2024. Apresentação

26 a 29 de novembro 2024

VII SIPACV: in-visibilidades

É com grande entusiasmo que apresentamos o VII Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual (VII SIPACV), um evento que há anos se consolida como um espaço de trocas, reflexões e avanço no campo da arte e da cultura visual. Este ano, trazemos uma temática instigante: in-visibilidades. A escolha deste tema remonta à última edição do seminário, realizada na encantadora cidade de Montevidéu, Uruguai. Foi ali, entre memórias de eventos passados, taças de vinho e um mar de ideias, que nós, professoras Lilian, Carla, Alice e o professor Flávio, idealizamos esta temática que nos conduziria a 2024.

O tema in-visibilidades nos convida a explorar as diversas camadas daquilo que está opaco, negligenciado ou intencionalmente invisibilizado. Este termo surge em um momento em que se faz urgente questionar e problematizar as estruturas de poder, os discursos hegemônicos e as narrativas dominantes que moldam nossa percepção de mundo através do olhar. Como afirma Michel Foucault (1987, p. 166), "a visibilidade é uma armadilha", e é nesse jogo de visibilidades e invisibilidades que encontramos a necessidade de desafiar e desconstruir essas armadilhas.

A temática foi inspirada em referências que nos incitam a pensar sobre a imagem não apenas como representação, mas como algo que nos interpela, nos confronta e nos provoca. O quão invisível permanece uma parte vultosa do visível? Nesse sentido, a imagem carrega consigo camadas de inteligibilidade e ambiguidades, revelando e ocultando ao mesmo tempo. É nesse jogo de presença e ausência, transparência e opacidade, visualidades e contravisualidades que encontramos um poderoso recurso para repensar nossa relação com o mundo visual. Desejamos, com este Seminário, ampliar os debates sobre essas questões, trazendo perspectivas que tratam de visibilidades e invisibilidades em uma dinâmica contínua e complexa.

O VII SIPACV é fruto de um trabalho coletivo e apaixonado, envolvendo docentes, estudantes, artistas e pesquisadoras/es que, com suas contribuições, enriquecem cada edição do evento. Este ano, a Comissão Organizadora trabalhou arduamente para garantir que este Seminário continue sendo um espaço acolhedor e estimulante para todas as pessoas participantes.

O evento conta com uma programação diversificada, incluindo palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, exposição e feira cultural. Cada atividade foi cuidadosamente pensada para fomentar o diálogo, a troca de experiências e o desenvolvimento de novas ideias e projetos. Além disso, teremos a presença de pessoas convidadas, nacionais e internacionais, que compartilharão suas pesquisas e práticas, enriquecendo ainda mais as discussões.

Reconhecemos o VII SIPACV não apenas como um evento acadêmico, mas também um convite à reflexão e à ação. Desejamos que o Seminário seja um espaço de resistência, de insurgência e de transformação, onde possamos repensar nossas práticas, nossos saberes e nossas ações no campo das artes visuais, educação, poéticas e da cultura visual. Esperamos que, ao longo destes dias, possamos construir coletivamente novos caminhos, novas visões e novas possibilidades, oferecendo um olhar sensível e provocativo sobre as in-visibilidades.

Agradecemos a todos que, de alguma forma, contribuíram para a realização deste seminário: colegas da Comissão Organizadora, palestrantes, participantes, às instituições parceiras e, especialmente, a cada um de vocês que nos prestigiam com sua presença e sua participação. Que o VII SIPACV possa ser uma experiência inspiradora!

Sejam todas e todos bem-vindos ao VII Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.

VII Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual

Even3: https://www.even3.com.br/vii-sipacv-2024/