2013
Apresentação
Em 2013, o programa de pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais (FAV | UFG) comemora 10 anos. Autorizado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em 2003 como programa de pós-graduação em Cultura Visual, ele muda de nome em 2010, com a aprovação de seu programa de doutorado, cuja primeira turma ingressa no ano seguinte. Durante essa década, o programa de pós-graduação, pioneiro na institucionalização do campo dos estudos de cultura visual no país, tem realizado anualmente o seu já tradicional seminário de pesquisa, que a partir de 2008 tornou- se nacional. O seminário organiza-se em torno da área de concentração do programa ― Arte, Cultura e Visualidades ― e procura reunir a cada edição pesquisadores brasileiros e estrangeiros com o objetivo principal de difundir e estimular a investigação e o debate no ― e do ― campo dos estudos de cultura visual. Realizado de 10 a 12 de junho, o seminário de 2013 propôs o desafio de pensar o conceito de “trans” (que vai além, que atravessa) não apenas como tema, mas também como ponto de partida para nossas investigações, propiciando a criação de integrações possíveis entre a arte, a história, a ciência, o cinema, a teoria, a prática, o ativismo. Como podem os processos culturais e políticos inseridos no conceito de “trans”, em transmediação, transepistemologia, transculturalidade, transdisciplinaridade, transsexualidade, marcarem não apenas cruzamentos de hibridização, mas também promoverem mudanças estruturais? Em torno desse tema, selecionamos 145 contribuições de autores provenientes de instituições de diferentes regiões do país e da América do Sul, cujos trabalhos foram organizados tematicamente em sessões de comunicação e narrativas visuais, distribuídas pelos três dias do evento. Os artigos apresentados estão publicados nesses anais integralmente, assim como os resumos expandidos correspondentes às narrativas visuais exibidas. Boa leitura! Rosana Horio Monteiro
|
Adriana Mara Vaz de Oliveira (FAV/UFG)
|
Conferências – resumos
PENSAR LA PEDAGOGÍA DE LA DIRECCIONALIDAD A TRAVÉS DE LA IMAGEN-TIEMPO. UN PROYECTO FILOSÓFICO, CURATORIAL Y PEDAGÓGICO A PARTIR DE LA COLECCIÓN ARTIUM
Laura Trafí-Prats (University of Wisconsin-Milwaukee, USA)
TERAPÊUTICAS ANTROPOFÁGICAS: ZONAS HÍBRIDAS DE INTERFACES DA ARTE CONTEMPORÂNEA. QUESTÃO PRELIMINAR – MÚLTIPLAS VOZES: DILEMAS ÉTICO-ESTÉTICOS DA ARTE CONTEMPORÂNEA
Luiz Guilherme Vergara (UFF)
RECONFIGURAÇÕES DA IMAGEM
Antonio Fatorelli (UFRJ)
CONSERVAZIONE E VALORIZZAZIONE DEL PATRIMONIO DELLA MODA. IL RUOLO DELLA POST STORIA SOCIALE NEL MADE IN ITALY E NEL SISTEMA MODA ITALIA
Daniela Calanca (Universidade de Bolonha, Itália)
LAS RELACIONES PELIGROSAS
Jorge La Ferla (Universidade de Buenos Aires, Universidade del Cine)
NARRATIVAS VISUAIS – Resumos expandidos
LEMBRAR PARA ESQUECER
Glayson Arcanjo de Sampaio (UFG – FAV)
SERRARIAS
Ana Reis Nascimento (Licenciatura em Dança – UFG)
Carolina Ferreira da Fonseca (Arquitetura e Urbanismo – UFBA)
PAISAGENS AÉREAS
Gilson Goulart Carrijo (Pesquisador UFU)
“MENORES”: UM TRÍPTICO DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA / UBERLÂNDIA-MG, 2013
Paulo Soares Augusto (UFU)
…FEITO POEIRA AO VENTO…
Dirceu da Costa Maués (Universidade de Brasília)
3X4
Camila de Sousa (PPG em Arte e Cultura Visual/UFG)
LOVE GUN – ENTRE O EU E O OUTRO
Rafael Mendonça Lisita Pinto (PPGACV-FAV/UFG)
Thaís Oliveira (PPGACV-FAV/UFG)
Murilo Gabriel Berardo Bueno (PUC-GO)
AMOR RAREFEITO
Andre Araujo de Menezes (CEFET-MG)
ESPECTROGRAFIAS
Joardo Magalhães Barbosa Filho (PPG em Arte e Cultura Visual FAV/UFG)
ATRAVES(SANDO) OS OLHOS
Mário Mendes Cavalcante (PUC Goiás)
Romina Alves (Universidade de Buenos Aires)
MERCADO: TRADIÇÃO E DIVERSIDADE
Elizabete Figueiredo Palma (PPG – Minter – UFG/Unimontes)
Nilza Eliane Afonso de Souza Quintiliano (PPG – Minter – UFG/Unimontes)
O SERTÃO É DENTRO DA GENTE
Juçara de Souza Nassau (PPGACV/FAV/UFG)
Roberta Letícia Pereira Marques (PPGACV/FAV/UFG)
COLECIONADORAS DE OLHARES
Eny Arruda Barbosa (MINTER UFG/UNIMONTES)
Fátima Raquel Ferreira Costa (MINTER UFG/UNIMONTES)
DUO DE UM: UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS TRANSHUMANA
Edgar Silveira Franco (PPGACV – FAV/UFG)
“ILUSÃO?”: UMA NARRATIVA VISUAL DESDE UMA PERSPECTIVA TRANSPESSOAL
Elydio dos Santos Neto (Universidade Federal da Paraíba-UFPB)
O INEXPUGNÁVEL
Gazy Andraus (FIG-UNIMESP)
NARRATIVA EXPANSÃO URBANA
José César Teatini de Souza Clímaco (UFG/Faculdade de Artes Visuais)
O AGORA É PASSADO…
Alana Borges Neves Oliveira (PPGACV/FAV/UFG)
Eduardo Araújo de Ávila (PPGACV/FAV/UFG)
IMAGEM – PRODUÇÕES SIMBÓLICAS TECNOLÓGICAS
Dilma Marques Silveira Klem (MINTER UFG/UNIMONTES)
Hélio Renato Silva Brantes (MINTER UFG/UNIMONTES)
EIXO 1: HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA DA ARTE E DA IMAGEM
O RISO DO ARTISTA: O HUMOR E SUAS SUBCATEGORIAS EM ESTUDOS DE CASO DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
Mariana Merino de Freitas Xavier (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP)
REFLEXÕES SOBRE A SÉRIE “MENINAS DE MINAS” DE WALMIR ALEXANDRE
Eny Arruda Barbosa (Minter-UFG/UNIMONTES)
A FOTOMONTAGEM SURREALISTA NO BRASIL: UM ENSAIO SOBRE A OBRA DE ATHOS BULCÃO
Maria Cláudia Reis Silva (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
LINHAS DE FORÇA
Bruno Gomes de Almeida (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ)
ONDE ESTÁ A ARTE EM LOUISE LAWLER?
Gabriel Couto Sampaio (Universidade de Brasília – UnB)
Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (Universidade de Brasília – UnB)
TEATRALIDADE, IMAGINAÇÃO E GEOPOÉTICA EM ANA MARIA PACHECO
Rosilandes Cândida Martins (Universidade Federal de Goiás – UFG)
MUSEU DE ARTE DO RIO E MUSEU DO AMANHÃ: DUAS FERRAMENTAS À PARADIPLOMACIA CULTURAL DO RIO DE JANEIRO
Leonardo Mèrcher (Universidade Federal do Paraná – UFPR)
O MUSEU COMO INSTALAÇÃO: ENTRE A FICÇÃO E A TRDADUÇÃO
Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (Universidade de Brasília – UNB)
“STUDIUM AMPLIADO”: NOTAS SOBRE O ESPAÇO EXPOSITIVO DA GALERIA LYGIA PAPE / INHOTIM
Michelle Farias Sommer (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)
TRANSITORIEDADES: UMA COLEÇÃO, DIVERSOS MUSEUS
Rachel Vallego Rodrigues (Universidade de Brasília – UNB)
CASA GRANDE GALERIA DE ARTE: A ENGRENAGEM DE UM MERCADO DE ARTE EMERGENTE
Armando de Aguiar Guedes Coelho (Faculdade de Artes Visuais – UFG)
REALIZAÇÃO DE SALÕES DE ARTE NA DÉCADA DE 1970
Aguinaldo Caiado de Castro Aquino Coelho
Míriam Costa Manso M. Mendonça (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
UNIFORME E CULTURA VISUAL: CÓDIGOS VISUAIS DO ESCOLAR
Teresinha Maria de Castro Vilela
Victor Junger (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ)
PASSAGENS SOBRE OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E INFLUENCIAS DOS FIGURINOS DE ALCEU PENNA (1930-1970)
Gabriela Ordones Penna (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
FLÁVIO IMPÉRIO E A CULTURA POPULAR RELIGIOSA (1968-1973)
Marcelina Gorni (Faculdade de Artes Visuais FAV/UFG)
A INVASÃO DO FAST FASHION AO RED CARPET DO OSCAR 2013
Carlise Nascimento Borges (Faculdade Cambury)
IMAGEM COMO ESPAÇO SOCIAL: O COTIDIANO EM BLOGS DE MODA
Lorena Abdala (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
“NENHUM LUGAR/LUGARES TODOS” – PAISAGENS BIOGRÁFICAS COMO EPISTEMOLOGIA TRANSCULTURAL
Marcos Antônio Bessa-Oliveira (Instituto de Artes – IAR/UNICAMP)
O ALTAR MONUMENTO DO PRIMEIRO CONGRESSO EUCARÍSTICO DE GOIÂNIA – 1948
Patricia Bueno Godoy (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
XILOGRAVURA DO AUTO DE INÊS PEREIRA (1523), DE GIL VICENTE
Denise Rocha (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP)
ASPECTOS SOCIAIS DOS OBJETOS COPIADOS DO MERCADO INFORMAL DE FORTALEZA: AS FEIRAS LIVRES DAS PROXIMIDADES DA IGREJA DA SÉ
Humberto Pinheiro Lopes
Cynthia de Holanda Sousa Matos (Faculdade Católica do Ceará – FCC)
A IMAGEM DE BELÉM E DO VER-O-PESO: SEGUINDO OS PASSOS DA MODERNIDADE
Ubiraélcio da silva Malheiros (Universidade Federal do Pará – UFPA)
JÓQUEI CLUBE DE GOIÁS: UM OLHAR SOBRE UMA CIDADE EM DESENVOLVIMENTO
Eline Maria Moura Pereira Caixeta
Raiane da Silva Dias (Universidade Federal de Goiás – FAV/UFG)
FOTOGRAFIA POPULAR: PROPOSTAS PARA A DEFINIÇÃO DE UM CONCEITO
Déborah Rodrigues Borges (Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
A FOTOGRAFIA COMO EXPRESSÃO DE SI: UMA HISTÓRIA VISUAL DO POSSÍVEL
Thiago Fernando Sant’anna (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
A FOTOGRAFIA ENQUANTO ESTRATÉGIA ENUNCIATIVA
Lutiana Casaroli (Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia – FACOMB/UFG)
O CORPO NO LIMITE
Samuel José Gilbert de Jesus (ECA/USP)
A FOTOGRAFIA E O ANACRONISMO NAS IMAGENS CONTEMPORÂNEAS
Fernando do Nascimento Gonçalves (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
ENTRE ARQUIVOS E MUSEUS : O DESLOCAMENTO DE IMAGENS EM TRABALHOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Camila Monteiro Schenkel (PGAVI – UFRGS)
TRANSGRESSÃO NA ARQUITETURA POPULAR
Adriana Mara Vaz de Oliveira (Universidade Federal de Goiás)
Mathias Josep Monios (Bolsista PIBIC-UFG)
O ESPAÇO DE UM CORPO DANÇANTE
Nilo Martins de Santana (PPG Performances Culturais/UFG)
TRANSARQUITETURA: UMA EXPRESSÃO POÉTICA NO CIBERESPAÇO
Fábio Lima (FAV – UFG)
TRANSBORDAMENTOS DA ARTE CONTEMPORÂNEA PARA O MEIO URBANO
Sylvia Furegatti (DAP IA Unicamp)
FOTOGRAFIA E CIDADE: CORPOS QUE SE ENTRECRUZAM NAS INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS URBANAS
Ana Rita Vidica Fernandes (Faculdade de História – UFG)
TRÂNSITOS ESPACIAIS E TEMPORAIS NO IMAGINÁRIO URBANO DE UBERLÂNDIA
Dino Giovanni Gozzer Carbonel (Universidade Federal de Uberlândia)
CONTRATELEVISÃO: AS CONVERGÊNCIAS E AS DIVERGÊNCIAS ENTRE ARTE E MÍDIA NA DÉCADA DE 1970
Hertha Tatiely Silva (Mestranda PPG-Comunicação UFG)
Goiamérico Felício Carneiro dos Santos (Prof. Dr. PPG- Comunicação UFG)
O TROTE: JOGOS DE INFILTRAÇÃO MEIO A PUBLICIDADE
Ana Emília da Costa Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
IMAGEM EM CIRCUITO
Leonilia Gabriela Bandeira de Souza (Universidade Federal de Pernambuco)
PALAVRAS SOBRE IMAGENS
Gilson Goulart Carrijo (Universidade Federal de Uberlândia – UFU)
IMAGEM, CINEMA E DIREITOS HUMANOS: COSMOPOLÍTICAS E COSMOPOÉTICAS EM STORIES ON HUMAN RIGHTS
Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
TÉCNICA E REVOLUÇÃO: REVISITANDO STACHKA, DE S. M. EIZENSHTEIN
Peterson Soares Pessoa (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
PERFORMATIVIDADE E CORPOREIDADE NAS REDES SOCIAIS: ESCREVENDO GÊNEROS E SEXUALIDADES NÃO-HEGEMÔNICAS NAS REDES SOCIAIS
Carla de Abreu (Facultad de Bellas Artes – Universidad de Barcelona)
O QUE O DESIGN PODE APRENDER EM UM CAMPO TRANS
Juan Sebastián Ospina Álvarez (Universidad de Caldas – Colômbia)
A IMAGEM DA MULHER NAS FOTOGRAFIAS PUBLICITÁRIAS DA MARCA DOLCE & GABBANA
Paula Roberta Fernandes Memoria (Universidade Federal do Ceará – UFCC)
DISPOSITIVOS AFETIVOS NA ARTE CONTEMPORANEA: CATHERINE GRENIER, ROZANA PALAZYAN E SHIRLEY PAES LEME
Talita Trizoli (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
EIXO 2: POÉTICAS VISUAIS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO
INVESTIGAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FOTOGRAFIA E CORPO
Odinaldo Costa (Faculdade de Artes Visuais – UFG)
CORPO MONSTRO: ESTRATÉGIAS DE DESEDUCAÇÃO DO CORPO FEMININO A PARTIR DE UMA POÉTICA VISUAL
Roberta Letícia Pereira Marques
Rosa Maria Berardo (Faculdade de Artes Visuais – UFG)
TRANS-PER(FORM-AÇÃO): AS POÉTICAS VISUAIS DE LADY GAGA E UMA NOVA POLÍTICA DE GÊNEROS
Rafael Mendonça Lisita Pinto (Faculdade de Artes Visuais – UFG)
QUANTO DE UMA PAISAGEM PODE ENTRAR EM UM OLHO
Ismael Agliardi Monticelli (Universidade Federal de Pelotas – UFPel)
PAISAGEM: A MEDIDA, A IMENSIDÃO
Karina Dias (Universidade de Brasília – UNB)
SABOR, OBESIDADE E SEDUÇÃO EM ELISA QUEIROZ
Júlia Almeida de Mello (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES)
MÁQUINAS DE IMAGENS: MECANISMOS DE INTERPRETAÇÃO OFERECIDOS À PERCEPÇÃO VISUAL
Angélica Beatriz Castro Guimarães (Escola de Belas Artes – UFMG)
BUSCA POR UMA METODOLOGIA DE PESQUISA EM POÉTICAS VISUAIS
Hélio Renato Silva Brantes (Mestrando em Cultura Visual – Minter UFG-Unimontes)
TRANSDUÇÕES POÉTICAS: APONTAMENTOS SOBRE INDIVIDUAÇÃO ENQUANTO PROCESSO CRIATIVO EM ARTE
Elias Maroso (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM)
TRAÇADOS TEÓRICOS PARA A COMPREENSÃO DO “FAZER COSTURA”. UMA POÉTICA COMPARTILHADA
Eliane Maria Chaud (Faculdade de Artes Visuais – UFG)
A CONDIÇÃO TRANS EM DESENHOS MALEÁVEIS: MEMÓRIA, JOGO E HIPERDESENHO
Miguel Luiz Ambrizzi (Universidade do Porto – Portugal)
O ÚLTIMO ESCULTOR: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO CRIATIVO DO ARTISTA JOSÉ CARLOS VILAR
Mariana de Araújo Reis Lima (Universidade Federal do Espírito Santo)
José Cirillo
A VIDA-LAZER SOBRE OS OMBROS DE EVERLYN
Vinicios Kabral Ribeiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ)
SOBREVIVÊNCIA: CONCEITOS E PROCESSOS ARTÍSTICOS DENTRO DE DUAS VÍDEOINSTALAÇÕES
Anahy Jorge (Faculdade de Artes Visuais – UFG)
ESPAÇOS SEMIÓTICOS DESLIZANTES
Marcus Alexandre Motta
Marcelo Lins de Magalhães (Instituto de Letras – Uerj)
POR UMA “POIÉTICA” NO ESPAÇO: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO AREAR
Alberto Ireneu Puppi (Universidade Federal do Paraná – UFPR)
IMAGEM, REALIDADE E FABULAÇÃO: A REINVENÇÃO DA MEMÓRIA NA VILA DE LAPINHA DA SERRA
Alexandre Romariz Sequeira (Universidade Federal do Pará – UFP)
CENTRAL DO BRASIL: ENQUADRAMENTO, MONTAGEM E NARRATIVA
Pedro Plaza Pinto (Universidade Federal de Paraná – UFPR)
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E MEMÓRIA DO LUGAR, DO GESTO E DO OBJETO EM HORAS DE VERÃO, DE OLIVIER ASSAYAS
Rita Márcia Magalhães Furtado (Faculdade de Educação – UFG)
VERMELHO COMO O CÉU: O USO E A CONTRIBUIÇÃO DO FOLEY NA FORMAÇÃO DE IMAGENS SONORAS
Thaís Rodrigues Oliveira
Orientadora: Rosa Maria Berardo (Faculdade de Artes Visuais – UFG)
MARCAS VISUAIS DO NORDESTE NO CINEMA CONTEMPORÂNEO
Raquel Holanda (Faculdade do Vale do Ipojuca – FAVIP)
A CÂMERA ANIMADA
Flávio Gomes de Oliveira
Iuri Araújo Cardoso
Rosa maria Berardo (Faculdade de Artes Visuais – UFG)
ILUSTRAÇÕES NA MÍDIA IMPRESSA CONTEMPORÂNEA: HIBRIDAÇÕES ESTÉTICAS E IMAGENS COMPLEXAS
Laan Mendes de Barros
Márcia Rodrigues da Costa (Universidade Metodista de São Paulo – UMESP)
ANÁLISE DOS PROCESSOS CRIATIVOS NA HQ LUPINA
Matheus Moura Silva
Edgar Franco (Faculdade de Artes Visuais – UFG)
UNIVERSOS FICCIONAIS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: A AURORA PÓS-HUMANA
Edgar Silveira Franco (Faculdade de Artes Visuais – UFG)
ARTE | LINGUAGEM | CONHECIMENTO: PROCESSOS CRIATIVOS COLABORATIVOS NAS REDES SOCIAIS DA INTERNET (RSIs)
Anésio Azevedo Costa Neto (Faculdade Triângulo Mineiro – FTM)
O VIRTUAL NA CONCEPÇÃO DE ANIMAÇÃO INTERATIVA COMO UM EFEITO DO CONTEXTO PÓS-MODERNO
Cláudio Aleixo Rocha (Faculdade de Artes Visuais – UFG)
PARALELAS QUE SE CRUZAM: CRIANDO UMA NARRATIVA HIPERMIDIÁTICA
Guilherme Mendonça de Souza (Faculdade de Artes Visuais – UFG)
LINGUAGEM GESTUAL DAS MÃOS: MASACCIO, VAN GOGH E RODIN
Nelyse Apparecida Melro Salzedas (UNESP/Bauru)
Rivaldo Alfredo Paccola (FAAG/Agudos-SP)
ANDRAJOS E MENDIGOS SINÔNIMOS DE VISUALIDADE
Ana Claudia Henriques de Araujo (Universidade de Brasília – UNB)
ENTRE O PICTORISMO E LOMOGRAFIA. O OLHO, A OBJETIVA E AS TENSÕES DE UM FAZER FOTOGRÁFICO
Grécia Falcão (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ)
DOCUMENTO-ENTRE: FOTOGRAFIA, SENSIBILIDADE E FORMAS DE CINEMA NA OBRA DE ALESSANDRA SANGUINETTI
Laila Melchior Pimentel Francisco (Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – ECO/RJ)
EIXO 3: CULTURAS DA IMAGEM E PROCESSOS DE MEDIAÇÃO
O DIÁRIO VISUAL: [AUTO] REFLEXÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL
Lara Lima Satler (Faculdade de Artes Visuais – UFG)
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA ADOLESCENTE DE ALTA CAPACIDADE ARTÍSTICA NA ESCOLA E CULTURA VISUAL
Wanderley Alves dos Santos (Universidade Federal de Goiás – CEPAE/UFG)
ESPAÇO DE PERFORMAÇÃO: INVESTIGAÇÃO NA/SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
Valéria Fabiane Braga Ferreira Cabral (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL: PARA PENSAR COM CRIANÇAS A INVASÃO DOS GAMES
Jordana Falcão Tavares
Orientador: Raimundo Martins (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
CURRÍCULO E CULTURA VISUAL: NEGOCIAÇÕES EM SALA DE AULA
Anderson Ferrari (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF)
PEDOFILIA, MENINAS, MULHERES E PUBLICIDADE: PROVOCAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL
Pablo Petit Passos Sérvio (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
COMO O CINEMA PODE EDUCAR CRIANÇAS
André Barcellos Carlos de Souza (Faculdade de Educação – UFG)
O CINEMA NO CURRÍCULO
Tatiane Chagas Lemos (Universidade do estado do rio de Janeiro – UerJ)
ETNOGRAFIA EM AMBIENTES DIGITAIS: PESQUISANDO AS IMAGENS TÉCNICAS NA EAD
Dilma Marques Silveira Klem (Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes)
ENTRE A REALIDADE E O IMAGINÁRIO, O REFERENTE COMO OBJETO MOVEDIÇO DA FOTOGRAFIA
Paulo Roberto Gomes Pato (Universidade de Brasília – UnB)
FOTOGRAFIA: O QUE SURGE ENTRE A IMAGEM E A PESSOA QUE OLHA
Dânia Soldera (Faculdade de Artes Visuais – UFG)
VAN GOGH DA INTERNET FRUSTRA O GÊNIO VAN GOGH
Rubens Pilegi da Silva Sá (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
IMAGENS DE PINA, FRIDA E MADONNA: CORPOS AFETADOS E AFETOS CORPORIFICADOS
Odailso Berté
Irene Tourinho (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
CUERPO Y CULTURA VISUAL
Gonzalo Vicci Gianotti (Escuela Nacional de Bellas Artes – UDELAR/Uruguay)
A CULTURA VISUAL COMO PEDAGOGIA PROFANA: VISUALIDADES INQUIETANTES COM IMAGENS CONTROVERSAS
Leonardo Charréu (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM)
UM ELOGIO A LEA T. OU, COMO REPRODUZIR NORMAS
Alex Mateus Santos de Oliveira (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
CORPOS JOVENS AUTOPUBLICADOS: IMPLICAÇÕES ÉTICAS NA PESQUISA
Tales Gubes vaz (Faculdade Lions)
VISUALIDADES, CULTURA VISUAL E PEDAGOGIAS CULTURAIS EM CAMPEONATOS DE COSPLAY
Ilíada Damasceno Pereira (Universidade Federal de Goiás – UFG)
COMER COM O OLHAR: SENTIDOS DE MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE
Gabriela Silva Domiciano (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
ITINERÁRIOS AFETIVOS. DESLOCAMENTOS, CONVÍVIO E PROCEDIMENTOS RELACIONAIS
Wolney Fernandes de Oliveira
leda Guimarães (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
O MEDIADOR E O PENSAMENTO ESTRUTURADO PARA A LEITURA DE IMAGEM
Eliane Patricia Grandini Serrano
Guiomar Josefina Biondo (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP)
CAPELA DO RIO DO PEIXE E LAGOLÂNDIA: TRANSCURSOS FESTIVOS
Tereza Caroline Lôbo
João Guilherme da Trindade Curado ( Universidade Estadual de Goiás – UEG/Pirenópolis)
A NARRATIVA VISUAL COMO TRANSFIGURAÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL DE MAZAGÃO
Ronne Franklim Carvalho Dias (Instituto Federal do Amapá – IFAP)
UMA AGÊNCIA INDÍGENA: O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO GRAFISMO ENTRE OS TAPIRAPÉ
Vandimar Marques Damas (Faculdade de Artes Visuais – FAV/UFG)
APRENDENDO TUDO OUTRA VEZ: ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO
Cayo Honorato (Pesquisador independente)
MARCAS EN LA CIUDAD
Julio E. Pereyra (IENBA-UDELAR /Uruguay)
OBJETO DE DESIGN COMO OBJETO ARTÍSTICO: O ESTUDO DA ARTE SOB UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA
Valdemir de Oliveira (Universidade do Estado do Amazonas – UEA)
ENTRELAÇAMENTOS ENTRE VISUALIDADES E TRAJETÓRIAS POÉTICAS DE RAYMUNDO COLARES
Fátima Raquel Ferreira Costa (MINTER UFG/UNIMONTES)
HABITANDO INTERSTÍCIOS: A ARTE DA PERFORMANCE ENTRE FRONTEIRAS
Júlia Jenior Lotufo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ)