VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual

Goiânia, 10 – 12 de junho de 2015

apresentacao-site

Logos

O Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual é um evento aberto à participação de pesquisadores e estudantes de pós-graduação em arte, cultura visual e áreas afins. O evento reúne pesquisas que refletem sobre questões relacionadas às três linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual: Imagem, Cultura e Produção de Sentido; Poéticas Visuais e Processos de Criação; Culturas da Imagem e Processos de Mediação.

Em sua oitava edição, o seminário tem como temática Arquivos, memórias, afetos, e pretende salientar a sua importância nas produções de visualidades contemporâneas. Nesse sentido, será questão de privilegiar os seus possíveis objetos de investigação em relação aos modos de pensar a arte e a cultura visual, tudo como a transmissão cognitiva dos seus fazeres e saberes. Essa temática baseia-se nos estudos mais recentes, cuja particularidade consiste em reatualizar o que pode definir-se enquanto sítios específicos de memórias. Às vezes inusitadas, essas memórias acabam por se consolidar ao longo da experiência dos seus artefatos, perceptíveis em suas vertentes históricas, poéticas ou alegóricas.

Tais matrizes, em constante tensão contra elas mesmas, parecem entrar sempre numa luta indefinida. Nesse sentido, podemos observar como os modos desses devires de memória continuam hoje tão atuais. Isso, quando o arquivo inicia justamente a sua “luta contra ele mesmo”, como já observou Jacques Derrida [1995] em seu ensaio Mal de arquivos. Desde então, uma questão principal surge, e nos convida a entender melhor em qual medida o território não só das artes, mas igualmente das outras visualidades, delimita um espaço tangível que garante, por meio dos arquivos, a possível sobrevivência de memórias e afetos tão singulares, cujas frágeis tessituras chegam sempre por ser postas diante do limiar sensível das suas desaparições.

Para a edição desse ano do SNPACV, convidamos artistas e pesquisadores para participar de nossas mesas-redondas e discutir do campo amplo que esses arquivos, memórias e afetos vêm ocupar no discurso dessas visualidades. Será também questão de discutir como eles podem relacionar os indivíduos às suas produções e aos seus lugares de criação próprios, tomando conta dos demais contextos sociais, políticos, educacionais e culturais. Nessa perspectiva, esperamos receber contribuições de investigações desenvolvidas nas diversas áreas e interações de pesquisas acadêmicas.

O Seminário passará a ser realizado a cada dois anos, portanto, a próxima edição está prevista para 2017.

Samuel José Gilbert de Jesus

Coordenador VIII SNPACV