackenzie)
MEDIAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: JOGOS PARA CONHECER A ALDEIA DE CARAPICUÍBA
Ana Carolina Moliterno (PPG/Mackenzie)
MOVIMENTOS DE ESPERA: DE UMA AÇÃO ARTÍSTICA A APRENDIZAGENS COM CÃES
Tamiris Vaz (PPGACV/FAV/UFG)
Marilda Oliveira de Oliveira (UFSM)
NARRATIVAS VERBAIS E VISUAIS: PROPOSIÇOES EM MEDIAÇÃO CULTURAL
Mirian Celeste Martins (Mackenzie)
Elaine de Oliveira Carvalho Moral Queiroz (PPG/Mackenzie)
Lúcia Pantaleoni (PPG/Mackenzie)
Mariana Peramezza Del Fiol (PPG/Mackenzie)
Miriam Minga (PPG/Mackenzie)
Olga Egas (PPG/Mackenzie)
Vanessa Florentino (PPG/Mackenzie)
NEGOCIAÇÕES DA DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
Alexandre José Guimarães (IF – Goiás)
O DESIGN DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM MUSEUS: O CASO DO WEBSITE “ERA VIRTUAL”
Pablo Fabião Lisboa (UFG)
O DIGITAL COMO ARQUÉTIPO DO REAL: HOMOFOBIA E SEXISMO 2.0
Carla Luzia de Abreu (Universidad de Barcelona)
O DITO PELO NÃO-DITO: MEDIAÇÃO EDUCATIVA NO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE NITERÓI
Caroline Alciones de Oliveira Leite (UFF)
PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS QUE EDUCAM SOBRE OUTRAS MASCULINIDADES
Juan Sebastián Ospina Álvarez (PPGAV/FAV/UFG )
Alice Fátima Martins (FAV/UFG)
REENCONTROS NA REDE: COM DIVERSAS PESSOAS E COMIGO MESMA
Edith Hedwig Lotufo (PPGAV/FAV/UFG)
SENDO PROFESSORA E PESQUISADORA EM UM AMBIENTE HOMOFÓBICO
Luciana Borre Nunes (PPGAV/FAV/UFG)
Raimundo Martins (FAV/UFG)
SIGNOS: A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA SINALIZAÇÃO VIÁRIA DE CUIABÁ
Neemias Souza Alves (PPG/UFMT )
José Serafim Bertoloto (UFMT)
SOBRE MAPAS E CADERNO DE PESQUISA:MODOS DE INVESTIGAR A DOCÊNCIA-ARTÍSTICA
Marcelo Forte (Universidade de Coimbra)
UM AVÔ NA ACADEMIA. UM ACONTECIMENTO E UMPESQUISADOR REFLEXIVO SOBRESUAS ESCOLHAS AUTOETNOGRÁFICAS
Wolney Fernandes de Oliveira (PPGAV/FAV/UFG)
VERMELHO E O NEGRO: A PRODUÇÃO DE ARTEFATOS ENTRE OS TAPIRAPÉ
Vandimar Marques Damas (PPGAV/FAV/UFG)
VISÃO SUBJETIVA E CULTURA VISUAL GAMIFICADA NO CURTA-METRAGEM SIGHT
Pablo Sérvio (PPGAV/FAV/UFG )
Jordana Falcão (PPGAV/FAV/UFG)
VISIBILIDADES E VISUALIDADES DA MULHER NA FOLIA DE REIS EM RIBEIRÃO DE AREIA-MG
Elmira Vicente Inácio (PPGAV/FAV/UFG)
VISUALIDADES CLANDESTINAS E MICROPOLÍTICAS: CONFLITOS OCULTOS NAS PAREDES DAS SALAS DE AULA
Paul Cezanne Souza Cardoso de Moraes (PPGAV/FAV/UFG)
VOGUE! STRIKE A POSE!SE POSICIONE! DANÇANDO (COM) AFETOS E IMAGENS
Odaílson Berte (UFSM PPGAV/FAV/UFG )
Raimundo Martins (FAV/UFG)