2018. II SIPACV

 

v. 2 (2018): Anais do II Seminário Internacional de Pesquisa
em Arte e Cultura Visual

 

Fabricações e Acidentes Visuais

Entre as fabricações, quantas vezes emergem os acidentes: aqueles eventos inesperados, que irrompem em meio às rotinas, ao previsível, mudando direções, alterando os tempos, redesenhando os mapas?

Realizado entre os dias 4, 5 e 6 de setembro de 2018, a proposta do II SIPACV foi pensar os discursos e as políticas de imagens intrínsecas, entendidas, estas, como articulações entre o que é produzido, visto, pensado, sentido e dito, fora dos processos naturalizados (e por isso não questionados) nos quais se compactam informações e se organizam as construções visuais cotidianas do social.

>> Programação Completa

 

>> ANAIS COMPLETOS

 

CAPA
FOLHA DE ROSTO
FICHA CATALOGRÁFICA
EXPEDIENTE
COMISSÃO ORGANIZADORA
COMITÊ CIENTÍFICO
APRESENTAÇÃO

 

>> TEXTO DE ABERTURA:
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO VISUAL DO PROTESTO NO ESPAÇO PÚBLICO ATRAVÉS DE HANNA ARENDT

Dra. Montserrat Rifà-Vall
(Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha)

 

 Como citar: 

ABREU, C. L. de (Org). Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia, GO: UFG/Núcleo Editorial FAV, 2018. 

ISSN 2595-8992.

II SIPACV

 

>> COMUNICAÇÕES

EIXO A - IMAGEM, CULTURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO

EIXO B - POÉTICAS VISUAIS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO

EIXO C - CULTURAS DA IMAGEM E PROCESSOS DE MEDIAÇÃO

EIXO D - CULTURA VISUAL, EDUCACIÓN Y CONSTRUCCIÓN DE IDENTIDAD

NARRATIVAS VISUAIS

 

EIXO A - IMAGEM, CULTURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO

CENTRAL DO BRASIL E A DIREÇÃO DE ARTE COMO ENCENAÇÃO
CENTRAL STATION AND PRODUCTION DESIGN AS MISE-EN-SCÈNE

Benedito Ferreira dos Santos Neto (UFG)

 

UM CORPO PARA UMA IMAGEM: O IMPASSE NA COMPRA DA PERFORMANCE REFUS, DE MAURÍCIO IANÊS
A BODY FOR AN IMAGE: THE IMPASSE IN THE PURCHASE OF PERFORMANCE REFUS, BY MAURICIO IANÊS

Bianca Andrade Tinoco (UnB)

 

AINDA A LAMENTAR: UMA BIOGRAFIA
STILL TO LAMENT: A BIOGRAPHY POSSIBLE

Rosa Amélia Barbosa (UTFPR)

 

IMAGENS DO CORPO DA NADADORA
IMAGES OF THE OLYMPIC SWIMMER'S BODY

Rosangela Soares Campos (IFECTG); Rita Morais De Andrade (UFG)

 

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA E OS SENTIDOS PRODUZIDOS PELO PÚBLICO: O CORPO COMO LÓCUS DE POSICIONAMENTO POLÍTICO E ESTÉTICO
ART INSTALLATION AND MEANINGS PRODUCED BY THE PUBLIC: THE BODY AS LOCUS OF AESTHETIC AND POLITICAL POINT OF VIEW

Adriana Vaz (UFPR); Rossano Silva (UFPR)

 

O TEMPO E A CRIAÇÃO NA RELAÇÃO DE JOVENS COM OS DESENHOS ANIMADOS
TIME AND CREATION IN THE RELATIONSHIP OF YOUNG PEOPLE WITH “CARTOONS”

Érika Lourenço De Menezes (CPII)

 

FABRICAÇÕES PARA UM PASSADO COLECIONADO: O POPULAR COLONIAL NA COLEÇÃO DE ABELARDO RODRIGUES
FABRICATIONS FOR A COLLECTED PAST: THE POPULAR COLONIAL IN ABELARDO RODRIGUES' COLLECTION

Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (UnB)

 

O I SALÃO GLOBAL DA PRIMAVERA – BRASÍLIA - 1973
FIRST SPRING’S GLOBAL COMPETITIVE ART FAIR – BRASÍLIA – 1973

Aguinaldo Coelho

EXPANSÕES DE LINGUAGENS E CONTAMINAÇÕES DE SENTIDOS BORDADOS NA FOTOGRAFIA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA
EXPANSION OF LANGUAGES AND CONTAMINATIONS OF SENSE EMBROIDERED IN CONTEMPORARY ARTISTIC PHOTOGRAPHY

Júlia Mariano Ferreira (UEG); Halanda Sabrina de Souza Andreto (UEG); Karen Yohanna Godinho

 

O ESQUECIMENTO DA PERFORMANCE: “SEM TÍTULO” (1985?) DE HAMILTON VIANA GALVÃO NO MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL
THE FORGETNESS OF PERFORMANCE: "UNTITLED" (1985?) OF HAMILTON VIANA GALVÃO IN RIO GRANDE DO SUL MUSEUM OF ART

Juliana Pereira Sales Caetano

 

AUSÊNCIA E PRESENÇA IDENTITÁRIA - O RITO NA OBRA DE ANTÔNIO OBÁ
ABSENCE AND IDENTITY PRESENCE - THE RITE IN THE WORK OF ANTÔNIO OBÁ

Cinara Barbosa de Sousa (UNB)

 

BONECAS RITXOKO E SUA INDUMENTÁRIA EM MUSEUS: UM BALANÇO DO PROJETO PRESENÇA KARAJÁ
RITXOKO DOLLS AND THEIR DRESS IN MUSEUMS: A BALANCE OF THE KARAJÁ PRESENCE PROJECT

Manuelina Maria Duarte Cândido (ULB-UFG); Rita Morais de Andrade (UFG)

 

FOTOPINTURA E FILTROS DO INSTAGRAM: MODOS DE ENCENAÇÃO DO RETRATO FOTOGRÁFICO

PHOTO PAITING AND INSTAGRAM FILTERS: STAGING MODES OF PHOTOGRAPHIC PICTURE

Ana Rita Vidica (UFG); Rafael Delfino Alves (UFG)

 

IDENTIDADE IMAGÉTICA: AS IMAGENS DE MORAR NO PINTEREST
IMAGETIC IDENTITY: THE IMAGES OF HOME ON PINTEREST

Juliana Queiroz Menezes (UFRJ); Cristiane Rose Duarte (UFRJ)

 

BREVE GENEALOGIA DA CURADORIA DE ARTE: SENTIDOS E PRÁTICAS EM DISPUTA
BRIEF GENEALOGY OF ART CURATING: MEANINGS AND PRACTICES IN DISPUTE

Beatriz Morgado de Queiroz (UFRJ)

 

ANTROPOFAGIA RUMINANTE: A GASTRONOMIA VISUAL DE ESTÔMAGO NO CINEMA LITERÁRIO
ANTHROPOPHAGIC RUMINANT: THE VISUAL GASTRONOMY OF ESTOMAGO – A GASTRONOMIC STORY IN THE LITERARY CINEMA

Augusto Rodrigues da Silva Junior (UnB); Lemuel da Cruz Gandara (UnB-IFG)

 

 

PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS BRASILEIROS DA DÉCADA DE 1970: NOTAS PRELIMINARES
BRAZILIAN AUDIOVISUAL PRODUCTION OF THE 1970s: PRELIMINARY NOTES

Rosane Andrade de Carvalho (UFG)

 

ACUSAÇÃO COMO ESTRATÉGIA: MAREPE E MARTINHO PATRÍCIO ENTRE O REGIONAL E O CONTEMPORÂNEO
LABEL AS A STRATEGY: MAREPE AND MARTINHO PATRÍCIO BETWEEN REGIONAL AND CONTEMPORARY

Pedro Ernesto Freitas Lima (UnB)

 

UMA CURADORIA IMPERFEITA DE ARTISTAS LATINO AMERICANOS: GÊNERO, RAÇA, CLASSE SOCIAL, IDENTIDADES E POÉTICAS
AN IMPERFECT CURATORSHIP OF LATIN AMERICAN ARTISTS: GENDER, RACE, SOCIAL CLASS, IDENTITIES AND POETICS

André Ricardo Marcelino (UNIRIO)

 

IMAGENS MÉDICAS: ILUSTRAÇÕES (IM)PRECISAS?
MEDICAL IMAGES: (IM)PRECISE ILLUSTRATIONS?

Juçara de Souza Nassau (UFG)

 

INTERVENÇÕES URBANAS NA OBRA DE CILDO MEIRELES
URBAN INTERVENTIONS IN CILDO MEIRELES’ BODY OF WORK

Fernanda Werneck Côrtes (UnB)

 

ENTRE ANATOMIAS E HIBRIDISMOS: EXCESSOS E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM ARTES VISUAIS
BETWEEN ANATOMIES AND HYBRIDISM: EXCESS AND MEANING PRODUCTION IN VISUAL ARTS

Lutiere Dalla Valle (UFSM)

 

CONTINUUM PERFORMATIVO: PRINCÍPIO E PRÁTICA DESDE O DIÁLOGO COM A OBRA DE TRÊS ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS
PERFORMATIVE CONTINUUM: PRINCIPLE AND PRACTICE SINCE THE DIALOGUE WITH THE WORK OF THREE CONTEMPORARY ARTISTS

Leonardo Luigi Perotto (UB - Espanha)

 

PRODUÇÃO DE ESPAÇOS TRIDIMENSIONAIS EM ARTE: PRINCÍPIOS DA CONCEPÇÃO ESPACIAL NA OBRA DE HÉLIO OITICICA
PRODUCTION OF THREE-DIMENSIONAL SPACES IN ART: PRINCIPLES OF SPATIAL CONCEPTION IN HÉLIO OITICICA’S ART WORK

Paulo Arthur Silva Aleixo (UFG); Eline Maria Mora Pereira Caixeta (UFG)

 

HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA: ALÉM DAS RAÍZES
HISTORY OF BRAZILIAN ART: BEYOND THE ROOTS

Ana Lucia Oliveira Vilela (UFG)

 

AS MÚLTIPLAS VISUALIDADES DO SUJEITO CEGO
THE MULTIPLE VISUALITIES OF THE BLIND SUBJECT

Regivânia Almeida Moreira Lima (UNEB); Lucicleide Miranda Gonçalves Jatobá (UNEB)

 

EIXO B - POÉTICAS VISUAIS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO

ENTRE AS AFETIVIDADES E AS MATERIALIDADES DA COSTURA
BETWEEN THE AFFECTIONS AND THE MATERIALITY OF THE SEWING

Eliane Maria Chaud (UFG)

 

E BARTOLOMEU BOCOENO DA SILVA RECONTA A HISTÓRIA GOIANA
AND BARTOLOMEU BOCOENO DA SILVA RECOUNTS THE HISTORY OF GOIÁS

Lígia Maria de Carvalho (UFG)

 

CAMINHAR, UM MÉTODO POÉTICO (BRASÍLIA)
WALKING, A POETIC METHOD (BRASÍLIA) 

Tatiana Vieira Terra (UnB); Karina Dias (UnB) 

 

UM CAÇADOR DE BORBOLETAS NA CIDADE DE PRAGA: PENSANDO SOBRE A TEMPORALIDADE DOS MONUMENTOS EM ESPAÇO PÚBLICO
A BUTTERFLY HUNTER ON THE PRAHA CITY: THINKING ABOUT THE TEMPORALITY OF MONUMENTS IN PUBLIC SPACE

Rubens Pileggi da Silva Sá (UFG)

 

QUE HORAS SÃO NO RELÓGIO DE PERNALONGA?
WHAT TIME IS ON THE BUGS BUNNY’S CLOCK? 

Odinaldo da Costa Silva (UFG)

 

CORPO, PERFORMANCE, TECIDO ACROBÁTICO E IDENTIDADE DE GÊNERO NA OBRA DO COLETIVO ACROGENERIS
BODY, PERFORMANCE, ACROBATIC SILKS AND GENDER IDENTITY IN THE ACROGENERIS COLLECTIVE WORK

Alessandro Moisés da Costa (UERJ); Camila Wielmowicki Uchoa (PUC-RJ)

 

SUDACAS – CORPOS INSURGENTES: CARTOGRANDO CORPOS TRANS COM A CÂMERA POR UMA ARTE POLÍTICA
SUDACAS - INSURGING BODIES: CARTOGRATING TRANS BODIES WITH THE CAMERA FOR A POLITICAL ART 

Janayna Medeiros Pinto Santana (UFG); Rosa Maria Berardo (UFG)

 

MAMANGAVA MULHER: VOOS ENTRE ARTE, CIÊNCIA E FEMINISMO
MAMANGAVA WOMAN: FLIGHTS BETWEEN ART, SCIENCE AND FEMINISM 

Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues (UFG); Debora Taiane Oliveira Alves (UFG)

 

MULHER SOBRE TORNO: A GIRA DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO
WOMAN ON LATHE: THE WHEELS OF GENDER REPRESENTATIONS 

Ana Reis Nascimento (UnB-UFG)

 

O LIVRO DAS MANCHAS ESPELHADAS
THE BOOK OF THE STAINS MIRROREDS 

Adriana Aparecida Mendonça (PUC-GO)

 

EM MANUTENÇÃO: UMA INSTALAÇÃO DE ARTE COMPUTACIONAL SOBRE A AUSÊNCIA DO FIM
EM MANUTENÇÃO: AN INSTALLATION OF COMPUTATIONAL ART ABOUT NOT AN END 

Elias do Nascimento Melo Filho (UnB)

 

“TOM, TOM, THE PIPER'S SON”: OS RASTROS DE LUZ DE UM FILME DE 1905
“TOM, TOM, THE PIPER'S SON”: THE TRACES OF LIGHT OF A 1905'S FILM 

Arthur Ribeiro Frazão (UFRJ)

 

POÉTICAS ANIMADAS QUE CONSTROEM A REGIÃO
ANIMATED POETICS BUILDING A REGION 

Dustan Oeven Gontijo Neiva (UFG)

 

UM CURTAFORISMO CHAMADO DEUS
A SHORT-FILM APHORISM CALLED GOD 

Léo Pimentel Souto (UFG); Edgar Franco (UFG); Luiz Carlos Ferreira da Silva (UFG)

 

PRIMORDIAL: NARRATIVA VISIONÁRIA DERIVADA DE AYAHUASCA
PRIMORDIAL: VISIONARY NARRATIVE DERIVED FROM AYAHUASCA

Matheus Moura Silva (UFG)

 

AS POSSIBILIDADES DE UM HIBRIDISMO ENTRE LINGUAGENS ARTÍSTICAS
THE POSSIBILITIES OF A HIBRIDISM BETWEEN ARTISTIC LANGUAGES

Wallace José de Oliveira Freitas (UFG)

 

RELAÇÕES ENTRE ESPACIALIDADE E TEMPORALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ABSTRATOS
RELATIONSHIPS BETWEEN SPATIALITY AND TEMPORALITY IN THE CONSTRUCTION OF ABSTRACT COMICS 

Guilherme Lima Bruno E Silveira (UFG / IFPR)

 

POSTHUMAN TANTRA: FIGURINOS E ESTÉTICA CIBERGÓTICA
POSTHUMAN TANTRA: COSTUMES AND CYBERGOTHIC AESTHETICS 

Edgar Franco (UFG); Luiz Carlos Ferreira da Silva (UFG)

 

LADY VÍBORA – PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM AUTOBIOGRÁFICA PARA CRIAÇÃO DE GRAVURAZINE
LADY VÍBORA - AUTOBIOGRAPHIC CHARACTER CONSTRUCTION PROCESS FOR GRAVURAZINE CREATION 

Ilda Aparecida Ribeiro De Santa Fé (UFG)

 

A VÍDEO-PERFORMANCE COMO IMAGEM AUTÔMATA
THE VIDEOPERFORMANCE AS AUTOMATON PICTURE 

Wayner Tristão Gonçalves (UNIVASF)

 

JANELAS SONORAS: UMA INTERVENÇÃO SONORA NA CIDADE
SOUND WINDOWS: A SOUND INTERVENTION IN THE CITY 

Thais Rodrigues Oliveira (UFG-UEG); Sainy Coelho Borges Veloso (UFG)

 

O BALANÇAR DO MANTO
THE SWINGING OF THE MANTLE 

Sofia Gentil Mussolin (UFRJ)

 

IMAGEM E SENSAÇÃO: AS DISTINTAS MATERIALIDADES DA FOTOGRAFIA BRASILEIRA ENTRE OS ANOS 1990 A 2000
IMAGE AND FEEL: THE DIFFERENT MATERIALITIES OF BRAZILIAN PHOTOGRAPH BETWEEN THE YEARS 1990 TO 2000

Deborah Roberta Nuñez Nascimento Lopes (UFRJ)

 

O “RODEIO” COMO MÉTODO NA PRODUÇÃO DE FOTOGRAFIAS: IMAGENS QUE DRIBLAM A AÇÃO DO DISPOSITIVO
THE "RODEIO" AS A METHOD FOR THE PRODUCTION OF PHOTOGRAPHS: WHEN THE IMAGES DRIBBLES THE PHOTOGRAPHIC DEVICE 

Denise Conceição Ferraz de Camargo (UnB)

 

DESLOCAMENTO, ENTROPIA E FOTOGRAFIA: REFLEXÕES A CERCA DE “DISPONÍVEIS”
DISPLACEMENT, ENTROPY AND PHOTOGRAPHY: REFLECTION UPON "AVAILABILITIES" 

Pedro Emmanuel Assis Lara Lacerda (UnB)

 

EIXO C - CULTURAS DA IMAGEM E PROCESSOS DE MEDIAÇÃO

FABRICAÇÕES DO COTIDIANO: ESTÉTICA E VISUALIDADE NOS/DOS GRAFITOS DE BANHEIRO
FABRICATIONS OF EVERYDAY LIFE:  AESTHETICS AND VISUALITY IN/OF RESTROOM GRAFFITI

Ana Paula Aparecida Caixeta (UnB); Luiz Carlos Pinheiro Ferreira (UnB)

 

VISUALIDADES EM EXTENSÃO: O IMAGINÁRIO POPULAR NA VERSÃO COSPLAY
VISUALITIES IN EXTENSION: THE POPULAR IMAGINARY IN THE COSPLAY

Elenilce Soares Mourão (IFECTP)

 

CULTURA VISUAL, CAMINHADAS EXPLORATÓRIAS, OBSERVAÇÃO DIRETA E FOTOGRAFIA COMO SUPERFÍCIES SIGNIFICATIVAS
VISUAL CULTURE, EXPLORATORY WALKS, DIRECT OBSERVATION AND PHOTOGRAPHY AS SIGNIFICANT SURFACES

Gledson Rodrigues do Nascimento (UFG)

 

CULTURA VISUAL E MEDIAÇÃO INTERCULTURAL: CONCEITOS, ENTRECRUZAMENTOS E EXPERIÊNCIAS
VISUAL CULTURE AND INTERCULTURAL MEDIATION: CONCEPTS, CONNECTIONS AND EXPERIENCES

Nicolas Andres Gualtieri (UFG)

 

CONFIGURAÇÕES DE UM FUTURO DOCENTE - NARRATIVAS, IMAGENS E CULTURA VISUAL
SETTING UP A TEACHER FUTURE - NARRATIVES, IMAGES AND VISUAL CULTURE

Rogério Justino Flori

 

“SEGREDOS.1”: PROCESSOS DE CRIAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E QUESTÕES DE GÊNERO
“SEGREDOS.1”: CREATION PROCESSES, TEACHING TRAINING AND GENDER ISSUES

Luciana Borre (UFPE)

 

PRINCESAS NA TIMELINE: A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO DAS PRINCESAS DISNEY NA INTERNET
PRINCESSES IN TIMELINE: THE GENDER REPRESENTATION OF DISNEY PRINCESSES ON THE INTERNET

Patrícia Quitero Rosenzweig (UFG); Ana Carolina Rocha Lisita (UnB); Rosa Maria Berardo (UFG)

 

(IN)VISIBILIDADES FEMININAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ARTE
FEMALE (IN)VISIBILITIES IN ART TEACHING TEXTBOOKS

Andréa Alcântara Almeida Amorim (UFG); Carla Luzia de Abreu (UFG)

 

REFLEXÕES SOBRE FEMINISMO, TEORIA QUEER E ARTE PÓS-MODERNA: LAMBE-LAMBES DE MARIA ZEFERINA E DINHO ARAÚJO EM SÃO LUÍS/MA
REFLECTIONS ON FEMINISM, QUEER THEORY AND POST-MODERN ART: MARIA ZEFERINA AND DINHO ARAÚJO GLUED-ON STREET POSTERS IN SÃO LUÍS/MA

Pablo Petit Passos Sérvio (UFMA); Renata Sousa Queiroz (UFMA)

 

CULTURA VISUAL, GÊNERO E PODER: A ESTEREOTIPAÇÃO DO CORPO FEMININO NO JOGO SMITE
VISUAL CULTURE, GENDER, SEXUALITY AND POWER: THE STEREOTYPE OF THE FEMALE BODY IN THE GAME SMITE

César Eduardo da Silva Pereira (UFG); Carla Luzia de Abreu (UFG)

 

“MODOS DE SER MULHER” NO PERÍODO MENSTRUAL: A PEDAGOGIA DO CORPO ATRAVÉS DE IMAGENS PUBLICITÁRIAS
"WAYS OF BEING WOMEN" IN MENSTRUAL PERIOD: THE BODY'S PEDAGOGY THROUGH ADVERTISING IMAGES

Lana de Araújo Gomides (UFG)

 

GÊNERO E RACISMO: CULTURA VISUAL E ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
GENDER AND RACISM: VISUAL CULTURE AND ART IN THE YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL

Edvandro Luise Sombrio de Souza (CPII)

 

NARRATIVAS DESCONFORMES: IDENTIDADES DISSIDENTES E O CONTEXTO EDUCACIONAL
NONCONFORMIST NARRATIVES: THE DISSIDENT IDENTITIES AND THE EDUCATIONAL CONTEXT

Carla Luzia de Abreu (UFG); Ítalo Augusto de Castro (UFG)

 

CREWS DE MULHERES E O ENSINO DE ARTES VISUAIS NO BRASIL – POR ENTRE HISTÓRIAS DE VIDA E DA ARTE
CREWS OF WOMEN AND THE TEACHING OF VISUAL ARTS IN BRAZIL - BETWEEN LIFE STORIES AND ART STORIES.

Antonia Camila Alves Moreira (UFG)

 

“MINHA AVÓ FOI PEGA NO LAÇO”: A QUESTÃO DA MULHER INDÍGENA A PARTIR DE UM OLHAR FEMINISTA
“MINHA AVÓ FOI PEGA NO LAÇO": THE QUESTION OF INDIGENOUS WOMEN FROM A FEMINIST STANDPOINT

Mirna P. Marinho da Silva Anaquiri (UFG)

 

A MULHER NEGRA NA OBRA DE ROSANA PAULINO: OFICINA DE ARTES VISUAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
THE BLACK WOMAN IN THE WORK OF ROSANA PAULINO: OFFICE OF VISUAL ARTS AND AFRO-BRAZILIAN CULTURE

Karyna Barbosa Novais (UFG)

 

OS CAMINHOS QUE SE CONECTAM: OS CAMINHOS COMO ARTEFATOS ENTRE OS TAPIRAPÉ
THE WAYS THAT CONNECT: THE WAYS AS ARTIFACTS BETWEEN THE TAPIRAPE

Vandimar Marques Damas (UFRJ/SEDUCE)

 

MOBILIDADES DO CORPO E DO OLHAR
GAZE AND BODY MOBILITIES

Alessandra Araújo de Brito (UFG)

 

INGAIOLA: RELATO, ANTES DO ESQUECIMENTO, DE UMA ABORDAGEM HÍBRIDA DO CORPO
INGAIOLA: REPORT, BEFORE THE FOREGOING, OF A HYBRID APPROACH TO THE BODY

Gleydson Silva Moreira (UFC); Antonio Wellington de Oliveira Júnior (UFC)

 

BALLET CLÁSSICO: CAMINHOS HISTÓRICOS E A DOCILIDADE DE CORPOS PARA CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA DE SEU IDEAL DE PERFEIÇÃO
CLASSICAL BALLET: HISTORICAL PATHS AND THE DOCILITY BODIES FOR THE IMAGETIC CONSTRUCTION OF THEIR PERFECTION IDEAL

Henrique Camargo (UFG)

 

CORPO NEGRO E PODER EM SOMBRAS DO TEMPO
BLACK BODIES AND POWER IN SOMBRAS DO TEMPO

Lara Lima Satler (UFG); Emilly César Almeida (UFG)

 

“QUEREMOS MOSTRAR...”: UMA CRIAÇÃO COLABORATIVA DE NARRATIVA(S) EXPOGRÁFICA PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
"WE WANT TO SHOW...": A COLABORATIVE CREATION OF EXPOGRAPHIC NARRATIVE(S) FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS

Larissa Isidoro Serradela (UFG); Nivaldo Aureliano Léo Neto (UEB)

 

PROCESSOS CRIATIVOS COMO PESQUISADORA E ARTISTA DA ARTE TÊXTIL
CREATIVE PROCESSES AS A RESEARCHER AND ARTIST OF TEXTILE ART

Itandehuy Castañeda Demesa (UFG)

 

RASTROS DO ENSINO DO DESENHO PARA ARTISTAS E ARTÍFICES NO BRASIL DO SÉCULO XIX
THE DRAWING TEACHING TRANCES FOR ARTISTS AND ARTIFICERS IN BRAZIL IN THE  19TH CENTURY

Alexandre José Guimarães (IFG)

 

MÚTIPLOS ESTEREÓTIPOS: ADOÇÃO, RECONSTRUÇÃO, ANULAÇÃO
MULTIPLE STEREOTYPES: ADOPTION, RECONSTRUCTION, CANCELLATION.

Helga Valéria de Lima Souza (UnB)

 

FACULDADE DE ARTES VISUAIS DA UFG: HISTÓRIA RELATADA A PARTIR DO ACERVO PESSOAL DE ORLANDO FERREIRA DE CASTRO
FACULTY OF VISUAL ARTS AT THE UFG: HISTORY REPORTED FROM THE PERSONAL COLLECTION OF ORLANDO FERREIRA DE CASTRO

Patrícia Bueno Godoy (UFG); Anahy Mendonça Jorge (UFG); Eliane Maria Chaud (UFG)

 

PESQUISA DE CAMPO: CONTRA NARRATIVAS E MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS – UM OLHAR SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
FIELD RESEARCH: COUNTER NARRATIVES AND MIGRATORY MOVEMENTS - A LOOK AT TEACHING TRAINING

Angélica Rodrigues Lima (UFG)

 

AS ARPILLERAS E A REFLEXÃO SOBRE OS SUJEITOS EM NARRATIVAS POÉTICO-VISUAIS
THE ARPILLERAS AND THE REFLECTION ON THE SUBJECTS IN VISUAL-POETIC NARRATIVES

Jossier Sales Boleão (UEG)

 

TESTANDO O WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE COLETA EM PESQUISA A/R/TOGRÁFICA
TESTING WHATSAPP AS AN INSTRUMENT OF COLLECTION IN A/R/TOGRAPHIC RESEARCH

Allex Rodrigo Medrado Araújo (UnB / IFB)

 

RASTROS DA SENZALA NOS MEMES DE INTERNET
SENZALA TRAILS IN THE MEMES OF THE INTERNET

Clícia Coelho (UNIFAP / UFG); Bruno Marcelo S. Costa (UNAMA)

 

LOS MEDIALAB: MEDIACIÓN SOCIAL EN LOS DIÁLOGOS ARTE, CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD
THE MEDIALAB: SOCIAL MEDIATION IN DIALOGS ART, SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY

Raquel Caerols Mateo (UFV, Espanha)

 

OUTROS FAZEDORES E A DÁDIVA DE MARCEL MAUSS NA REALIZAÇÃO CINEMATOGRÁFICA SOLIDÁRIA
OTHER FILMMAKERS AND THE GIFT OF MARCEL MAUSS IN THE SOLIDARY CINEMATOGRAPHIC REALIZATION

Paulo Passos de Oliveira (UFG); Renato Cirino (UFG)

 

AS IMAGÉTICAS DO CORPO E A ESCOLA: CRIAÇÕES COTIDIANAS
THE IMAGECTICS OF THE BODY AND THE SCHOOL: EVERYDAY LIFES CREATIONS

Victor Junger (UERJ); Bianca de Menezes C. da Silva (UERJ); Breno Felipe A. O. Gomes (UERJ)

 

SENSIBILIDADE E EXPERIÊNCIA NAS VISUALIDADES NA ESCOLA
SENSITIVITY AND EXPERIENCE IN VISUALITIES IN SCHOOL

Adriane Camilo Costa (UFG)

 

DA TEORIA À PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO: RELATOS DE SALA DE AULA
FROM THEORY TO DOCUMENTARY PRODUCTION: CLASSROOM REPORTS

Alliny Maia Siqueira de Carvalho (UFG)

 

ARTICULAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL E A PEDAGOGIA CRÍTICA NA ESCOLA: APONTAMENTOS PRÁTICOS
ARTICULATIONS BETWEEN VISUAL CULTURE EDUCATION AND CRITICAL PEDAGOGY AT SCHOOL: PRACTICAL APPOINTMENTS

Ana Paula Vasconcellos Moreira (UNB)

 

TÁ DE LACOSTE! ESCOLA E INVENÇÃO
THEY ARE IN LACOSTE: SCHOOL AND INVENTION

Pâmela Souza da Silva (UERJ); Daniel S. Lopes (UERJ); Rodrigo Torres do Nascimento (UERJ)

 

VISUALIDADES DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NOS COTIDIANOS ESCOLARES
VISUALITIES OF GENDER VIOLENCE IN SCHOOL’S ENVIRONMENT

Hélida Costa Coelho (UFG)

 

PROCESSOS INVESTIGATIVOS PARA COMPREENDER ‘COMO AS IMAGENS FUNCIONAM’ EM NOSSO CAMPO DE ATIVIDADE DOCENTE
INVESTIGATIVE PROCESSES USED TO COMPREHEND 'HOW IMAGES WORK' IN OUR TEACHER TRAINING ACTIVITY

Valéria Fabiane B. F. Cabral

 

VIOLÊNCIA NA ESCOLA: PESQUISA EM UM PROJETO PEDAGÓGICO- “ESQUADRÃO SOU DO BEM”
VIOLENCE IN SCHOOL: RESEARCH IN A PEDAGOGICAL PROJECT- “ESQUADRÃO SOU DO BEM’

Fátima Sueli Oliveira dos Santos (UFG); Jocivannia Maria Nobre (SEED / GEA)

 

O CINEMA NO ESPAÇO ESCOLAR: IR ALÉM DO SIMPLES OLHAR PARA AS NARRATIVAS FÍLMICAS
THE CINEMA IN SCHOOL SPACE: BEYOND THE SIMPLE LOOK AT THE FILM NARRATIVES

Mariete Taschetto Uberti (UFSM); Lutiere Dalla Valle (UFSM)

 

CONVERSACIONES HIPERVISUALES: TECNOLOGÍA SOCIAL PARA LA EDUCACIÓN POR MEDIO DE CULTURAS VISUALES?
HIPERVISUAL CONVERSATIONS: SOCIAL TECHNOLOGY FOR EDUCATION THROUGH VISUAL CULTURES

Juan Sebastián Ospina Álvarez (UC - Colômbia)

 

QUAL O LUGAR DAS PRÁTICAS CULTURAIS NO ENSINO EM ARTE?
WHAT IS THE PLACE OF CULTURAL PRACTICES IN TEACHING IN ART?

Nayara Joyse Silva Monteles (UFG)

 

OLHO D’ÁGUA: ARTE CONTEMPORÂNEA NA ESCOLA
OLHO D’ÁGUA: CONTEMPORARY ART AT SCHOOL

Rachel de Sousa Vianna (UEMG); Ana Carolina Neves (UEMG); Juan Grifone (UEMG)

 

DESENHO COMO CHAVE DE IGNIÇÃO CULTURAL? ENSINAR, FAZER E INVENTAR NA AMAZÔNIA
DRAWING AS A KEY TO CULTURAL IGNITION: TEACHING, MAKING AND INVENTING IN THE AMAZON

Ronne Franklim Dias (UFG)

 

VER/EXPERIENCIAR/SENTIR: ARTE CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
SEE/EXPERIENCE/FEEL: CONTEMPORARY ART IN RURAL EDUCATION

Hertha Tatiely Silva (UFT / UFG)

 

HEROIN CHIC E GERAÇÃO X: PISTAS PARA A GÊNESE DE UMA IDENTIDADE CULTURAL PÓS-MODERNA
HEROIN CHIC AND GENERATION X: CLUES FOR THE RISING OF AN POSTMODERN CULTURAL IDENTITY

Daniela Alves Marques (UFG)

 

REVOADA EM CORES: PROCESSOS DE CRIAÇÃO E EXPRESSÃO SIMBÓLICA DA REALIDADE VIVIDA NAS AULAS DE ARTES VISUAIS
COLORED FLOCK: CREATION PROCESSES AND SYMBOLIC EXPRESSION OF REALITY LIVED IN VISUAL ARTS CLASSES

Cristiane Machado Corrêa Ferreira (UFPA)

 

ATELIÊ DE GRAVURA: LUGAR DE “FABRICAÇÕES E ACIDENTES VISUAIS” PARA PRÁTICAS ARTÍSTICAS, PESQUISA E ENSINO COM ARTE
ENGRAVING ATELIER: A PLACE OF "FABRICATIONS AND VISUAL ACCI-DENTS" FOR ARTISTIC PRACTICES, RESEARCH AND EDUCATION WITH ART

Cristiano Lemes Carvalho (UFG)

 

PROFESSORES DE ARTES E O AUDIOVISUAL: FORMAÇÃO E ESTÉTICA
TEACHERS OF THE ARTS AND THE AUDIOVISUAL: FORMATION AND AESTHETICS

Jamila Guimarães (UNIRIO); Adriana Hoffmann Fernandes (UNIRIO)

 

PINTANDO COM AS MÃOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ARTE EM EDUCAÇÃO
FINGER PAINTING: EXPERIENCE IN ART EDUCATION

Ricardo de Pellegrin (UNOCHAPECÓ)

 

TRABALHANDO COM IMAGENS – TRAJETÓRIAS (AUTO)BIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA
WORKING WITH IMAGES - (AUTO) BIOGRAPHICAL PATH IN CONTINUED TRAINING

 Mariana Magri Rodrigues (UFG)

 

A FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DE ARTE-EDUCADORES: SOBRE AS HISTÓRIAS QUE PRECISAMOS CONTAR PARA VOCÊ
THE DISTANCE FORMATION OF ART-EDUCATORS: ABOUT THE STORIES THAT WE NEED TO TELL YOU

Lilian Ucker Perotto (UFG)

 

CORPO, CIDADE E IMAGENS: INVESTIGANDO CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO EM ARTE
BODY, CITY AND IMAGES: INVESTIGAITING PATHS TO ART EDUCATION

Pedro Simon G. Araújo (UFG)

 

REBELLIUM COLETIVA: ROTAS SINUOSAS
REBELLIUM COLLECTIVE: SINUOUS ROUTES

Alda Alexandre (UFG); Carolina Brandão Piva (UFG); Christiane Cavalcante Frauzino (CUI)

 

GLÓRIA COBERTA DE SANGUE: O CINEMA DO GÊNERO GUERRA E A RESSIGNIFICAÇÃO DO PAPEL DOS ESTADOS UNIDOS EM CONFLITOS
LORY COVERED BLOOD: THE CINEMA OF GENRE WAR AND THE   RESSIGNIFICATION OF THE ROLE OF THE UNITED STATES IN CONFLICTS

Maurineide Alves da Silva (UEG)

 

EIXO D: CULTURA VISUAL, EDUCACIÓN Y CONSTRUCCIÓN DE IDENTIDAD

  

A CRIAÇÃO E A PRODUÇÃO DE IMAGENS NOS CONTEXTOS ESCOLARES DO SÉCULO XXI
THE CREATION AND THE PRODUCTION OF IMAGES IN SCHOOL CONTEXTS ON 21Th CENTURY

Rosana de Castro (UnB)

 

“MENOS CUNHA, MAIS CONHA”: ECOS DE UMA LUTA HISTÓRICA-SOCIAL
“MENOS CUNHA, MAIS CONHA”: ECHOES OF A HISTORICAL-SOCIAL FIGHT

Maurício Fernando Schneider Kist (UFG); Leda Maria de Barros Guimarães (UFG)

 

A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORAS DE ARTES VISUAIS E AS IMPLICAÇÕES DOS ARTEFATOS VISUAIS EM SUAS PRÁTICAS
THE IDENTITY TRAINING OF VISUAL ARTS TEACHERS AND THE IMPLICATIONS OF VISUAL ARTS IN THEIR PRACTICES

Alessandra Gurgel Pontes (UFPEL)

 

NARRATIVAS VISUAIS

 

FANZINE IKÚ: HISTÓRIAS DENTRO DA HISTÓRIA
FANZINE IKÚ: HISTORIES WITHIN THE HISTORY

Adriana Aparecida Mendonça (PUC-GO)

 

“SENTI-SE”: UM INVENTÁRIO DE SOFÁS ABANDONADOS NO ESPAÇO URBANO
“SENTI-SE”: AN INVENTORY OF ABANDONED SOFAS IN URBAN SPACE

 Ana Rita Vidica (UFG)

 

ENCONTRO
MEETING

Dustan Oeven Gontijo Neiva (UFG; Hélida Costa Coelho (UFG)

 

ENTRELAÇANDO IMAGENS: ARTE E CAMPO SOCIAL EM TEMPOS ADVERSOS
TRANSFERRING IMAGES: ART AND SOCIAL FIELD IN ADVERSE TIMES

Claudia Zanatta (UFRGS); Cerise Gomes (UFRGS); Márcia Braga (UFRGS)

 

GOLPE COMO DISSOLUÇÃO
THE COUP AS DISSOLUTION

Denise Conceição Ferraz de Camargo (UnB)

 

SIMULACRO: O ESPETÁCULO COMO REALIDADE
SIMULACRUM: THE SPECTACLE AS A REALITY

Indyanelle Marçal Garcia Di Calaça (UFG); Henrique Camargo (UFG)

 

TERRITÓRIO SENEGAMBIA
SENEGAMBIA’S TERRITORY

Edvandro Luise Sombrio de Souza (CPII)

 

L.A.R. Narrativa Visual
L.A.R. Visual Narrative

Valdemir de Oliveira (UEA)

 

NO MEU CORPO
IN MY BODY

Naira Rosana Dias da Silva (UFG); Andréa Alcântara Almeida Amorim (UFG)

 

SUDACAS – CORPOS INSURGENTES
SUDACAS - INSURGING BODIES

Janayna Medeiros Pinto Santana (UFG)

 

FANTASY BIRTH MEMORY: NARRATIVA EM VIDEO DE MEMÓRIAS FOTOGRÁFICAS E SONORAS
FANTASY BIRTH MEMORY: VIDEO NARRATIVE OF PHOTOGRAPHIC AND SOUND MEMORIES

Clarissa M. Borges (UFU)

 

+ Topo da Página