2015
Arquivos, memórias, afetosPrograma de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual Universidade Federal de Goiás O Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual é um evento aberto à participação de pesquisadores e estudantes de pós-graduação em arte, cultura visual e áreas afins. O evento reúne pesquisas que refletem sobre questões relacionadas às três linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual: Imagem, Cultura e Produção de Sentido; Poéticas Visuais e Processos de Criação; Culturas da Imagem e Processos de Mediação. Em sua oitava edição, o seminário tem como temática Arquivos, memórias, afetos, e pretende salientar a sua importância nas produções de visualidades contemporâneas. Nesse sentido, será questão de privilegiar os seus possíveis objetos de investigação em relação aos modos de pensar a arte e a cultura visual, tudo como a transmissão cognitiva dos seus fazeres e saberes. Essa temática baseia-se nos estudos mais recentes, cuja particularidade consiste em reatualizar o que pode definir-se enquanto sítios específicos de memórias. Às vezes inusitadas, essas memórias acabam por se consolidar ao longo da experiência dos seus artefatos, perceptíveis em suas vertentes históricas, poéticas ou alegóricas. Tais matrizes, em constante tensão contra elas mesmas, parecem entrar sempre numa luta indefinida. Nesse sentido, podemos observar como os modos desses devires de memória continuam hoje tão atuais. Isso, quando o arquivo inicia justamente a sua “luta contra ele mesmo”, como já observou Jacques Derrida [1995] em seu ensaio Mal de arquivos. Desde então, uma questão principal surge, e nos convida a entender melhor em qual medida o território não só das artes, mas igualmente das outras visualidades, delimita um espaço tangível que garante, por meio dos arquivos, a possível sobrevivência de memórias e afetos tão singulares, cujas frágeis tessituras chegam sempre por ser postas diante do limiar sensível das suas desaparições. Para a edição desse ano do SNPACV, convidamos artistas e pesquisadores para participar de nossas mesas-redondas e discutir do campo amplo que esses arquivos, memórias e afetos vêm ocupar no discurso dessas visualidades. Será também questão de discutir como eles podem relacionar os indivíduos às suas produções e aos seus lugares de criação próprios, tomando conta dos demais contextos sociais, políticos, educacionais e culturais. Nessa perspectiva, esperamos receber contribuições de investigações desenvolvidas nas diversas áreas e interações de pesquisas acadêmicas. O Seminário passará a ser realizado a cada dois anos, portanto, a próxima edição está prevista para 2017.
Samuel José Gilbert de Jesus Coordenador VIII SNPACV |
|
EIXO TEMÁTICO A: Imagem, cultura e produção de sentido
CIDADE E MEMÓRIA: ENTRE O DESEJO E O AFETO
Adriana Vaz; Márcia Metran de Mello (UFG)
ARTE E INSTITUIÇÃO: COLETIVOS DE ARTISTAS E CRÍTICA DE ARTE EM ANÁLISE
Ana Carolina Freire (UERJ)
A RECEPÇÃO DA IMAGEM FOTOPERFOMÁTICA E SUA LINGUAGEM POLISSÊMICA
André Carlos Conrado Inácio da Silva (UFG)
A CAMISA COMO DISCURSO: MEMÓRIAS, MICROPOLÍTICAS E CORES NO GUARDA-ROUPA DE XICO SÁ
Barbara Lyra (UFG)
NOTAS SOBRE CURADORIA: BASES PARA O DISCURSO CURATORIAL CONTEMPORÂNEO
Beatriz Morgado (UFRJ)
Bruno Ferreira (UFRJ)
DA SUPERFÍCIE À RAIZ: ITINERÁRIOS DE MAUREEN BISILLIAT
Carla Adelina Craveiro Silva (UnB)
EU QUE NÃO QUERO TER ROSTO: TENSIONAMENTOS
Carolina Guerra Libério (UFRJ)
A DIMENSÃO SONORA NA APREENSÃO DO ESPAÇO FÍLMICO
Denise Moraes (UnB)
KENNETH BURKE: AS IMAGENS DE UMA IDEIA E AS IDEIAS DE UMA IMAGEM
Deusimar Gonzaga (UFG)
FLUSSER E GODARD: O CAMINHO DA SUPERFICIALIDADE
Iury Bueno (PUC-SP)
O PODER E OS ARQUIVOS: DOCUMENTO E FICÇÃO EM GABRIEL MASCARO
Leandro Pimentel (UFRJ)
ALÉM DA APARÊNCIA: ADORNOS, ADEREÇOS E A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE
Liana Borges De Resende Rocha (UFG)
NAS DOBRAS DA DESINVENÇÃO: ARTISTA E PROFESSOR
Lislaine Sirsi Cansi; Renata Azevedo Requião (UFPEL)
REGIMES DE HISTORICIDADE: MODA CONTEMPORÂNEA E CULTURA WEB
Lorena Abdala (UFG)
INCURSÕES POR UMA CÂMERA ESCURA CONTEMPORÂNEA
Luciana Guimarães (UFRJ)
REALIDADE ABSORVIDA: A FOTOGRAFIA EMPÍRICA DE CLAUDIA ANDUJAR
Marcelo Eduardo Leite (UFCA)
PARA UMA REVISÃO CRÍTICA DO ARQUIVO POLÍTICO DA VISUALIDADE
Marcelo Mari; Biagio D'Angelo (UnB)
AS ARTES TINHAM QUE ARRANCAR AS PORTEIRAS E INVADIR MESMO
Maria da Natividade Ramalho Borba (UFJF)
CULTURA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL COM PROCESSOS IMERSIVOS EM MUSEUS
Olira Saraiva Rodrigues (UFG)
A IMAGEM DA MULHER NO CATIRA GOIANO: TRANSFORMAÇÕES E PRÁTICAS CULTURAIS
Oscélia Domingues (UFG)
COM QUANTOS OBJETOS SE FAZ UMA CIDADE. MARCONE MOREIRA E JAC LEIRNER EM TENSÃO
Pedro Ernesto Lima (UnB)
COLETIVOS DE ARTE GOIANOS: LEVANTAMENTO, PROBLEMÁTICA E ESTÉTICA RELACIONAL
Raisa Ramos Pina (UnB)
REPETIÇÕES E LABIRINTOS NEOBARROCOS EM ARRESTED DEVELOPMENT
Rodrigo Cassio Oliveira (UEG)
OLHAR DO DESIGN GRÁFICO SOBRE MEMÓRIA, EFEMEROS E AFETO: DELINEANDO A MEMÓRIA GRÁFICA BRASILEIRA
Shayenne Resende Reis (UERJ)
POTENCIAL DE MEMÓRIA NOS SIGNOS VISUAIS: SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DE ESÙ ELEGBARA
Sidney G. Campanhole (PUC-SP)
PERCEPÇÕES DA NATUREZA: O PITORESCO
Thiago Costa (IFMT)
A NATAÇÃO FEMININA GOIANIENSE NA DÉCADA DE 1970: MEMÓRIAS, MITOS E MAIÔS
Rosângela Campos; Rita Moraes de Andrade (UFG)
NOVO PICTORIALISMO NA FOTOGRAFIA BRASILEIRA
Mariana Capeletti (PUC-GO)
SOMETIMES IN APRIL: CINEMA, MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO
Marcelo Ribeiro (UFG)
Julio Pereyra (UDELAR)
LEONILSON, PALAVRA E IMAGEM: CARTOGRAFIA DE AFETOS NA ARTE BRASILEIRA DOS ANOS 1980
Daniela Name (UFRJ)
IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO – UM ESTUDO COM IMAGENS DA CULTURA VISUAL NAS AULAS DE ARTES VISUAIS
Fabiana Lopes de Souza (UFPEL)
REPRESENTAÇÃO DE ARTISTAS NA MÍDIA IMPRESSA: UMA ANÁLISE DA SEÇÃO VEJA ESSA
Rachel De Sousa Vianna (UEMG)
A ALEGORIA DA BARBÁRIE NO FILME O HOMEM QUE MATOU DEUS (NOÉ VITOUX, 2013)
Sandro De Oliveira (UEG)
Sissa Aneleh (UnB)
A VIDEOARTE DA DÉCADA DE 1970, O CINEMA DE ATRAÇÕES E O REGIME DE MOSTRAÇÃO
Radael Junior (UFES)
UM ARQUIVO CONFIDENCIAL: MEMÓRIA E ESQUECIMENTO NA OBRA DE ALCEU PENNA
Gabriela Penna (UFG)
DE VISIBILIDADES E INVISIBILIDADES: QUANTO VALE UMA VIDA?
Valeska Bernardo Rangel (IFSC)
ATLAS #PROTESTOSBR: TRAMAS POLÍTICAS DE IMAGENS SOBREVIVENTES
Jane Maciel (UFRJ)
EIXO TEMÁTICO B: Poéticas Visuais e Processos de Criação
TERÇAS VERMELHAS: RELATOS DE UM DIÁRIO VISUAL E SEUS PROCESSOS
Adriana Mendonça (UFG)
MEMÓRIAS DA POÉTICA DE CRIAÇÃO
Alexandra Cristina Moreira Caetano (UnB)
Ana Carolina Roure (UnB)
NARRATIVAS MENORES ENTRE O VÍDEO, A ESCULTURA E OS QUADRINHOS
Fábio Purper Machado; Rosa Maria Berardo (UFG)
ANIMAÇÕES INTERATIVA AMBIENTADA NA INTERNET E A VALORIZAÇÃO DA AUTONOMIA NA INTERAÇÃO
Claudio Aleixo (UFG)
DAS MICROPERCEPÇÕES ÀS MICRO-ARQUITETURAS: DURAÇÕES E DIFERENÇAS EM TERRA DE JUNKSPACE
Daniel Noronha (UFU)
SILÊNCIO: TRAMAS E VESTÍGIOS DE UM PROCESSO
Denise Conceição Ferraz de Camargo (UnB)
Don Gomes Alves; Eliane Maria Chaud (UFG)
PANORAMA, FANTASMAGORIA E CINEMA: UMA REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA E IMERSIVA
Guilherme Mendonça de Souza (UFG)
PARA UMA NOVA GRAMÁTICA DO CORPO
João Paulo de Oliveira Lima (UFC)
SOUVENIR: ENCAPSULADA PAISAGEM, MORADA DO OLHAR
Karina Dias (UnB)
ARQUIVOS DE CRIAÇÃO PARA O DESIGN DE SUPERFÍCIE
Lavínnia Gomes (UFG)
ARTE ROBÓTICA: TENSÕES ENTRE MÁQUINAS, ROBÔS E ARTISTAS
Luciana Hidemi Santana Nomura; Edgar Silveira Franco (UFG)
DESENHO COMO INTERMEDIADOR NA TRADUÇÃO DE MEMÓRIAS
Maísa Carvalho Tardivo (UFU)
CORPO COMO TERRITÓRIO: A REIVINDICAÇÃO DA PAISAGEM
Odinaldo Costa (UFG)
ENCONTRANDO EM PINA BAUSCH OS CAMINHOS PARA AS MEMÓRIAS DO CORPO
Pedro Simon Araujo (UFG)
SÉRIE SETEMBRO/2014: POÉTICA EM PROCESSO PELA AÇÃO DO DESVELAMENTO
Sandro Bottene (UFSM)
NOTAS SOBRE O INTERATOR CO-AUTOR NO DESIGN E NA ARTE
Veridiana Cristina Teodoro Ferreira; Agda Carvalho (Anhembi Morumbi)
Vinicios Kabral Ribeiro (UFRJ)
CORPO- AUTOBIOGRÁFICO NO MITO DE OPHELIA: PROCESSO DE CRIAÇÃO DA VIDEOINSTALAÇÃO METAMORPHOSIS
Yasmin de Freitas Nogueira (UFBA)
ESCULPIR, PERCORRER, ENCONTRAR: UMA NARRATIVA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA EM SIMPÓSIOS DE ESCULTURA
Catiuscia Dotto (UFSM)
ARTE VISIONÁRIA NOS QUADRINHOS: UM PROJETO
Matheus Moura (UFG)
EIXO TEMÁTICO C: Culturas da imagem e processos de mediação
SELECIONA, RECORTA E COLA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO COM MEIOS DIGITAIS NA ESCOLA
Ana Cristina Luiza Souza (UEG)
O TAROT: COTIDIANO, MEMÓRIAS & PEDAGOGIAS CULTURAIS
Belidson Dias; Leisa Sasso (UnB)
VISUALIDADES INDÍGENAS DAS IMAGENS CRISTÃS
Cayo Honorato (UnB)
CENTRO MODELO DE EDUCAÇÃO DE BASE DE CAMPINA GRANDE/PB: ESCOLA PARQUE QUE NÃO EXISTIU
Cleber Cardoso Xavier; Thérèse Hofmann (UnB)
CIBER-MEMÓRIA DO PROCESSO CRIATIVO DO ARTISTA: USO DE QR CODES EM ESPAÇOS EXPOSITIVOS
David Ruiz Torres (UFES)
PEDAGOGIAS CULTURAIS: COMUNIDADE DE VIDA
Elmira Vicente Inácio (UFG)
ESTRUTURAS SIMBÓLICAS, EDUCAÇÃO FORMAL E O DEBATE DA ESCOLA PARALELA
Daniela Favaro Garrossini; Gabriel Lyra Chaves (UnB)
CUERPOS ADOLESCENTES Y CULTURA VISUAL
Gonzalo Vicci (UdelaR)
A MEMÓRIA DAS EXPOSIÇÕES: REFLEXÕES SOBRE UM DOS DOCUMENTOS ARQUIVADOS DA 9ª BIENAL DO MERCOSUL
Helena dos Santos Moschoutis (UFRGS)
MUSEU DO VIDEOGAME: ADEQUANDO O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA ESTÉTICA À REALIDADE DA GERAÇÃO SCREENAGER
Jordana Falcão Tavares; Raimundo Martins (UFG)
CONSTRUINDO MEMÓRIA NO ÂMBITO DA CULTURA DIGITAL
Juan Sebastián Ospina Álvarez; Nayara Joyse Silva Monteles (UFG)
POR UMA PESQUISA À MEIA-LUZ EM CULTURA VISUAL
Lara Lima Satler; Alice Fátima Martins (UFG)
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE INDÍGENA DO INSTITUTO INSIKIRAN – UFRR
Leila Adriana Baptaglin (UFRR)
AS ESCOLHAS NOS ESCOLHEM: O EXEMPLO COMO PREFERÊNCIA PEDAGÓGICA
Luisa Günther (UnB)
O MUNDO DA CASA: ENTRE IMAGENS, MEMÓRIAS, AFETOS E NARRATIVAS
Luiz Carlos Pinheiro Ferreira (UnB)
ARTE CONTEMPORÂNEA E ENSINO: MEDIAÇÃO E RACIONALIDADE ESTÉTICA
Úrsula Rosa da Silva; Ana Beatriz Campos Vaz (UFPEL)
O PORTFÓLIO NA DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS - IMAGENS PARA PENSAR A PESQUISA-ENSINO
Maristani Polidori Zamperetti (UFPel)
GÊNERO E SEXUALIDADE NO CINEMA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL
Mônica Mitchell de Morais Braga; Márcia Regina Santos Brisolla (UnB)
ESTÉTICA RELACIONAL E AS MARCAS NA SUPERFÍCIE: CORPO-AFETO- CIDADES-ARTE-POLÍTICA
Nycolas Albuquerque (UNIFAP)
Pablo P. P. Sérvio (UFG)
MEDIAÇÃO DA CULTURA VISUAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO
Paula Francinete Barros Bezerra; João de Deus Vieira Barros (UFMA)
A MEMÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA - EM BUSCA DE PASSADOS PRESENTES
Paula Luersen (UFRGS)
O CINEMA DE JOSAFÁ DUARTE EM FORQUILHA (CE): A SÉTIMA ARTE COMO RESISTÊNCIA
Paulo Passos de Oliveira (INTA-CE)
MEMÓRIAS DESENHADAS: RESSIGNIFICANDO O CURRICULO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Ronne F. C. Dias (IFAP)
CAMINHOS E PERCURSOS DOS SENTIDOS: EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO POÉTICA NO SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO
Sara Vasconcelos Cruz (UFPB)
APRENDIZAGEM NA PESQUISA: ENTRE VISUALIDADES URBANAS E ESCRITA
Tamiris Vaz (UFG)
PAISAGENS AFETIVAS E PRÁTICA DOCENTE - A VIAGEM COMO METODOLOGIA DO ENCONTRO
Wolney Fernandes de Oliveira; Leda Guimarães (UFG)
NARRATIVAS VISUAIS
Danielle Sousa (UnB)
MADONNAS CONTEMPORÂNEAS: SENTIDOS DA MATERNIDADE COMUNICADOS EM RETRATOS E OBJETOS DE AFETO
Ana Sabiá (UFSC)
Tatiana Duarte Menezes (UnB)
IRMÃS DE JORNADA: SIBILANTE E A BUSCA AO SAGRADO FEMININO
Danielle Barros Fortuna (Fiocruz)
Adriana Mendonça; Helder Amorim; Luciene Lacerda; Simone Simões; Maria Filomena Gouvea (UFG)
Paulo Vega Júnior; Nivalda Assunção de Araújo (UnB)
“A QUEM”: UMA VIDEOHQESCULTURA
Fábio Purper Machado (UFG)
Renata Barboza Carvalho (U. Presb. Mackenzie)
VISIBILIDADES COTIDIANAS: QUATRO PAREDES E UMA JANELA
Denise Moraes Cavalcante (UnB)
QUERER ESTAR JUNTAS. A AFETIVIDADE COMO UM DOS FATORES DECISIVOS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
Mariane Blotta Abakerli Baptista (U. Presb. Mackenzie)
GUARDO MILAGRES INALCANÇADOS – A VIRTUOSA FRAGILIDADE DE CADA DIA...
Léia Magnólia de Oliveira Lemos (UnB)
Valdemir de Oliveira (UEA)
FRATERIMAGENES: ZINE POÉTICO/ARTÍSTICO COMO MANUTENÇÃO DA FRATERNIDADE
Gazy Andraus (UNIMESP)
SURRENCONTRO: NARRATIVA VISUAL A PARTIR DO TEXTO “A CANTORA CARECA”, DE EUGENE IONESCO
Saulo Germano Dallago, Wesley Martins da Silva (UFG)
Denise Conceição Ferraz de Camargo (UnB)
ESPAÇOS SECRETOS DE TRILHAS CORPORAIS: LEMBRANÇAS QUE PARTEM DE NÓS
Ana Paula Bandeira; Elmira Inácio; Keila Alves da Silva (UFG)
A INCRÍVEL HISTÓRIA DE PATRÍCIA SWZEN
José Loures; Ivan Carlo Andrade Oliveira (UFG)
Pepita de Souza Afiune (UEG); José Loures (UFG)
COLCHA DE PALAVRAS: MEMÓRIA PERFORMATIVA. ESPAÇOS- LABORATÓRIOS AFECTIVO-SENSORIAIS
Lilian Amaral (USP); Christiane Cavalcante Frauzino (UFG)
PARECE ATÉ CINEMA EM “HISTÓRIA DO MEU AVÔ... UMA DAS”
Alice Fátima Martins; Eduardo Ávila; J. Bamberg; Lara Satler (UFG)
Matheus Moura (UFG); Guilherme Silveira (UNESP)
Monique dos Santos; Paul Cezanne de Moraes (UFG)
CERRADO SER: HISTÓRIA EM QUADRINHOS POÉTICO-FILOSÓFICA INSPIRADA NO BIOMA CERRADO
Edgar Franco (UFG)
“JAM SERENATA”: IMPROVISANDO A PARTIR DE NOVAS RELAÇÕES COM AS EXPRESSÕES DO CINEMA
Fernanda Oliveira Gomes (UFRJ)
FRAGMENTO 07/35 DO FILME MAQUINA DE SONHOS
Nycolas Albuquerque (UNIFAP)
DURAÇÃO 1 – RESISTÊNCIA # UM POSSÍVEL ENSAIO SOBRE A IMPERMANÊNCIA E O ATO DE RESISTIR
Daniel Noronha de Alcino (UFMG)
Helder Amorim; Luciene Alves de Lacerda (UFG)
CORPO SEM ORGÃOS - IMAGENS SEM ORGÃOS
Igor Dreidy Sousa Moraes (UFPI)
Simone Simões Gomes (UFG)
Nicolás Gualtieri (UFG)