2008
Apresentação
O primeiro Seminário de Pesquisa da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG) foi realizado em 2000 com objetivos de divulgar e fomentar diálogos e discussões sobre a produção docente e discente da unidade. A quarta edição do seminário, em 2003, celebrou a instalação do Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual (PPG/Cultura Visual) que, a partir de então, assumiu a responsabilidade de planejar e manter a continuidade do evento. Vale assinalar que naquele ano, o seminário recebeu, pela primeira vez, pesquisadores convidados de fora do país, prática que se tornou freqüente nos anos seguintes.
A continuidade do seminário aglutinou projetos e interesses intensificando a participação de mestrandos e docentes do programa. A interlocução com pesquisadores convidados do país e do exterior a partir do fortalecimento do Programa de Pós-graduação contribuiu para ampliar e consolidar o evento como espaço institucional de trocas, questionamentos e crítica da pesquisa em cultura visual/artes visuais.
A oitava edição do seminário (2007) incluiu programas de pós-graduação, pesquisadores, mestrandos e doutorandos do Centro-Oeste e de parte da região Sudeste, alargando horizontes, expandindo interlocuções e reforçando o debate sobre questões do campo da arte e da cultura visual. Nessa trajetória de quase uma década, o Seminário de Pesquisa da FAV cumpriu metas e ideais que, em 2008, desejamos ver crescer com a realização do I Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual.
Prof Dr Raimundo Martins
Coordenador do I Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual da FAV
www.fav.ufg.br/culturavisual
Corpo EditorialAdriana Mara Vaz de Oliveira (FAV | UFG) |
ISSN 2316-6479Como citar: MONTEIRO, R. H. e ROCHA, C. (Orgs.). Anais do V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia-GO: UFG, FAV, 2012 |
Conferências
Arte, cultura e comunicação visuais. A ubiqüidade da comunicação digital e auto-representação do sujeito
Massimo Canevacci (UERJ/La Sapienza)
Desasfixiar pensamentos, desfigurar lugares em imagens
Wenceslao Oliveira (FE/OLHO, Unicamp)
Errância, fluxos esquizos, contaminações
Rosane Preciosa (UFJF)
Arqueologia da R.U.A – Narrativas em Realidade. Urbana. Aumentada.
Quando o encontro se transforma em um território artístico, coletivo e expandido
Lilian Amaral (GIIP/IA,UNESP/SP)
Tudo é vivido em tensão, na incompletude permanente
Rubens Mano (Artista visual, SP)
COMUNICAÇÕES – Artigos completos
GT1
Game-Art
Alexandra Cristina Moreira Caetano
Pressupostos de pesquisa: o Laboratório Processos de Significação na Artes Visuais
Elisa de Souza Martinez
Maria Eurydice de Barros Ribeiro
A PÓS-MODERNIDADE E O DESIGN: INTERFACES
Maria Sílvia Barros de Held
Sobre a experiência atual com a pintura e a arte contemporânea em Goiás
Yara de Pina Mendonça
Luís Edegar Costa
Do controle à fabulação: a imagem nos documentários contemporâneos
Alevi Ferreira
Quem sou eu: narrativas e auto-representação das travestis no Orkut
Aline Soares Lima
Rosana Horio Monteiro
Símbolos marginais na obra de Carlos Sena
Armando Coelho
Maria Elízia Borges (orientadora)
Jan Švankmajer, herdeiro do Grotesco
Arthur Valle
Integração das artes: Os azulejos de Athos Bulcão
Bárbara Duarte
Pedro Weingärtner e a “Nostalgia do Antigo”
Camila Dazzi
A gravura e a imagem religiosa: a dupla marginalidade na obra de arte
Cíntia Maria Falkenbach Rosa Bueno
O espaço travestido: Reflexões acerca de corpo, subjetividade e Arte Contemporânea a partir das vestes incorporadas de Cláudia Casarino
Cristian Poletti Mossi
Marilda Oliveira de Oliveira
Paisagem urbana de Brasília – Parque Sarah Kubitschek
Cristiane Mackedanz Lapschis Barcellos
Relações entre morte e fotografia: usos do retrato em ritos fúnebres pelas famílias de Bela Vista de Goiás
Déborah Rodrigues Borges
A visibilidade da ciência nos selos postais comemorativos
Diego A. Salcedo
Isaltina M. A Mello Gomes
Uma possível arte do espectador: o “cinema incompleto” de Kiarostami no filme O vento nos levará
Douglas M. M. Resende
Um outro como eu: memória na arte de Marcelo Moscheta
Emerson D.G. de Oliveira
Mídia e Ciência: Representações midiáticas na divulgação e vulgarização do discurso científico e tecnológico
Gildesio Bonfim de Oliveira
Considerações sobre o público e o acesso às artes visuais no Brasil
Juliana de Souza Silva
MODA, PRODUÇÃO E CONSUMO: A MAGIA DO CRIADOR
Juscelina Bárbara Anjos Matos
Miriam Costa Manso M. Mendonça
Considerações acerca da importância histórica da gravura na arte ocidental como meio difusor da arte erótica e seus propósitos crítico-políticos
Juzelia de Moraes Silveira
Artes visuais e arquitetura no ensino médio: dialogando com a cultura visual
Leila Adriana Baptaglin
Marilda Oliveira de Oliveira
Imagens Maracá e Cunani: Identidades e Globalização
Lídia Lobato Leal
Luis Edegar de Oliveira Costa
A presença dos artefatos alimentares no ritual do banquete
Lisa Minari Hargreaves
Protestos na mídia: a arte como estratégia de divulgação
Lucia Bertazzo
Dra. Maria Elízia Borges (orientadora)
Espaço público, leitura visual e funcionalidade espaço cultural de Palmas-TO
Luciélia de Aquino Ramos
Andrey Schlee
Círculo de giz na arte contemporânea?
Luís Edegar Costa
GOIÂNIA: MITO OU MODERNIDADE? Um olhar publicitário sobre a identidade da cidade
Marcelo Henrique da Costa
Rosa Berardo (orientadora)
A política da produção audiovisual e o audiovisual como política
Marina Cavalcanti Tedesco
Reflexões sobre um “lugar de ilusões”, de José Fujocka
Miguel Luiz Ambrizzi
Beleza Ideal
Nádia da Cruz Senna
Visualidade e Poesia: Do Ponto de Vista da Modernidade à Poesia Tecnológica Experimental Contemporânea
Patrícia Ferreira da Silva Martins
Intervenções, rompimentos e experimentações na estética fotográfica de Geraldo de Barros e Rosângela Rennó
Paulo Henrique Camargo Batista
Luciana Martha Silveira
Arte e ruptura: colagem, vitrina e paisagem
Renata Ferreira dos Santos Prudente
Miriam Costa Manso M. Mendonça
A arte como recorte do real: a condição humana em Käthe Kollwitz
Rita Márcia Magalhães Furtado
Contemplando a poesia do mundo através do cinema Apontamentos sobre Five
Sílvia de Paiva
A Fotografia Psiquiátrica no Século XIX: Hugh W. Diamond
Tatiana Fecchio da Cunha Gonçalves
A ILUSTRAÇÃO NA PRODUÇÃO LITERÁRIA: Harry Clarke
Teresa Midori Takeuchi
GT2
Quantos Sonhos Cabem Numa Capelinha de Melão? Reflexões sobre um fazer artístico
Bianca Knaak bknaak@hotmail.com
Novas faces do autobiográfico: videografias de si
Bruno Costa
E.U.R.O.P.E: Uma proposta de videoarte interativa flexibilizando as fronteiras
Camila Hamdan
Em Busca de um Mito Sincrético Total: Ciberarte e Vida Artificial
Edgar Silveira Franco
O feitio do processo criador
Eliane Maria Chaud
Estratégias narrativas: o auto-retrato e a fotografia encenada na construção de uma poética visual
Janaína Falcão
Luciana Hartmann
Notas sobre paisagem, visão e invisão
Karina Dias
Auto-retrato fotográfico no processo artístico pessoal: uma proposta de estranhamento e descoberta de outro “eu” em mim
Karine Gomes Perez
Territórios Entre a Imagem e o Áudio
Krishna Passos
A Poética da Moda Contemporânea The Poetic of Contemporany Fashion
Lavínnia Seabra
Tradição, mídia e identidade
Leonardo Eloi Soares de Carvalho
Sincretismo digital: considerações sobre a construção de uma série de
infografias impressas
Leopoldo Tauffenbach
Titulo: corpoCasasCidade
Lucimar Bello P. Frange
Ritualismo em performance: Antonin Artaud e Marina Abramovic
Maicyra Teles Leão e Silva
Pesquisa em arte: apontamentos e reflexões
Manoela dos Anjos Afonso
Artista por Indício
Marcelo Lins de Magalhães
Projeto Gráfico Editorial: Projeto e História
Marcilon Almeida Melo
Cleomar Rocha
Da Tridimensionalidade para a Transparência
Marco Aurélio Damasceno
Hitler e Lula: a construção da figura de heróis políticos através do cine documentário
Rosa Berardo
Patricia Quitero Rosenzweig
Arte computacional e robótica
Suzete Venturelli
Mario Maciel
O homem com uma câmera de celular
Tiago Franklin Rodrigues Lucena
GT3
Um olhar ‘formatado’
Kelly Bianca Clifford Valença
Alexandre Pereira
Raimundo Martins
O Cinema como Mediador na Educação da Cultura Visual
Alice Fátima Martins
Adriane Camilo Costa
Projeto redinha arte contemporânea
Aguinaldo Caiado de Castro Aquino Coelho
Estéticas nômades: outras histórias, outras estéticas, outros… ou o funk carioca: produção estética, epistemológica e acontecimento
Aldo Victorio Filho
Imagem cinematográfica e Artes Visuais: possibilidades de entrecruzamentos no Ensino das Artes Visuais
Aline Nunes da Rosa
Marilda Oliveira de Oliveira
Museu inclusivo para deficientes visuais: arte através dos sentidos
Andreza Nunes Real da Cruz
Repensando uma experiência no Ensino das Artes Visuais através da metáfora da “lousa mágica”
Angélica D’Avila Tasquetto
Marilda Oliveira de Oliveira
Romeiros, ladainhas e “bugigangas”: possíveis mediações entre uma procissão e a formação de professores
Carla Farias Souza
A visita à 6ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul e sua repercussão em sala de aula sob a perspectiva do professor
Catiuscia Bordin Dotto
Ayrton Dutra Correa
A cultura visual nas práticas escolares
Eliane de Oliveira Rodrigues
Adriane Melara
Laci Cecília Seibert
Amarildo Luiz Trevisan
A prática docente como experiência estética
Fabiana Alzira Ramos
Leda Guimarães
Como e porque investigar o livro didático para o ensino de artes visuais
Gisele Costa
Irene Tourinho
Fetiches-corpos-Fetiches-textos-Fetiches-juventude- Fetiches-mercadorias
Gustavo Coelho
E o cinema não estava lá: relações entre cultura visual, imagens em movimento e o ensino de artes visuais
Henrique Lima
Outras Miradas: publicações, visibilidades, cultura negra
Ivaina de Fátima Oliveira
A Apreciação Artística Como Experiência Estética: entre os nós da Sacralização da Arte e do Artista
Kesia Mendes Barbosa
A concepção de infância retratada nas obras de Candido Portinari
Keyla Andréa Santiago Oliveira
O livro didático de artes visuais e o profissional reflexivo: relações possíveis
Lívia Brisolla
Irene Tourinho
Arcaico, Moderno, Popular. Reflexões em torno da noção de Arcaísmo e a Cultura Visual
Marcio Pizarro Noronha
A Espada Era a Lei: visualidades da práxis pedagógica
Raquel M. de Melo
Roupas e tecidos – notas sobre moda e cultura material
Rita Andrade
Interatores e narcisos travestidos em imagens digitalizadas
Rogéria Eler
As Máscaras de Mazagão Velho: faces da cultura visual e da aprendizagem.
Ronne F. Carvalho Dias
Raimundo Martins
Arte, cultura e cotidiano na formação estética
Suely Lima de Assis Pinto
Cultura Visual na contemporaneidade: relações de poder e resignação
Valmir da Silva
Carline Schröder Arend
Amarildo Luiz Trevisan
A obra de arte como ferramenta na formação continuada de professores e emancipação do aluno
Valmir da Silva
Elvio de Carvalho
Amarildo Luiz Trevisan
Considerações sobre a metropolização de Goiânia: um olhar sob a “Cidade-Flusser”
Wilton Medeiros
Entre textos e imagens: virações de um diário de pesquisa
Wolney Fernandes de Oliveira
NARRATIVAS VISUAIS – Resumos expandidos
Parar a cidade: poética visual no direito de ir-e-vir
Antonio Carlos Queiroz Filho (UFES)
Transbordos: experiências de passagem pela paisagem da cidade
Tatiana Klafke (UFRGS)
Paisagem palavra cidade concreto caminho passagem
Glayson Arcanjo de Sampaio (FAV/UFG)
Deriva fotográfica do bem
Bráulio Vinícius Ferreira (FAV/UFG)
Rejoneo
André Campos de Carvalho e Eduardo Tulio Baggio (PUC-SP)
Espante os corvos de Van Gogh
Cleomar Rocha; Pablo de Regino; Renato Cirino; Vanderlei Veget Lopes Junior; Wilson Leite (FAV/UFG)
Sem Rosto
Flávia Christina Leite Brandão; Isabela Veiga Oliveira; Thaís Oliveira; Rosa Berardo (FAV/UFG)
E o silêncio nagô calou em mim
Denise Conceição Ferraz de Camargo (Universidade do Vale do Itajaí)
Gira e Roda
Adriana Aparecida Mendonça (PUC-GO)
Vil Existência – um experimento HQtrônico
Gazy Andraus (FIG-UNIMESP)
As Chaves da Transmutação: Uma História em Quadrinhos Poético-filosófica
Edgar Franco (FAV-UFG)
Homem-máquina: um ensaio sobre como os objetos técnicos transformam o ‘vir a ser’ do humano
Lillian Bento de Souza (Universidade Estadual de Campinas)