Palestrantes convidadas

Abertura, dia 06/12/22 Encerramento, dia 09/12/22
lucero1_site rosane-borges1_site

María Elena Lucero é doutora em Humanidades e Artes, com menção em Belas Artes e Pós-doutora pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), Argentina.

Professora do Seminario de Arte Latinoamericano y de Problemática del Arte Latinoamericano del Siglo XX (Facultad de Humanidades y Artes, UNR). Professora visitante da Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA), Brasil, da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia e da Universidade de Concepción, Chile.

Diretora de Doutorado em Arte e Cultura Visual, da Escola de Pós-Graduação (FHUMyAR-UNR). Membro do Comitê de Doutorado em Humanidades y Artes (FHUMyAR-UNR). Membro do Comitê do Programa de Pós-Doutorado (UNR). Diretora do Centro de Estudios Visuales Latinoamericanos, sediado no Instituto de Estudios Críticos en Humanidades (Unidad Ejecutora UNR-CONICET). Membro fundadora da Red de Estudios Visuales Latinoamericanos. Miembro do Comitê Editorial das Revistas Artefacto Visual (España) e NO-iMAGEN (Chile).

Compiladora de publicações especializadas em arte contemporânea, cultura visual e feminismo. Autora de "Memorias de Brasil y Cuba. Gestos decoloniales, prácticas feministas", HyA Ediciones, Rosario (2019). Editora do Dossiê “Feminismos y Cultura Visual. Imaginarios de una cotidianeidad en transformación” junto a Paula Bertúa, Revista Artefacto Visual, # 13 (2022).

Curadora de exposições individuais e coletivas no Museo de Bellas Artes Juan B. Castagnino, na Fundação OSDE e no Museo de la Memoria, Rosario, Argentina.

Mediação: Juan Sebastián Ospina Alvarez

Rosane Borges é jornalista e pesquisadora colaboradora do Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Criações Colaborativas e Linguagens Digitais (COLABOR), vinculado à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

É doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Suas pesquisas, suas comunicações e seus escritos abordam, a partir do campo da Comunicação, temas como raça e gênero, bem como outros problemas brasileiros.

É autora dos livros "Fragmentos do tempo presente" (2021), "Esboços de um tempo presente" (2016), e "Sueli Carneiro" (2009).

Organizou as coletâneas "Mídia e racismo" (2012), com Roberto Carlos da Silva Borges, e "Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro" (2004), com Flávio Carrança.

Prefaciou as edições brasileiras dos livros "Em busca dos jardins de nossas mães: prosa mulherista" (2021), de Alice Walker, e "Olhares negros: raça e representação" (2019), de bell hooks.

É articulista da Revista Carta Capital Digital e do blog da Editora Boitempo. Escreve regularmente no portal de notícias Jornalistas Livres.

Mediação: Jocy Meneses dos Santos Junior

Instagram: https://www.instagram.com/v.sipacv