2012
V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual
|
ISSN 2316-6479
Corpo Editorial Adriana Mara Vaz de Oliveira UFG) |
Conferências
Arte, cultura e comunicação visuais. A ubiqüidade da comunicação digital e auto-representação do sujeito
Massimo Canevacci (UERJ/La Sapienza)
Apresentação Anais 2012
Desasfixiar pensamentos, desfigurar lugares em imagens
Wenceslao Oliveira (FE/OLHO, Unicamp)
Errância, fluxos esquizos, contaminações
Rosane Preciosa (UFJF)
Arqueologia da R.U.A – Narrativas em Realidade. Urbana. Aumentada.
Quando o encontro se transforma em um território artístico, coletivo e expandido
Lilian Amaral (GIIP/IA,UNESP/SP)
Tudo é vivido em tensão, na incompletude permanente
Rubens Mano (Artista visual, SP)
NARRATIVAS VISUAIS – Resumos expandidos
Parar a cidade: poética visual no direito de ir-e-vir
Antonio Carlos Queiroz Filho (UFES)
Transbordos: experiências de passagem pela paisagem da cidade
Tatiana Klafke (UFRGS)
Paisagem palavra cidade concreto caminho passagem
Glayson Arcanjo de Sampaio (FAV/UFG)
Deriva fotográfica do bem
Bráulio Vinícius Ferreira (FAV/UFG)
Rejoneo
André Campos de Carvalho e Eduardo Tulio Baggio (PUC-SP)
Espante os corvos de Van Gogh
Cleomar Rocha; Pablo de Regino; Renato Cirino; Vanderlei Veget Lopes Junior; Wilson Leite (FAV/UFG)
Sem Rosto
Flávia Christina Leite Brandão; Isabela Veiga Oliveira; Thaís Oliveira; Rosa Berardo (FAV/UFG)
E o silêncio nagô calou em mim
Denise Conceição Ferraz de Camargo (Universidade do Vale do Itajaí)
Gira e Roda
Adriana Aparecida Mendonça (PUC-GO)
Vil Existência – um experimento HQtrônico
Gazy Andraus (FIG-UNIMESP)
As Chaves da Transmutação: Uma História em Quadrinhos Poético-filosófica
Edgar Franco (FAV-UFG)
Homem-máquina: um ensaio sobre como os objetos técnicos transformam o ‘vir a ser’ do humano
Lillian Bento de Souza (Universidade Estadual de Campinas)
COMUNICAÇÕES ORAIS – Artigos completos
EIXO 1: HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA DA ARTE E DA IMAGEM
GT 1: Arquitetura, arte, espaço
Uma rua da cidade
Adriana M. V. Oliveira e Elane R. Peixoto (UFG/UnB)
Metamorfoses da paisagem e do habitar em Brasília: caso da Esplanada dos Ministérios
Pedro Henrique Máximo Pereira (UnB)
Espaços da memória e do esquecimento
Carlaile José Rodrigues Souza (UFF)
Monumento, tempo e cidade: Robert Smithson em Passaic, Nova Jersey
Bráulio Romeiro (UFG)
Da invisibilidade do visível: a experiência estética na relação do espectador com a arte pública
Rita Márcia Magalhães Furtado (UFG)
Brasília: patrimônio como performance
Luisa Günther Rosa (UnB)
GT 2: Poéticas e processos de criação
Vanitas contemporânea: um possível novo apelo do tema
Ana Paula Witeck (UFSM)
Cruzamentos poéticos: a colagem no processo pictórico de Regina Chulam
Jorge Luiz Mies (UFES)
A experimentalidade como poética
Michele Cristine Marques Rebello (UFES)
Alceu Penna e Erte: uma dimensão artística da ilustração de moda para O Cruzeiro e Harper’s Bazaar
Gabriela Ordones Penna (SENAC-SP)
GT 3: Fotografia e cultura visual
A cultura visual e as imagens: contribuições a uma pesquisa
Kárita Garcia e Rita Andrade (FAV/UFG)
Fotografia forense e apropriações da imagem: do aspecto verossímil da fotografia-documento
Edson Ferreira de Freitas Junior (FAV/UFG)
Entre o assassínio e a revelação: imagem e linguagem na Clepsydra, de Camilo Pessanha
Icaro Ferraz Vidal (UFRJ)
Retratos silenciosos: fotografias numéricas e a estetização da morte
Kárita G. O. Arcanjo e Rosana H. Monteiro (FAV/UFG)
GT 4: Imagem, gênero, sexualidade
Corpos desenhados com a luz: gênero e regime de visualidade na fotografia goiana (1879 – 1915)
Thiago F. Sant’Anna (UFG)
Revelando prazeres: apontamentos sobre o discurso da sexualidade e os primórdios da fotografia
Isabela Lachtermacher (UFRJ)
A mulher gorda nua na fotografia: retratos e autorretratos de Fernanda Magalhães
Vinicios Kabral (UFRJ)
A arte da mulher no museu: Dinéia Dutra e exemplos de auto-representação (Acervo MAG – Reserva Técnica)
Armando Coelho (FAV/UFG)
O confinamento de um corpo numa representação ou as mulheres devem estar nuas para entrar no museu?
Emerson Dionisio Gomes de Oliveira e Ana Carolina Lima Corrêa (UnB
GT 5: Modernismo, instituições, contextos
Modernismo em Goiás
Márcia Metran de Mello (FAV/UFG)
A modernidade dos interiores art déco de Goiânia
Daniella Medeiros Moreira Rocha (FAV/UFG)
O arquivo e os salões da Caixego – Goiás – década de 1970
Aguinaldo Caiado de Castro Aquino Coelho e Míriam Costa Manso (FAV/UFG)
Das adversidades sobrevivemos
Bárbara Lopes Moraes (UFRGS)
O elogio da distância
Rosana Pereira de Freitas (UFRJ)
GT 6: Retrato, identidade, processos
Reflexões sobre a construção de sentidos no retrato
Déborah Rodrigues Borges (FAV/UFG)
O retrato como artefato: relações entre fotografia e cultura material
Luísa Kuhl Brasil (PUC-RJ)
Brasil nativo/Brasil alienígena: considerações sobre tecnologia, sociedade e identidade na fotografia
Fernando Artur de Souza e Luciana Martha Silveira (UTFPR)
Daguerreotipia: processo histórico na contemporaneidade
Mariana Capeletti Calaça (FAV/UFG
Texto de artista e fotografia nos anos 1960 e 1970
Juliana Gisi (UFRGS)
GT 7: Arte, moda, corpo
Apontamentos metodológicos para a análise de ilustrações de moda
Ana Paola Reis e Rita Morais de Andrade (FAV/UFG)
A moda e o rio: construções estéticas narradas por Fraga
Cristina Matos Silva (CEFET-MG)
O corpo na moda
Muryllo Rhafael Lorensoni, Renata Carvalho Oliveira Zambom, Naiara Rocha (UFMT)
Derivas: o labirinto dos blogs de moda
Lorena Pompei Abdala (FAV/UFG)
A imagem de look do dia em “Um Ano Sem Zara”: cruzamentos entre moda, consumo e subjetividade
Wladimir Machado (FAV/UFG)
Yes, she can: o caso de Michelle Obama e a informalidade na moda
Bárbara Lyra Chaves e Miriam da Costa Manso (FAV/UFG)
GT 8: Crítica de arte, cultura e mercado
Crítica de arte e feminismo no Brasil dos anos 60 e 70
Talita Trizoli (FAV/UFG)
Trânsitos entre arte e critica na América Latina (1950-70)
Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP)
Mário Pedrosa e a crítica de arte internacional
Marcelo Mari (FAV/UFG)
Formas de circulação: Ediarte, mercardo editorial e a arte moderna
André Camargo Thomé Maya Monteiro e Emerson Dionisio (UnB)
GT 9: Arte, imagem, política
A arte como arma em uma guerra
Felipe Bernardes Caldas (UFRGS)
O cinema, a imaginação cosmopolítica e o devir-sensível da consciência da humanidade
Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro (UFG)
A arte de resistir ou a re-existência da arte
Mariana Pimentel (UERJ)
Relações de poder: brevíssima reflexão sobre as diferenças de classe na cultura e na arte
Alice Souza (UFRGS)
O biopoder das (nas) imagens: relações e representações do poder nas fotografias publicitárias
Paula Roberta Fernandes Memória (UFC)
EIXO 2: POÉTICAS VISUAIS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO
GT 1: Quadrinhos e poética digital
Perspectivas pós-humanas nas histórias em quadrinhos: a revista Artlectos e pós-humanos
Edgar Silveira Franco (UFG)
Quadrinhos e processos criativos
Matheus Moura Silva (UFG)
Da participação à interatividade: possibilidades colaborativas em arte e tecnologia
Fernanda Machado de Souza e Edgar Silveira Franco (UFG)
TÊXTILSKIN.COM: uma poética digital colaborativa
Lavínnia Seabra Gomes (UFG)
Teatro de objetos, uma prática contemporânea do teatro de animação
Flávia Ruchdeschel D’ávila e Wagner Cintra (UNESP)
GT 2: Processos de criação
Sociedade de consumo: a figura do bricoleur em diálogo comObjetos Narradores
Mariana Resende Corrêa e Cláudia Maria França da Silva (UFU)
Livros de Artista: uma categoria multifacetada
Ianni Barros Luna (UnB)
Trailer, 2010 – o duplo, a quebra e a fissura em Nicola Costantino
Diego Paleólogo Assunção (UFRJ)
Desenho na espera: estratégia da obra em processo
Glayson Arcanjo de Sampaio (UFG)
Paisagens desenhadas: reflexões sobre a construção de uma geografia subjetiva
Carlos Henrique Gomes Machado Cordeiro e Cláudia Maria França da Silva (UFU)
A apropriação das imagens do Google Street View: Mishka Henner e a narrativa sobre a margem
Lia Scarton Carreira (UFRJ)
GT 3: Análise fílmica
Histórias de mulher: imagens, hierarquias, aporias e paradoxos
Anna Amélia de Faria (UnB)
Olhares com os quais se olha: desafios da produção de conhecimento na análise fílmica
Caroline Anielle S. B. Pires e Lisandro Magalhães Nogueira (UFG)
Correio elegante: o resgate da sedução nos diálogos do curta “O nosso livro”
Kênia Faria Brant (CEFET-MG)
A história de uma assassina: análise da inserção animada em Kill Bill
Flávia Christina Leite Brandão e Rosa Maria Berardo (UFG)
O Brasil no cinema de animação estrangeiro
Isabela Veiga Oliveira e Rosa Berardo (UFG)
GT 4: Arte e tecnologia
Os jogos e as Artes: Agôn, Alea, Mimicry e Ilinx e os Processos de Criação
Miguel Luiz Ambrizzi (URV)
Corpo, jogo, avatar: visualidades contemporâneas e o novo entendimento do eu
Danielly Amatte Lopes (PUC-GO)
Por uma estética da repetição: vídeos virais e suas cópias
Danilo Peloi (UFMT)
Interação, percepção e tecnologia no espaço
Adriana Porto Proença (UFU)
Livro virtual: lugar de resistência cibernética
Ana Beatriz Barroso (UnB)
A obra de arte: processo de criação como rede
Renata Carvalho Oliveira Zambom, Naiara Cristina Gonçalves Rocha e Muryllo Rhafael Lorensoni (UFMT)
EIXO 3: CULTURAS DA IMAGEM E PROCESSOS DE MEDIAÇÃO
GT 1: Culturas da imagem e educação das artes visuais
G/Localidades e a pedagogia dos sapatos transviados de Almodóvar
Belidson Dias Bezerra Junior (UnB)
Identidade como identificações – Diferença como devir
Pablo Petit Passos Sérvio (FAV/UFG)
Entre madonas virgens e eróticas, o corpo profana a educação estética
Odailso Berté (FAV/UFG)
Marés alternadas das artes na educação
Cayo Honorato (UEMG)
Memórias, sussurros, encontros e cartografias – Entradas e saídas para uma pesquisa narrativa
Wolney Fernandes de Oliveira (FAV/UFG)
Vendo a China: educação e comercialização informal
Rodolfo Polzin Rondon (UFMG)
GT 2: Conversações entre formação docente, arte contemporânea e cultura visual
Entrei por causa das Artes
Marcelo Forte (FAV/UFG) e Leda Guimarães (FAV/UFG)
A Imagem do artista: Identidade e estereótipo dos artistas na vida profissional e na ficção
João Paulo de Freitas (UFU) e Luciana Mourão Arslan (UFU)
Considerações sobre a visualidade contemporânea a partir do quadrinho autoral “Voyeur”
Halisson Júnior da Silva (UEL)
Educação da Cultura Visual: concepções e práticas em trânsito
Luciana Borre (FAV/UFG) e Raimundo Martins (FAV/UFG)
Alunos de ensino básico e Artes Visuais na escola: seus discursos, valores e orientação ética
Andrea Penteado de Menezes (UFRJ)
Ações educativas com arte contemporânea: lugar de experiência e de prática docente
Valeria Fabiane Braga Ferreira Cabral (FAV/UFG) e Irene Tourinho (FAV/UFG)
GT 3: Relações entre fotografia, audiovisual e educação
Percursos de arte no Brasil: relato de experiência de construção de material educativo
Alena Rizi Marmo, Ana Cláudia Moraes Moreira Artioli, Juliana Rossi, Larissa Klober, Nadja de Carvalho Lamas (Universidade da Região de Joinville)
Documentos audiovisuais, informação e memória: acervos brasilienses e goianos
Miriam Paula Manini (UnB)
Apreciação e reprodução de obras de arte na pesquisa e no ensino
Luciene Lehmkuhl (UFU)
Mídias móveis: uma possibilidade na construção de narrativas audiovisuais endo-identitárias
Marcelo Henrique da Costa (UFG)
Construindo juntos o Pezinho de Jatobá
Lara Lima SATLER (FAV/UFG), Ana Rita VIDICA (UFG), Maria Júlia PASCALI (UFG), Marcelo Javier Aguirre MARQUEZ (UFG), Suzany Newbartth ARAÚJO (UFG)
“Passagem para a Índia”: fotografias que acenam e circulam indianidades no Brasil
Claudia Wanessa Rocha Poletto (UFMG) e Dolores Cristina Gomes Galindo (UFMG)
GT 4: Contatos entre formação docente em artes visuais e pesquisa narrativa
Homo sensitivus: uma reflexão sobre sensibilidade do professor de Artes Visuais em formação
Renato Cirino (FAV/UFG) e Alice Fátima Martins (FAV/UFG)
Educação em Cultura Visual e formação de professores: transformações sociais e no sistema escolar
Rosana de Castro (UnB)
Memória e narrativa – O diário de professor para construir-se na docência em Artes Visuais
Angélica D’Avila Tasquetto (UDESC)
Apontamentos sobre o processo de investigar autobiograficamente: notas a partir de um diário de campo
Aline Nunes da Rosa (FAV/UFG) e Alice Fátima Martins (UFG)
Poéticas de ensino: articulação reflexiva entre o território visual e subjetividades na licenciatura em Artes Visuais
Silvia Carla Marques Costa (UNIFAP)
GT 5: Visualidades e processos de mediação em espaços de educação formal e não formal
Desenhar a escola que se deseja: possibilidades e alternativas
Gilliatt Moraes Giudice (UFRRJ)
Fenômenos e eventos visuais: experiências com fotografias no assentamento Palmares
Júlia Mariano Ferreira (FAV/UFG)
Fragmentos de memória ll. Adotando a perspectiva das rãs: narrativas visuais mediadas por espaços de diálogo
Kelly Christina Mendes Arantes (FAV/UFG)
O crescimento como metáfora da Educação: as experiências da Escola Laboratório, da Bauhaus e da Escola Ayllu de Warista
Tatiana Fernández (UnB)
Possibilidades de pesquisas em Artes Visuais com deficientes visuais
Dânia Soldera (FAV/UFG) e Alice Fátima Martins (FAV/UFG)
Rituais, trabalho docente e modalidade a distância: momentos de avaliação de um processo
Gisele Costa (UFG)
GT 6: Diálogos entre cotidiano, visualidades e currículo
Investigando o trabalho docente em Artes Visuais através da etnografia virtual
Alexandre Guimarães (IFG)
Entre imagens e contextos, o arbitrário cultural e a emancipação intelectual
Valéria Peixoto de Alencar (UNESP)
Currículo e cotidiano: experiências, vivências e visualidades
Luiz Carlos Pinheiro Ferreira (UNB)
Veículos visuais para histórias misteriosas: teatralidade em Ana Maria Pacheco
Rosilandes Cândida Martins (UFG) e Heloisa Selma Fernandes Capel (UFG)
Diários, cadernos de receitas, escritas de si e outras feminilidades
Juzelia de Moraes Silveira (FAV/UFG) e Leda Guimarães (FAV/UFG)