Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
FB
header

2015

Atualizado em 29/03/16 22:52.

Arquivos, memórias, afetos

Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual

Universidade Federal de Goiás
Goiânia, 10 – 12 de junho de 2015

O Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual é um evento aberto à participação de pesquisadores e estudantes de pós-graduação em arte, cultura visual e áreas afins. O evento reúne pesquisas que refletem sobre questões relacionadas às três linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual: Imagem, Cultura e Produção de Sentido; Poéticas Visuais e Processos de Criação; Culturas da Imagem e Processos de Mediação.

Em sua oitava edição, o seminário tem como temática Arquivos, memórias, afetos, e pretende salientar a sua importância nas produções de visualidades contemporâneas. Nesse sentido, será questão de privilegiar os seus possíveis objetos de investigação em relação aos modos de pensar a arte e a cultura visual, tudo como a transmissão cognitiva dos seus fazeres e saberes. Essa temática baseia-se nos estudos mais recentes, cuja particularidade consiste em reatualizar o que pode definir-se enquanto sítios específicos de memórias. Às vezes inusitadas, essas memórias acabam por se consolidar ao longo da experiência dos seus artefatos, perceptíveis em suas vertentes históricas, poéticas ou alegóricas.

Tais matrizes, em constante tensão contra elas mesmas, parecem entrar sempre numa luta indefinida. Nesse sentido, podemos observar como os modos desses devires de memória continuam hoje tão atuais. Isso, quando o arquivo inicia justamente a sua “luta contra ele mesmo”, como já observou Jacques Derrida [1995] em seu ensaio Mal de arquivos. Desde então, uma questão principal surge, e nos convida a entender melhor em qual medida o território não só das artes, mas igualmente das outras visualidades, delimita um espaço tangível que garante, por meio dos arquivos, a possível sobrevivência de memórias e afetos tão singulares, cujas frágeis tessituras chegam sempre por ser postas diante do limiar sensível das suas desaparições.

Para a edição desse ano do SNPACV, convidamos artistas e pesquisadores para participar de nossas mesas-redondas e discutir do campo amplo que esses arquivos, memórias e afetos vêm ocupar no discurso dessas visualidades. Será também questão de discutir como eles podem relacionar os indivíduos às suas produções e aos seus lugares de criação próprios, tomando conta dos demais contextos sociais, políticos, educacionais e culturais. Nessa perspectiva, esperamos receber contribuições de investigações desenvolvidas nas diversas áreas e interações de pesquisas acadêmicas.

O Seminário passará a ser realizado a cada dois anos, portanto, a próxima edição está prevista para 2017.

 

Samuel José Gilbert de Jesus

Coordenador VIII SNPACV

apresentacao-site


Logos

 

Editoração:

Juan Sebastián Ospina

 

ISSN: 2316-6479

Como citar:

DE JESUS, S. (Org). Anais do VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual: arquivos, memorias, afetos . Goiânia, GO: UFG/ Núcleo Editorial FAV, 2015.

 





 

 

  

CAPA 

FOLHA DE ROSTO

FICHA CATALOGRÁFICA

APRESENTAÇÃO

COMISSÃO ORGANIZADORA

COMISSÃO CIENTÍFICA

 

EIXO TEMÁTICO A: Imagem, cultura e produção de sentido

 

CIDADE E MEMÓRIA: ENTRE O DESEJO E O AFETO

Adriana Vaz;  Márcia Metran de Mello (UFG)

ARTE E INSTITUIÇÃO: COLETIVOS DE ARTISTAS E CRÍTICA DE ARTE EM ANÁLISE

Ana Carolina Freire (UERJ)

A RECEPÇÃO DA IMAGEM FOTOPERFOMÁTICA E SUA LINGUAGEM POLISSÊMICA

André Carlos Conrado Inácio da Silva  (UFG)

A CAMISA COMO DISCURSO: MEMÓRIAS, MICROPOLÍTICAS E CORES NO GUARDA-ROUPA DE XICO SÁ

Barbara Lyra (UFG)

NOTAS SOBRE CURADORIA: BASES PARA O DISCURSO CURATORIAL CONTEMPORÂNEO

Beatriz Morgado (UFRJ)

MEMÓRIAS DA MANDINGA:
UM ESTUDO ALQUÍMICO DA ESCRITA DE SI A PARTIR DOS MANUSCRITOS E ARQUIVOS AUDIOVISUAIS DE MESTRE PASTINHA

Bruno Ferreira (UFRJ)

DA SUPERFÍCIE À RAIZ: ITINERÁRIOS DE MAUREEN BISILLIAT

Carla Adelina Craveiro Silva (UnB)

EU QUE NÃO QUERO TER ROSTO: TENSIONAMENTOS

Carolina Guerra Libério  (UFRJ)

A DIMENSÃO SONORA NA APREENSÃO DO ESPAÇO FÍLMICO

Denise Moraes (UnB)

KENNETH BURKE: AS IMAGENS DE UMA IDEIA E AS IDEIAS DE UMA IMAGEM

Deusimar Gonzaga (UFG)

FLUSSER E GODARD: O CAMINHO DA SUPERFICIALIDADE

Iury Bueno (PUC-SP)

O PODER E OS ARQUIVOS: DOCUMENTO E FICÇÃO EM GABRIEL MASCARO

Leandro Pimentel (UFRJ)

ALÉM DA APARÊNCIA: ADORNOS, ADEREÇOS E A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE

Liana Borges De Resende Rocha (UFG)

NAS DOBRAS DA DESINVENÇÃO: ARTISTA E PROFESSOR

Lislaine Sirsi Cansi;  Renata Azevedo Requião (UFPEL)

REGIMES DE HISTORICIDADE: MODA CONTEMPORÂNEA E CULTURA WEB

Lorena Abdala  (UFG)

INCURSÕES POR UMA CÂMERA ESCURA CONTEMPORÂNEA

Luciana Guimarães (UFRJ)

REALIDADE ABSORVIDA: A FOTOGRAFIA EMPÍRICA DE CLAUDIA ANDUJAR

Marcelo Eduardo Leite (UFCA)

PARA UMA REVISÃO CRÍTICA DO ARQUIVO POLÍTICO DA VISUALIDADE

Marcelo Mari;  Biagio D'Angelo (UnB)

AS ARTES TINHAM QUE ARRANCAR AS PORTEIRAS E INVADIR MESMO

Maria da Natividade Ramalho Borba (UFJF)

CULTURA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL COM PROCESSOS IMERSIVOS EM MUSEUS

Olira Saraiva Rodrigues (UFG)

A IMAGEM DA MULHER NO CATIRA GOIANO: TRANSFORMAÇÕES E PRÁTICAS CULTURAIS

Oscélia Domingues (UFG)

COM QUANTOS OBJETOS SE FAZ UMA CIDADE. MARCONE MOREIRA E JAC LEIRNER EM TENSÃO

Pedro Ernesto Lima (UnB)

COLETIVOS DE ARTE GOIANOS: LEVANTAMENTO, PROBLEMÁTICA E ESTÉTICA RELACIONAL

Raisa Ramos Pina (UnB)

REPETIÇÕES E LABIRINTOS NEOBARROCOS EM ARRESTED DEVELOPMENT

Rodrigo Cassio Oliveira (UEG)

OLHAR DO DESIGN GRÁFICO SOBRE MEMÓRIA, EFEMEROS E AFETO: DELINEANDO A MEMÓRIA GRÁFICA BRASILEIRA

Shayenne Resende Reis (UERJ)

POTENCIAL DE MEMÓRIA NOS SIGNOS VISUAIS: SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DE ESÙ ELEGBARA

Sidney G. Campanhole (PUC-SP)

PERCEPÇÕES DA NATUREZA: O PITORESCO

Thiago Costa (IFMT)

A NATAÇÃO FEMININA GOIANIENSE NA DÉCADA DE 1970: MEMÓRIAS, MITOS E MAIÔS

Rosângela Campos; Rita Moraes de Andrade (UFG)

NOVO PICTORIALISMO NA FOTOGRAFIA BRASILEIRA

Mariana Capeletti (PUC-GO)

SOMETIMES IN APRIL: CINEMA, MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO

Marcelo Ribeiro (UFG) 

REINAS

Julio Pereyra (UDELAR)

LEONILSON, PALAVRA E IMAGEM: CARTOGRAFIA DE AFETOS NA ARTE BRASILEIRA DOS ANOS 1980

Daniela Name (UFRJ)

IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO – UM ESTUDO COM IMAGENS DA CULTURA VISUAL NAS AULAS DE ARTES VISUAIS

Fabiana Lopes de Souza (UFPEL)

REPRESENTAÇÃO DE ARTISTAS NA MÍDIA IMPRESSA: UMA ANÁLISE DA SEÇÃO VEJA ESSA

Rachel De Sousa Vianna (UEMG)

A ALEGORIA DA BARBÁRIE NO FILME O HOMEM QUE MATOU DEUS (NOÉ VITOUX, 2013)

Sandro De Oliveira (UEG) 

O CORPO DO PROTESTO

Sissa Aneleh (UnB)

A VIDEOARTE DA DÉCADA DE 1970, O CINEMA DE ATRAÇÕES E O REGIME DE MOSTRAÇÃO

Radael Junior (UFES)

UM ARQUIVO CONFIDENCIAL: MEMÓRIA E ESQUECIMENTO NA OBRA DE ALCEU PENNA

Gabriela Penna (UFG)

DE VISIBILIDADES E INVISIBILIDADES: QUANTO VALE UMA VIDA?

Valeska Bernardo Rangel (IFSC)

ATLAS #PROTESTOSBR: TRAMAS POLÍTICAS DE IMAGENS SOBREVIVENTES

Jane Maciel (UFRJ)

 

 

EIXO TEMÁTICO B: Poéticas Visuais e Processos de Criação

 

TERÇAS VERMELHAS: RELATOS DE UM DIÁRIO VISUAL E SEUS PROCESSOS

Adriana Mendonça (UFG)

MEMÓRIAS DA POÉTICA DE CRIAÇÃO

Alexandra Cristina Moreira Caetano (UnB)

A LINGUAGEM POÉTICA DE WALTER CARVALHO: UMA RELAÇÃO ENTRE FOTOGRAFIA CINEMATOGRÁFICA E ARTES PLÁSTICAS

Ana Carolina Roure (UnB)

NARRATIVAS MENORES ENTRE O VÍDEO, A ESCULTURA E OS QUADRINHOS

Fábio Purper Machado; Rosa Maria Berardo (UFG)

ANIMAÇÕES INTERATIVA AMBIENTADA NA INTERNET E A VALORIZAÇÃO DA AUTONOMIA NA INTERAÇÃO

Claudio Aleixo (UFG)

DAS MICROPERCEPÇÕES ÀS MICRO-ARQUITETURAS: DURAÇÕES E DIFERENÇAS EM TERRA DE JUNKSPACE

Daniel Noronha (UFU)

SILÊNCIO: TRAMAS E VESTÍGIOS DE UM PROCESSO

Denise Conceição Ferraz de Camargo (UnB)

AFETIVIDADE SIMBIÓTICA

Don Gomes Alves; Eliane Maria Chaud (UFG)

PANORAMA, FANTASMAGORIA E CINEMA: UMA REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA E IMERSIVA

Guilherme Mendonça de Souza (UFG)

PARA UMA NOVA GRAMÁTICA DO CORPO

João Paulo de Oliveira Lima (UFC)

SOUVENIR: ENCAPSULADA PAISAGEM, MORADA DO OLHAR

Karina Dias (UnB)

ARQUIVOS DE CRIAÇÃO PARA O DESIGN DE SUPERFÍCIE

Lavínnia Gomes (UFG)

ARTE ROBÓTICA: TENSÕES ENTRE MÁQUINAS, ROBÔS E ARTISTAS

Luciana Hidemi Santana Nomura; Edgar Silveira Franco (UFG)

DESENHO COMO INTERMEDIADOR NA TRADUÇÃO DE MEMÓRIAS

Maísa Carvalho Tardivo (UFU)

CORPO COMO TERRITÓRIO: A REIVINDICAÇÃO DA PAISAGEM

Odinaldo Costa (UFG)

ENCONTRANDO EM PINA BAUSCH OS CAMINHOS PARA AS MEMÓRIAS DO CORPO

Pedro Simon Araujo (UFG)

SÉRIE SETEMBRO/2014: POÉTICA EM PROCESSO PELA AÇÃO DO DESVELAMENTO

Sandro Bottene (UFSM)

NOTAS SOBRE O INTERATOR CO-AUTOR NO DESIGN E NA ARTE

Veridiana Cristina Teodoro Ferreira; Agda Carvalho (Anhembi Morumbi)

INVENTAR UMA VIDA-LAZER

Vinicios Kabral Ribeiro (UFRJ)

CORPO- AUTOBIOGRÁFICO NO MITO DE OPHELIA: PROCESSO DE CRIAÇÃO DA VIDEOINSTALAÇÃO METAMORPHOSIS

Yasmin de Freitas Nogueira (UFBA)

ESCULPIR, PERCORRER, ENCONTRAR: UMA NARRATIVA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA EM SIMPÓSIOS DE ESCULTURA 

Catiuscia Dotto (UFSM)

ARTE VISIONÁRIA NOS QUADRINHOS: UM PROJETO

Matheus Moura (UFG)

 

EIXO TEMÁTICO C: Culturas da imagem e processos de mediação

 

SELECIONA, RECORTA E COLA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO COM MEIOS DIGITAIS NA ESCOLA

Ana Cristina Luiza Souza (UEG)

O TAROT: COTIDIANO, MEMÓRIAS & PEDAGOGIAS CULTURAIS

Belidson Dias;  Leisa Sasso (UnB)

VISUALIDADES INDÍGENAS DAS IMAGENS CRISTÃS

Cayo Honorato (UnB)

CENTRO MODELO DE EDUCAÇÃO DE BASE DE CAMPINA GRANDE/PB: ESCOLA PARQUE QUE NÃO EXISTIU

Cleber Cardoso Xavier;  Thérèse Hofmann (UnB)

CIBER-MEMÓRIA DO PROCESSO CRIATIVO DO ARTISTA: USO DE QR CODES EM ESPAÇOS EXPOSITIVOS

David Ruiz Torres (UFES)

PEDAGOGIAS CULTURAIS: COMUNIDADE DE VIDA

Elmira Vicente Inácio (UFG)

ESTRUTURAS SIMBÓLICAS, EDUCAÇÃO FORMAL E O DEBATE DA ESCOLA PARALELA

Daniela Favaro Garrossini;  Gabriel Lyra Chaves  (UnB)

CUERPOS ADOLESCENTES Y CULTURA VISUAL

Gonzalo Vicci (UdelaR)

A MEMÓRIA DAS EXPOSIÇÕES: REFLEXÕES SOBRE UM DOS DOCUMENTOS ARQUIVADOS DA 9ª BIENAL DO MERCOSUL

Helena dos Santos Moschoutis (UFRGS)

MUSEU DO VIDEOGAME: ADEQUANDO O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA ESTÉTICA À REALIDADE DA GERAÇÃO SCREENAGER

Jordana Falcão Tavares;  Raimundo Martins (UFG)

CONSTRUINDO MEMÓRIA NO ÂMBITO DA CULTURA DIGITAL

Juan Sebastián Ospina Álvarez; Nayara Joyse Silva Monteles (UFG)

POR UMA PESQUISA À MEIA-LUZ EM CULTURA VISUAL

Lara Lima Satler;  Alice Fátima Martins (UFG)

A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE INDÍGENA DO INSTITUTO INSIKIRAN – UFRR

Leila Adriana Baptaglin (UFRR)

AS ESCOLHAS NOS ESCOLHEM: O EXEMPLO COMO PREFERÊNCIA PEDAGÓGICA

Luisa Günther (UnB)

O MUNDO DA CASA: ENTRE IMAGENS, MEMÓRIAS, AFETOS E NARRATIVAS

Luiz Carlos Pinheiro Ferreira (UnB)

ARTE CONTEMPORÂNEA E ENSINO: MEDIAÇÃO E RACIONALIDADE ESTÉTICA

Úrsula Rosa da Silva;  Ana Beatriz Campos Vaz (UFPEL)

O PORTFÓLIO NA DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS - IMAGENS PARA PENSAR A PESQUISA-ENSINO

Maristani Polidori Zamperetti (UFPel)

GÊNERO E SEXUALIDADE NO CINEMA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL

Mônica Mitchell de Morais Braga;  Márcia Regina Santos Brisolla (UnB)

ESTÉTICA RELACIONAL E AS MARCAS NA SUPERFÍCIE: CORPO-AFETO- CIDADES-ARTE-POLÍTICA

Nycolas Albuquerque (UNIFAP)

CONSIDERAÇÕES SOBRE CONSUMO E IDENTIDADE NA APROPRIAÇÃO DE IMAGENS DE PUBLICIDADE POR PROFESSORES DE ARTES VISUAIS

Pablo P. P. Sérvio (UFG)

MEDIAÇÃO DA CULTURA VISUAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO

Paula Francinete Barros Bezerra; João de Deus Vieira Barros (UFMA)

A MEMÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA - EM BUSCA DE PASSADOS PRESENTES

Paula Luersen (UFRGS)

O CINEMA DE JOSAFÁ DUARTE EM FORQUILHA (CE): A SÉTIMA ARTE COMO RESISTÊNCIA

Paulo Passos de Oliveira (INTA-CE)

MEMÓRIAS DESENHADAS: RESSIGNIFICANDO O CURRICULO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Ronne F. C. Dias (IFAP)

CAMINHOS E PERCURSOS DOS SENTIDOS: EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO POÉTICA NO SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO

Sara Vasconcelos Cruz (UFPB)

APRENDIZAGEM NA PESQUISA: ENTRE VISUALIDADES URBANAS E ESCRITA

Tamiris Vaz (UFG)

PAISAGENS AFETIVAS E PRÁTICA DOCENTE - A VIAGEM COMO METODOLOGIA DO ENCONTRO

Wolney Fernandes de Oliveira;  Leda Guimarães (UFG)

 

NARRATIVAS VISUAIS

 

INFINITO BORDADO

Danielle Sousa (UnB)

MADONNAS CONTEMPORÂNEAS: SENTIDOS DA MATERNIDADE COMUNICADOS EM RETRATOS E OBJETOS DE AFETO

Ana Sabiá (UFSC)

IN MEMORIAM

Tatiana Duarte Menezes (UnB)

IRMÃS DE JORNADA: SIBILANTE E A BUSCA AO SAGRADO FEMININO

Danielle Barros Fortuna (Fiocruz)

PERCURSOS GRAVADOS

Adriana Mendonça; Helder Amorim;  Luciene Lacerda; Simone Simões;  Maria Filomena Gouvea (UFG)

RECORDATIO

Paulo Vega Júnior;  Nivalda Assunção de Araújo (UnB)

“A QUEM”: UMA VIDEOHQESCULTURA

Fábio Purper Machado (UFG)

O FLÂNEUR NA CIDADE INVISÍVEL

Renata Barboza Carvalho (U. Presb. Mackenzie)

VISIBILIDADES COTIDIANAS: QUATRO PAREDES E UMA JANELA

Denise Moraes Cavalcante (UnB)

QUERER ESTAR JUNTAS. A AFETIVIDADE COMO UM DOS FATORES DECISIVOS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

Mariane Blotta Abakerli Baptista (U. Presb. Mackenzie)

GUARDO MILAGRES INALCANÇADOS – A VIRTUOSA FRAGILIDADE DE CADA DIA...

Léia Magnólia de Oliveira Lemos (UnB)

LUMINI

Valdemir de Oliveira (UEA)

FRATERIMAGENES: ZINE POÉTICO/ARTÍSTICO COMO MANUTENÇÃO DA FRATERNIDADE

Gazy Andraus (UNIMESP)

SURRENCONTRO: NARRATIVA VISUAL A PARTIR DO TEXTO “A CANTORA CARECA”, DE EUGENE IONESCO

Saulo Germano Dallago, Wesley Martins da Silva (UFG)

MEMÓRIAS DA ESPUMA ROSA

Denise Conceição Ferraz de Camargo (UnB)

ESPAÇOS SECRETOS DE TRILHAS CORPORAIS: LEMBRANÇAS QUE PARTEM DE NÓS

Ana Paula Bandeira; Elmira Inácio; Keila Alves da Silva (UFG)

A INCRÍVEL HISTÓRIA DE PATRÍCIA SWZEN

José Loures;  Ivan Carlo Andrade Oliveira (UFG)

UM LUGAR DE OUTRO MUNDO

Pepita de Souza Afiune (UEG);  José Loures (UFG)

COLCHA DE PALAVRAS: MEMÓRIA PERFORMATIVA. ESPAÇOS- LABORATÓRIOS AFECTIVO-SENSORIAIS

Lilian Amaral (USP);  Christiane Cavalcante Frauzino (UFG) 

PARECE ATÉ CINEMA EM “HISTÓRIA DO MEU AVÔ... UMA DAS”

Alice Fátima Martins; Eduardo Ávila;  J. Bamberg; Lara Satler (UFG)

ELE

Matheus Moura (UFG);  Guilherme Silveira (UNESP) 

VESÚVIO #4

Monique dos Santos;  Paul Cezanne de Moraes (UFG) 

CERRADO SER: HISTÓRIA EM QUADRINHOS POÉTICO-FILOSÓFICA INSPIRADA NO BIOMA CERRADO

Edgar Franco (UFG) 

“JAM SERENATA”: IMPROVISANDO A PARTIR DE NOVAS RELAÇÕES COM AS EXPRESSÕES DO CINEMA

Fernanda Oliveira Gomes (UFRJ)

FRAGMENTO 07/35 DO FILME MAQUINA DE SONHOS

Nycolas Albuquerque (UNIFAP)

DURAÇÃO 1 – RESISTÊNCIA # UM POSSÍVEL ENSAIO SOBRE A IMPERMANÊNCIA E O ATO DE RESISTIR

Daniel Noronha de Alcino (UFMG)

ALÉM DA JANELA DA ALMA

Helder Amorim;  Luciene Alves de Lacerda (UFG)

CORPO SEM ORGÃOS - IMAGENS SEM ORGÃOS

Igor Dreidy Sousa Moraes (UFPI)

O QUE RESTOU...

Simone Simões Gomes (UFG)

COINCIDIR

Nicolás Gualtieri (UFG)

 

 

Consulte os anais de outras edições do evento:

2015 2014 2013 2013 2012 2011 2010 2009 2008

 

Listar Todas Voltar