2018. II SIPACV
v. 2 (2018): Anais do II Seminário Internacional de Pesquisa
em Arte e Cultura Visual
Fabricações e Acidentes Visuais Entre as fabricações, quantas vezes emergem os acidentes: aqueles eventos inesperados, que irrompem em meio às rotinas, ao previsível, mudando direções, alterando os tempos, redesenhando os mapas?
CAPA
>> TEXTO DE ABERTURA:
Como citar: ABREU, C. L. de (Org). Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia, GO: UFG/Núcleo Editorial FAV, 2018. |
>> COMUNICAÇÕES
EIXO A - IMAGEM, CULTURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO
EIXO B - POÉTICAS VISUAIS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO
EIXO C - CULTURAS DA IMAGEM E PROCESSOS DE MEDIAÇÃO
EIXO D - CULTURA VISUAL, EDUCACIÓN Y CONSTRUCCIÓN DE IDENTIDAD
EIXO A - IMAGEM, CULTURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO
CENTRAL DO BRASIL E A DIREÇÃO DE ARTE COMO ENCENAÇÃO
CENTRAL STATION AND PRODUCTION DESIGN AS MISE-EN-SCÈNE
Benedito Ferreira dos Santos Neto (UFG)
UM CORPO PARA UMA IMAGEM: O IMPASSE NA COMPRA DA PERFORMANCE REFUS, DE MAURÍCIO IANÊS
A BODY FOR AN IMAGE: THE IMPASSE IN THE PURCHASE OF PERFORMANCE REFUS, BY MAURICIO IANÊS
Bianca Andrade Tinoco (UnB)
AINDA A LAMENTAR: UMA BIOGRAFIA
STILL TO LAMENT: A BIOGRAPHY POSSIBLE
Rosa Amélia Barbosa (UTFPR)
IMAGENS DO CORPO DA NADADORA
IMAGES OF THE OLYMPIC SWIMMER'S BODY
Rosangela Soares Campos (IFECTG); Rita Morais De Andrade (UFG)
INSTALAÇÃO ARTÍSTICA E OS SENTIDOS PRODUZIDOS PELO PÚBLICO: O CORPO COMO LÓCUS DE POSICIONAMENTO POLÍTICO E ESTÉTICO
ART INSTALLATION AND MEANINGS PRODUCED BY THE PUBLIC: THE BODY AS LOCUS OF AESTHETIC AND POLITICAL POINT OF VIEW
Adriana Vaz (UFPR); Rossano Silva (UFPR)
O TEMPO E A CRIAÇÃO NA RELAÇÃO DE JOVENS COM OS DESENHOS ANIMADOS
TIME AND CREATION IN THE RELATIONSHIP OF YOUNG PEOPLE WITH “CARTOONS”
Érika Lourenço De Menezes (CPII)
FABRICAÇÕES PARA UM PASSADO COLECIONADO: O POPULAR COLONIAL NA COLEÇÃO DE ABELARDO RODRIGUES
FABRICATIONS FOR A COLLECTED PAST: THE POPULAR COLONIAL IN ABELARDO RODRIGUES' COLLECTION
Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (UnB)
O I SALÃO GLOBAL DA PRIMAVERA – BRASÍLIA - 1973
FIRST SPRING’S GLOBAL COMPETITIVE ART FAIR – BRASÍLIA – 1973
Aguinaldo Coelho
EXPANSÕES DE LINGUAGENS E CONTAMINAÇÕES DE SENTIDOS BORDADOS NA FOTOGRAFIA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA
EXPANSION OF LANGUAGES AND CONTAMINATIONS OF SENSE EMBROIDERED IN CONTEMPORARY ARTISTIC PHOTOGRAPHY
Júlia Mariano Ferreira (UEG); Halanda Sabrina de Souza Andreto (UEG); Karen Yohanna Godinho
O ESQUECIMENTO DA PERFORMANCE: “SEM TÍTULO” (1985?) DE HAMILTON VIANA GALVÃO NO MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL
THE FORGETNESS OF PERFORMANCE: "UNTITLED" (1985?) OF HAMILTON VIANA GALVÃO IN RIO GRANDE DO SUL MUSEUM OF ART
Juliana Pereira Sales Caetano
AUSÊNCIA E PRESENÇA IDENTITÁRIA - O RITO NA OBRA DE ANTÔNIO OBÁ
ABSENCE AND IDENTITY PRESENCE - THE RITE IN THE WORK OF ANTÔNIO OBÁ
Cinara Barbosa de Sousa (UNB)
BONECAS RITXOKO E SUA INDUMENTÁRIA EM MUSEUS: UM BALANÇO DO PROJETO PRESENÇA KARAJÁ
RITXOKO DOLLS AND THEIR DRESS IN MUSEUMS: A BALANCE OF THE KARAJÁ PRESENCE PROJECT
Manuelina Maria Duarte Cândido (ULB-UFG); Rita Morais de Andrade (UFG)
FOTOPINTURA E FILTROS DO INSTAGRAM: MODOS DE ENCENAÇÃO DO RETRATO FOTOGRÁFICO
PHOTO PAITING AND INSTAGRAM FILTERS: STAGING MODES OF PHOTOGRAPHIC PICTURE
Ana Rita Vidica (UFG); Rafael Delfino Alves (UFG)
IDENTIDADE IMAGÉTICA: AS IMAGENS DE MORAR NO PINTEREST
IMAGETIC IDENTITY: THE IMAGES OF HOME ON PINTEREST
Juliana Queiroz Menezes (UFRJ); Cristiane Rose Duarte (UFRJ)
BREVE GENEALOGIA DA CURADORIA DE ARTE: SENTIDOS E PRÁTICAS EM DISPUTA
BRIEF GENEALOGY OF ART CURATING: MEANINGS AND PRACTICES IN DISPUTE
Beatriz Morgado de Queiroz (UFRJ)
ANTROPOFAGIA RUMINANTE: A GASTRONOMIA VISUAL DE ESTÔMAGO NO CINEMA LITERÁRIO
ANTHROPOPHAGIC RUMINANT: THE VISUAL GASTRONOMY OF ESTOMAGO – A GASTRONOMIC STORY IN THE LITERARY CINEMA
Augusto Rodrigues da Silva Junior (UnB); Lemuel da Cruz Gandara (UnB-IFG)
PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS BRASILEIROS DA DÉCADA DE 1970: NOTAS PRELIMINARES
BRAZILIAN AUDIOVISUAL PRODUCTION OF THE 1970s: PRELIMINARY NOTES
Rosane Andrade de Carvalho (UFG)
ACUSAÇÃO COMO ESTRATÉGIA: MAREPE E MARTINHO PATRÍCIO ENTRE O REGIONAL E O CONTEMPORÂNEO
LABEL AS A STRATEGY: MAREPE AND MARTINHO PATRÍCIO BETWEEN REGIONAL AND CONTEMPORARY
Pedro Ernesto Freitas Lima (UnB)
UMA CURADORIA IMPERFEITA DE ARTISTAS LATINO AMERICANOS: GÊNERO, RAÇA, CLASSE SOCIAL, IDENTIDADES E POÉTICAS
AN IMPERFECT CURATORSHIP OF LATIN AMERICAN ARTISTS: GENDER, RACE, SOCIAL CLASS, IDENTITIES AND POETICS
André Ricardo Marcelino (UNIRIO)
IMAGENS MÉDICAS: ILUSTRAÇÕES (IM)PRECISAS?
MEDICAL IMAGES: (IM)PRECISE ILLUSTRATIONS?
Juçara de Souza Nassau (UFG)
INTERVENÇÕES URBANAS NA OBRA DE CILDO MEIRELES
URBAN INTERVENTIONS IN CILDO MEIRELES’ BODY OF WORK
Fernanda Werneck Côrtes (UnB)
ENTRE ANATOMIAS E HIBRIDISMOS: EXCESSOS E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM ARTES VISUAIS
BETWEEN ANATOMIES AND HYBRIDISM: EXCESS AND MEANING PRODUCTION IN VISUAL ARTS
Lutiere Dalla Valle (UFSM)
CONTINUUM PERFORMATIVO: PRINCÍPIO E PRÁTICA DESDE O DIÁLOGO COM A OBRA DE TRÊS ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS
PERFORMATIVE CONTINUUM: PRINCIPLE AND PRACTICE SINCE THE DIALOGUE WITH THE WORK OF THREE CONTEMPORARY ARTISTS
Leonardo Luigi Perotto (UB - Espanha)
PRODUÇÃO DE ESPAÇOS TRIDIMENSIONAIS EM ARTE: PRINCÍPIOS DA CONCEPÇÃO ESPACIAL NA OBRA DE HÉLIO OITICICA
PRODUCTION OF THREE-DIMENSIONAL SPACES IN ART: PRINCIPLES OF SPATIAL CONCEPTION IN HÉLIO OITICICA’S ART WORK
Paulo Arthur Silva Aleixo (UFG); Eline Maria Mora Pereira Caixeta (UFG)
HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA: ALÉM DAS RAÍZES
HISTORY OF BRAZILIAN ART: BEYOND THE ROOTS
Ana Lucia Oliveira Vilela (UFG)
AS MÚLTIPLAS VISUALIDADES DO SUJEITO CEGO
THE MULTIPLE VISUALITIES OF THE BLIND SUBJECT
Regivânia Almeida Moreira Lima (UNEB); Lucicleide Miranda Gonçalves Jatobá (UNEB)
EIXO B - POÉTICAS VISUAIS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO
ENTRE AS AFETIVIDADES E AS MATERIALIDADES DA COSTURA
BETWEEN THE AFFECTIONS AND THE MATERIALITY OF THE SEWING
Eliane Maria Chaud (UFG)
E BARTOLOMEU BOCOENO DA SILVA RECONTA A HISTÓRIA GOIANA
AND BARTOLOMEU BOCOENO DA SILVA RECOUNTS THE HISTORY OF GOIÁS
Lígia Maria de Carvalho (UFG)
CAMINHAR, UM MÉTODO POÉTICO (BRASÍLIA)
WALKING, A POETIC METHOD (BRASÍLIA)
Tatiana Vieira Terra (UnB); Karina Dias (UnB)
UM CAÇADOR DE BORBOLETAS NA CIDADE DE PRAGA: PENSANDO SOBRE A TEMPORALIDADE DOS MONUMENTOS EM ESPAÇO PÚBLICO
A BUTTERFLY HUNTER ON THE PRAHA CITY: THINKING ABOUT THE TEMPORALITY OF MONUMENTS IN PUBLIC SPACE
Rubens Pileggi da Silva Sá (UFG)
QUE HORAS SÃO NO RELÓGIO DE PERNALONGA?
WHAT TIME IS ON THE BUGS BUNNY’S CLOCK?
Odinaldo da Costa Silva (UFG)
CORPO, PERFORMANCE, TECIDO ACROBÁTICO E IDENTIDADE DE GÊNERO NA OBRA DO COLETIVO ACROGENERIS
BODY, PERFORMANCE, ACROBATIC SILKS AND GENDER IDENTITY IN THE ACROGENERIS COLLECTIVE WORK
Alessandro Moisés da Costa (UERJ); Camila Wielmowicki Uchoa (PUC-RJ)
SUDACAS – CORPOS INSURGENTES: CARTOGRANDO CORPOS TRANS COM A CÂMERA POR UMA ARTE POLÍTICA
SUDACAS - INSURGING BODIES: CARTOGRATING TRANS BODIES WITH THE CAMERA FOR A POLITICAL ART
Janayna Medeiros Pinto Santana (UFG); Rosa Maria Berardo (UFG)
MAMANGAVA MULHER: VOOS ENTRE ARTE, CIÊNCIA E FEMINISMO
MAMANGAVA WOMAN: FLIGHTS BETWEEN ART, SCIENCE AND FEMINISM
Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues (UFG); Debora Taiane Oliveira Alves (UFG)
MULHER SOBRE TORNO: A GIRA DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO
WOMAN ON LATHE: THE WHEELS OF GENDER REPRESENTATIONS
Ana Reis Nascimento (UnB-UFG)
O LIVRO DAS MANCHAS ESPELHADAS
THE BOOK OF THE STAINS MIRROREDS
Adriana Aparecida Mendonça (PUC-GO)
EM MANUTENÇÃO: UMA INSTALAÇÃO DE ARTE COMPUTACIONAL SOBRE A AUSÊNCIA DO FIM
EM MANUTENÇÃO: AN INSTALLATION OF COMPUTATIONAL ART ABOUT NOT AN END
Elias do Nascimento Melo Filho (UnB)
“TOM, TOM, THE PIPER'S SON”: OS RASTROS DE LUZ DE UM FILME DE 1905
“TOM, TOM, THE PIPER'S SON”: THE TRACES OF LIGHT OF A 1905'S FILM
Arthur Ribeiro Frazão (UFRJ)
POÉTICAS ANIMADAS QUE CONSTROEM A REGIÃO
ANIMATED POETICS BUILDING A REGION
Dustan Oeven Gontijo Neiva (UFG)
UM CURTAFORISMO CHAMADO DEUS
A SHORT-FILM APHORISM CALLED GOD
Léo Pimentel Souto (UFG); Edgar Franco (UFG); Luiz Carlos Ferreira da Silva (UFG)
PRIMORDIAL: NARRATIVA VISIONÁRIA DERIVADA DE AYAHUASCA
PRIMORDIAL: VISIONARY NARRATIVE DERIVED FROM AYAHUASCA
Matheus Moura Silva (UFG)
AS POSSIBILIDADES DE UM HIBRIDISMO ENTRE LINGUAGENS ARTÍSTICAS
THE POSSIBILITIES OF A HIBRIDISM BETWEEN ARTISTIC LANGUAGES
Wallace José de Oliveira Freitas (UFG)
RELAÇÕES ENTRE ESPACIALIDADE E TEMPORALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ABSTRATOS
RELATIONSHIPS BETWEEN SPATIALITY AND TEMPORALITY IN THE CONSTRUCTION OF ABSTRACT COMICS
Guilherme Lima Bruno E Silveira (UFG / IFPR)
POSTHUMAN TANTRA: FIGURINOS E ESTÉTICA CIBERGÓTICA
POSTHUMAN TANTRA: COSTUMES AND CYBERGOTHIC AESTHETICS
Edgar Franco (UFG); Luiz Carlos Ferreira da Silva (UFG)
LADY VÍBORA – PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM AUTOBIOGRÁFICA PARA CRIAÇÃO DE GRAVURAZINE
LADY VÍBORA - AUTOBIOGRAPHIC CHARACTER CONSTRUCTION PROCESS FOR GRAVURAZINE CREATION
Ilda Aparecida Ribeiro De Santa Fé (UFG)
A VÍDEO-PERFORMANCE COMO IMAGEM AUTÔMATA
THE VIDEOPERFORMANCE AS AUTOMATON PICTURE
Wayner Tristão Gonçalves (UNIVASF)
JANELAS SONORAS: UMA INTERVENÇÃO SONORA NA CIDADE
SOUND WINDOWS: A SOUND INTERVENTION IN THE CITY
Thais Rodrigues Oliveira (UFG-UEG); Sainy Coelho Borges Veloso (UFG)
O BALANÇAR DO MANTO
THE SWINGING OF THE MANTLE
Sofia Gentil Mussolin (UFRJ)
IMAGEM E SENSAÇÃO: AS DISTINTAS MATERIALIDADES DA FOTOGRAFIA BRASILEIRA ENTRE OS ANOS 1990 A 2000
IMAGE AND FEEL: THE DIFFERENT MATERIALITIES OF BRAZILIAN PHOTOGRAPH BETWEEN THE YEARS 1990 TO 2000
Deborah Roberta Nuñez Nascimento Lopes (UFRJ)
O “RODEIO” COMO MÉTODO NA PRODUÇÃO DE FOTOGRAFIAS: IMAGENS QUE DRIBLAM A AÇÃO DO DISPOSITIVO
THE "RODEIO" AS A METHOD FOR THE PRODUCTION OF PHOTOGRAPHS: WHEN THE IMAGES DRIBBLES THE PHOTOGRAPHIC DEVICE
Denise Conceição Ferraz de Camargo (UnB)
DESLOCAMENTO, ENTROPIA E FOTOGRAFIA: REFLEXÕES A CERCA DE “DISPONÍVEIS”
DISPLACEMENT, ENTROPY AND PHOTOGRAPHY: REFLECTION UPON "AVAILABILITIES"
Pedro Emmanuel Assis Lara Lacerda (UnB)
EIXO C - CULTURAS DA IMAGEM E PROCESSOS DE MEDIAÇÃO
FABRICAÇÕES DO COTIDIANO: ESTÉTICA E VISUALIDADE NOS/DOS GRAFITOS DE BANHEIRO
FABRICATIONS OF EVERYDAY LIFE: AESTHETICS AND VISUALITY IN/OF RESTROOM GRAFFITI
Ana Paula Aparecida Caixeta (UnB); Luiz Carlos Pinheiro Ferreira (UnB)
VISUALIDADES EM EXTENSÃO: O IMAGINÁRIO POPULAR NA VERSÃO COSPLAY
VISUALITIES IN EXTENSION: THE POPULAR IMAGINARY IN THE COSPLAY
Elenilce Soares Mourão (IFECTP)
CULTURA VISUAL, CAMINHADAS EXPLORATÓRIAS, OBSERVAÇÃO DIRETA E FOTOGRAFIA COMO SUPERFÍCIES SIGNIFICATIVAS
VISUAL CULTURE, EXPLORATORY WALKS, DIRECT OBSERVATION AND PHOTOGRAPHY AS SIGNIFICANT SURFACES
Gledson Rodrigues do Nascimento (UFG)
CULTURA VISUAL E MEDIAÇÃO INTERCULTURAL: CONCEITOS, ENTRECRUZAMENTOS E EXPERIÊNCIAS
VISUAL CULTURE AND INTERCULTURAL MEDIATION: CONCEPTS, CONNECTIONS AND EXPERIENCES
Nicolas Andres Gualtieri (UFG)
CONFIGURAÇÕES DE UM FUTURO DOCENTE - NARRATIVAS, IMAGENS E CULTURA VISUAL
SETTING UP A TEACHER FUTURE - NARRATIVES, IMAGES AND VISUAL CULTURE
Rogério Justino Flori
“SEGREDOS.1”: PROCESSOS DE CRIAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E QUESTÕES DE GÊNERO
“SEGREDOS.1”: CREATION PROCESSES, TEACHING TRAINING AND GENDER ISSUES
Luciana Borre (UFPE)
PRINCESAS NA TIMELINE: A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO DAS PRINCESAS DISNEY NA INTERNET
PRINCESSES IN TIMELINE: THE GENDER REPRESENTATION OF DISNEY PRINCESSES ON THE INTERNET
Patrícia Quitero Rosenzweig (UFG); Ana Carolina Rocha Lisita (UnB); Rosa Maria Berardo (UFG)
(IN)VISIBILIDADES FEMININAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ARTE
FEMALE (IN)VISIBILITIES IN ART TEACHING TEXTBOOKS
Andréa Alcântara Almeida Amorim (UFG); Carla Luzia de Abreu (UFG)
REFLEXÕES SOBRE FEMINISMO, TEORIA QUEER E ARTE PÓS-MODERNA: LAMBE-LAMBES DE MARIA ZEFERINA E DINHO ARAÚJO EM SÃO LUÍS/MA
REFLECTIONS ON FEMINISM, QUEER THEORY AND POST-MODERN ART: MARIA ZEFERINA AND DINHO ARAÚJO GLUED-ON STREET POSTERS IN SÃO LUÍS/MA
Pablo Petit Passos Sérvio (UFMA); Renata Sousa Queiroz (UFMA)
CULTURA VISUAL, GÊNERO E PODER: A ESTEREOTIPAÇÃO DO CORPO FEMININO NO JOGO SMITE
VISUAL CULTURE, GENDER, SEXUALITY AND POWER: THE STEREOTYPE OF THE FEMALE BODY IN THE GAME SMITE
César Eduardo da Silva Pereira (UFG); Carla Luzia de Abreu (UFG)
“MODOS DE SER MULHER” NO PERÍODO MENSTRUAL: A PEDAGOGIA DO CORPO ATRAVÉS DE IMAGENS PUBLICITÁRIAS
"WAYS OF BEING WOMEN" IN MENSTRUAL PERIOD: THE BODY'S PEDAGOGY THROUGH ADVERTISING IMAGES
Lana de Araújo Gomides (UFG)
GÊNERO E RACISMO: CULTURA VISUAL E ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
GENDER AND RACISM: VISUAL CULTURE AND ART IN THE YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL
Edvandro Luise Sombrio de Souza (CPII)
NARRATIVAS DESCONFORMES: IDENTIDADES DISSIDENTES E O CONTEXTO EDUCACIONAL
NONCONFORMIST NARRATIVES: THE DISSIDENT IDENTITIES AND THE EDUCATIONAL CONTEXT
Carla Luzia de Abreu (UFG); Ítalo Augusto de Castro (UFG)
CREWS DE MULHERES E O ENSINO DE ARTES VISUAIS NO BRASIL – POR ENTRE HISTÓRIAS DE VIDA E DA ARTE
CREWS OF WOMEN AND THE TEACHING OF VISUAL ARTS IN BRAZIL - BETWEEN LIFE STORIES AND ART STORIES.
Antonia Camila Alves Moreira (UFG)
“MINHA AVÓ FOI PEGA NO LAÇO”: A QUESTÃO DA MULHER INDÍGENA A PARTIR DE UM OLHAR FEMINISTA
“MINHA AVÓ FOI PEGA NO LAÇO": THE QUESTION OF INDIGENOUS WOMEN FROM A FEMINIST STANDPOINT
Mirna P. Marinho da Silva Anaquiri (UFG)
A MULHER NEGRA NA OBRA DE ROSANA PAULINO: OFICINA DE ARTES VISUAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
THE BLACK WOMAN IN THE WORK OF ROSANA PAULINO: OFFICE OF VISUAL ARTS AND AFRO-BRAZILIAN CULTURE
Karyna Barbosa Novais (UFG)
OS CAMINHOS QUE SE CONECTAM: OS CAMINHOS COMO ARTEFATOS ENTRE OS TAPIRAPÉ
THE WAYS THAT CONNECT: THE WAYS AS ARTIFACTS BETWEEN THE TAPIRAPE
Vandimar Marques Damas (UFRJ/SEDUCE)
MOBILIDADES DO CORPO E DO OLHAR
GAZE AND BODY MOBILITIES
Alessandra Araújo de Brito (UFG)
INGAIOLA: RELATO, ANTES DO ESQUECIMENTO, DE UMA ABORDAGEM HÍBRIDA DO CORPO
INGAIOLA: REPORT, BEFORE THE FOREGOING, OF A HYBRID APPROACH TO THE BODY
Gleydson Silva Moreira (UFC); Antonio Wellington de Oliveira Júnior (UFC)
BALLET CLÁSSICO: CAMINHOS HISTÓRICOS E A DOCILIDADE DE CORPOS PARA CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA DE SEU IDEAL DE PERFEIÇÃO
CLASSICAL BALLET: HISTORICAL PATHS AND THE DOCILITY BODIES FOR THE IMAGETIC CONSTRUCTION OF THEIR PERFECTION IDEAL
Henrique Camargo (UFG)
CORPO NEGRO E PODER EM SOMBRAS DO TEMPO
BLACK BODIES AND POWER IN SOMBRAS DO TEMPO
Lara Lima Satler (UFG); Emilly César Almeida (UFG)
“QUEREMOS MOSTRAR...”: UMA CRIAÇÃO COLABORATIVA DE NARRATIVA(S) EXPOGRÁFICA PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
"WE WANT TO SHOW...": A COLABORATIVE CREATION OF EXPOGRAPHIC NARRATIVE(S) FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS
Larissa Isidoro Serradela (UFG); Nivaldo Aureliano Léo Neto (UEB)
PROCESSOS CRIATIVOS COMO PESQUISADORA E ARTISTA DA ARTE TÊXTIL
CREATIVE PROCESSES AS A RESEARCHER AND ARTIST OF TEXTILE ART
Itandehuy Castañeda Demesa (UFG)
RASTROS DO ENSINO DO DESENHO PARA ARTISTAS E ARTÍFICES NO BRASIL DO SÉCULO XIX
THE DRAWING TEACHING TRANCES FOR ARTISTS AND ARTIFICERS IN BRAZIL IN THE 19TH CENTURY
Alexandre José Guimarães (IFG)
MÚTIPLOS ESTEREÓTIPOS: ADOÇÃO, RECONSTRUÇÃO, ANULAÇÃO
MULTIPLE STEREOTYPES: ADOPTION, RECONSTRUCTION, CANCELLATION.
Helga Valéria de Lima Souza (UnB)
FACULDADE DE ARTES VISUAIS DA UFG: HISTÓRIA RELATADA A PARTIR DO ACERVO PESSOAL DE ORLANDO FERREIRA DE CASTRO
FACULTY OF VISUAL ARTS AT THE UFG: HISTORY REPORTED FROM THE PERSONAL COLLECTION OF ORLANDO FERREIRA DE CASTRO
Patrícia Bueno Godoy (UFG); Anahy Mendonça Jorge (UFG); Eliane Maria Chaud (UFG)
PESQUISA DE CAMPO: CONTRA NARRATIVAS E MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS – UM OLHAR SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
FIELD RESEARCH: COUNTER NARRATIVES AND MIGRATORY MOVEMENTS - A LOOK AT TEACHING TRAINING
Angélica Rodrigues Lima (UFG)
AS ARPILLERAS E A REFLEXÃO SOBRE OS SUJEITOS EM NARRATIVAS POÉTICO-VISUAIS
THE ARPILLERAS AND THE REFLECTION ON THE SUBJECTS IN VISUAL-POETIC NARRATIVES
Jossier Sales Boleão (UEG)
TESTANDO O WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE COLETA EM PESQUISA A/R/TOGRÁFICA
TESTING WHATSAPP AS AN INSTRUMENT OF COLLECTION IN A/R/TOGRAPHIC RESEARCH
Allex Rodrigo Medrado Araújo (UnB / IFB)
RASTROS DA SENZALA NOS MEMES DE INTERNET
SENZALA TRAILS IN THE MEMES OF THE INTERNET
Clícia Coelho (UNIFAP / UFG); Bruno Marcelo S. Costa (UNAMA)
LOS MEDIALAB: MEDIACIÓN SOCIAL EN LOS DIÁLOGOS ARTE, CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD
THE MEDIALAB: SOCIAL MEDIATION IN DIALOGS ART, SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY
Raquel Caerols Mateo (UFV, Espanha)
OUTROS FAZEDORES E A DÁDIVA DE MARCEL MAUSS NA REALIZAÇÃO CINEMATOGRÁFICA SOLIDÁRIA
OTHER FILMMAKERS AND THE GIFT OF MARCEL MAUSS IN THE SOLIDARY CINEMATOGRAPHIC REALIZATION
Paulo Passos de Oliveira (UFG); Renato Cirino (UFG)
AS IMAGÉTICAS DO CORPO E A ESCOLA: CRIAÇÕES COTIDIANAS
THE IMAGECTICS OF THE BODY AND THE SCHOOL: EVERYDAY LIFES CREATIONS
Victor Junger (UERJ); Bianca de Menezes C. da Silva (UERJ); Breno Felipe A. O. Gomes (UERJ)
SENSIBILIDADE E EXPERIÊNCIA NAS VISUALIDADES NA ESCOLA
SENSITIVITY AND EXPERIENCE IN VISUALITIES IN SCHOOL
Adriane Camilo Costa (UFG)
DA TEORIA À PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO: RELATOS DE SALA DE AULA
FROM THEORY TO DOCUMENTARY PRODUCTION: CLASSROOM REPORTS
Alliny Maia Siqueira de Carvalho (UFG)
ARTICULAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL E A PEDAGOGIA CRÍTICA NA ESCOLA: APONTAMENTOS PRÁTICOS
ARTICULATIONS BETWEEN VISUAL CULTURE EDUCATION AND CRITICAL PEDAGOGY AT SCHOOL: PRACTICAL APPOINTMENTS
Ana Paula Vasconcellos Moreira (UNB)
TÁ DE LACOSTE! ESCOLA E INVENÇÃO
THEY ARE IN LACOSTE: SCHOOL AND INVENTION
Pâmela Souza da Silva (UERJ); Daniel S. Lopes (UERJ); Rodrigo Torres do Nascimento (UERJ)
VISUALIDADES DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NOS COTIDIANOS ESCOLARES
VISUALITIES OF GENDER VIOLENCE IN SCHOOL’S ENVIRONMENT
Hélida Costa Coelho (UFG)
PROCESSOS INVESTIGATIVOS PARA COMPREENDER ‘COMO AS IMAGENS FUNCIONAM’ EM NOSSO CAMPO DE ATIVIDADE DOCENTE
INVESTIGATIVE PROCESSES USED TO COMPREHEND 'HOW IMAGES WORK' IN OUR TEACHER TRAINING ACTIVITY
Valéria Fabiane B. F. Cabral
VIOLÊNCIA NA ESCOLA: PESQUISA EM UM PROJETO PEDAGÓGICO- “ESQUADRÃO SOU DO BEM”
VIOLENCE IN SCHOOL: RESEARCH IN A PEDAGOGICAL PROJECT- “ESQUADRÃO SOU DO BEM’
Fátima Sueli Oliveira dos Santos (UFG); Jocivannia Maria Nobre (SEED / GEA)
O CINEMA NO ESPAÇO ESCOLAR: IR ALÉM DO SIMPLES OLHAR PARA AS NARRATIVAS FÍLMICAS
THE CINEMA IN SCHOOL SPACE: BEYOND THE SIMPLE LOOK AT THE FILM NARRATIVES
Mariete Taschetto Uberti (UFSM); Lutiere Dalla Valle (UFSM)
CONVERSACIONES HIPERVISUALES: TECNOLOGÍA SOCIAL PARA LA EDUCACIÓN POR MEDIO DE CULTURAS VISUALES?
HIPERVISUAL CONVERSATIONS: SOCIAL TECHNOLOGY FOR EDUCATION THROUGH VISUAL CULTURES
Juan Sebastián Ospina Álvarez (UC - Colômbia)
QUAL O LUGAR DAS PRÁTICAS CULTURAIS NO ENSINO EM ARTE?
WHAT IS THE PLACE OF CULTURAL PRACTICES IN TEACHING IN ART?
Nayara Joyse Silva Monteles (UFG)
OLHO D’ÁGUA: ARTE CONTEMPORÂNEA NA ESCOLA
OLHO D’ÁGUA: CONTEMPORARY ART AT SCHOOL
Rachel de Sousa Vianna (UEMG); Ana Carolina Neves (UEMG); Juan Grifone (UEMG)
DESENHO COMO CHAVE DE IGNIÇÃO CULTURAL? ENSINAR, FAZER E INVENTAR NA AMAZÔNIA
DRAWING AS A KEY TO CULTURAL IGNITION: TEACHING, MAKING AND INVENTING IN THE AMAZON
Ronne Franklim Dias (UFG)
VER/EXPERIENCIAR/SENTIR: ARTE CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
SEE/EXPERIENCE/FEEL: CONTEMPORARY ART IN RURAL EDUCATION
Hertha Tatiely Silva (UFT / UFG)
HEROIN CHIC E GERAÇÃO X: PISTAS PARA A GÊNESE DE UMA IDENTIDADE CULTURAL PÓS-MODERNA
HEROIN CHIC AND GENERATION X: CLUES FOR THE RISING OF AN POSTMODERN CULTURAL IDENTITY
Daniela Alves Marques (UFG)
REVOADA EM CORES: PROCESSOS DE CRIAÇÃO E EXPRESSÃO SIMBÓLICA DA REALIDADE VIVIDA NAS AULAS DE ARTES VISUAIS
COLORED FLOCK: CREATION PROCESSES AND SYMBOLIC EXPRESSION OF REALITY LIVED IN VISUAL ARTS CLASSES
Cristiane Machado Corrêa Ferreira (UFPA)
ATELIÊ DE GRAVURA: LUGAR DE “FABRICAÇÕES E ACIDENTES VISUAIS” PARA PRÁTICAS ARTÍSTICAS, PESQUISA E ENSINO COM ARTE
ENGRAVING ATELIER: A PLACE OF "FABRICATIONS AND VISUAL ACCI-DENTS" FOR ARTISTIC PRACTICES, RESEARCH AND EDUCATION WITH ART
Cristiano Lemes Carvalho (UFG)
PROFESSORES DE ARTES E O AUDIOVISUAL: FORMAÇÃO E ESTÉTICA
TEACHERS OF THE ARTS AND THE AUDIOVISUAL: FORMATION AND AESTHETICS
Jamila Guimarães (UNIRIO); Adriana Hoffmann Fernandes (UNIRIO)
PINTANDO COM AS MÃOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ARTE EM EDUCAÇÃO
FINGER PAINTING: EXPERIENCE IN ART EDUCATION
Ricardo de Pellegrin (UNOCHAPECÓ)
TRABALHANDO COM IMAGENS – TRAJETÓRIAS (AUTO)BIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA
WORKING WITH IMAGES - (AUTO) BIOGRAPHICAL PATH IN CONTINUED TRAINING
Mariana Magri Rodrigues (UFG)
A FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DE ARTE-EDUCADORES: SOBRE AS HISTÓRIAS QUE PRECISAMOS CONTAR PARA VOCÊ
THE DISTANCE FORMATION OF ART-EDUCATORS: ABOUT THE STORIES THAT WE NEED TO TELL YOU
Lilian Ucker Perotto (UFG)
CORPO, CIDADE E IMAGENS: INVESTIGANDO CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO EM ARTE
BODY, CITY AND IMAGES: INVESTIGAITING PATHS TO ART EDUCATION
Pedro Simon G. Araújo (UFG)
REBELLIUM COLETIVA: ROTAS SINUOSAS
REBELLIUM COLLECTIVE: SINUOUS ROUTES
Alda Alexandre (UFG); Carolina Brandão Piva (UFG); Christiane Cavalcante Frauzino (CUI)
GLÓRIA COBERTA DE SANGUE: O CINEMA DO GÊNERO GUERRA E A RESSIGNIFICAÇÃO DO PAPEL DOS ESTADOS UNIDOS EM CONFLITOS
LORY COVERED BLOOD: THE CINEMA OF GENRE WAR AND THE RESSIGNIFICATION OF THE ROLE OF THE UNITED STATES IN CONFLICTS
Maurineide Alves da Silva (UEG)
EIXO D: CULTURA VISUAL, EDUCACIÓN Y CONSTRUCCIÓN DE IDENTIDAD
A CRIAÇÃO E A PRODUÇÃO DE IMAGENS NOS CONTEXTOS ESCOLARES DO SÉCULO XXI
THE CREATION AND THE PRODUCTION OF IMAGES IN SCHOOL CONTEXTS ON 21Th CENTURY
Rosana de Castro (UnB)
“MENOS CUNHA, MAIS CONHA”: ECOS DE UMA LUTA HISTÓRICA-SOCIAL
“MENOS CUNHA, MAIS CONHA”: ECHOES OF A HISTORICAL-SOCIAL FIGHT
Maurício Fernando Schneider Kist (UFG); Leda Maria de Barros Guimarães (UFG)
A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORAS DE ARTES VISUAIS E AS IMPLICAÇÕES DOS ARTEFATOS VISUAIS EM SUAS PRÁTICAS
THE IDENTITY TRAINING OF VISUAL ARTS TEACHERS AND THE IMPLICATIONS OF VISUAL ARTS IN THEIR PRACTICES
Alessandra Gurgel Pontes (UFPEL)
NARRATIVAS VISUAIS
FANZINE IKÚ: HISTÓRIAS DENTRO DA HISTÓRIA
FANZINE IKÚ: HISTORIES WITHIN THE HISTORY
Adriana Aparecida Mendonça (PUC-GO)
“SENTI-SE”: UM INVENTÁRIO DE SOFÁS ABANDONADOS NO ESPAÇO URBANO
“SENTI-SE”: AN INVENTORY OF ABANDONED SOFAS IN URBAN SPACE
Ana Rita Vidica (UFG)
ENCONTRO
MEETING
Dustan Oeven Gontijo Neiva (UFG; Hélida Costa Coelho (UFG)
ENTRELAÇANDO IMAGENS: ARTE E CAMPO SOCIAL EM TEMPOS ADVERSOS
TRANSFERRING IMAGES: ART AND SOCIAL FIELD IN ADVERSE TIMES
Claudia Zanatta (UFRGS); Cerise Gomes (UFRGS); Márcia Braga (UFRGS)
GOLPE COMO DISSOLUÇÃO
THE COUP AS DISSOLUTION
Denise Conceição Ferraz de Camargo (UnB)
SIMULACRO: O ESPETÁCULO COMO REALIDADE
SIMULACRUM: THE SPECTACLE AS A REALITY
Indyanelle Marçal Garcia Di Calaça (UFG); Henrique Camargo (UFG)
TERRITÓRIO SENEGAMBIA
SENEGAMBIA’S TERRITORY
Edvandro Luise Sombrio de Souza (CPII)
L.A.R. Narrativa Visual
L.A.R. Visual Narrative
Valdemir de Oliveira (UEA)
NO MEU CORPO
IN MY BODY
Naira Rosana Dias da Silva (UFG); Andréa Alcântara Almeida Amorim (UFG)
SUDACAS – CORPOS INSURGENTES
SUDACAS - INSURGING BODIES
Janayna Medeiros Pinto Santana (UFG)
FANTASY BIRTH MEMORY: NARRATIVA EM VIDEO DE MEMÓRIAS FOTOGRÁFICAS E SONORAS
FANTASY BIRTH MEMORY: VIDEO NARRATIVE OF PHOTOGRAPHIC AND SOUND MEMORIES
Clarissa M. Borges (UFU)