Weby shortcut

Apresentação

Actualizado en 03/12/18 18:29 .

Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual

Os Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual formam parte das comunicações apresentadas no Seminário que leva o mesmo nome, um evento voltado a pesquisadores(as) e estudantes de pós-graduação em arte, cultura visual e artes visuais, interessados(as) na interlocução, cooperação e divulgação de seus projetos e pesquisas.

O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 2000, com o objetivo de divulgar e fomentar diálogos e discussões sobre a produção docente e discente da Faculdade de Artes Visuais <https://fav.ufg.br>. A partir de 2003, em sua quarta edição, a realização do Seminário ficou a cargo do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV) <https://culturavisual.fav.ufg.br>, recém implementado na Universidade Federal de Goiás (UFG) <https://www.ufg.br/> que, a partir de então, assumiu a responsabilidade de planejar e dar continuidade ao evento. Em 2008, o Seminário se transformou em um evento nacional e incluiu programas de pós-graduação, pesquisadores, mestrandos e doutorandos do país, expandindo interlocuções e reforçando o debate sobre questões do campo da pesquisa em arte, poéticas e cultura visual. Em 2017, o Seminário passou a ser internacional e foi realizado na cidade de Montevidéu (Uruguai), em parceria com Núcleo de Investigación en Cultura Visual, Educación y Construcción de Identidad (IENBA-UDELAR)  <http://www.enba.edu.uy>. Na ocasião, estabeleceu-se que a realização do Seminário será alternada anualmente entre as cidades de Montevideo (UDELAR) e Goiânia (UFG). Assim, em 2018, o II SIPACV aconteceu na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e, em 2019, será na cidade de  Montevidéu, Uruguai.

Os artigos dos Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual reúne pesquisas relevantes e convergentes com as três linhas do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (FAV-UFG) e as linhas afins do Núcleo de Investigación en Cultura Visual, Educación y Construcción de Identidad (IENBA-UDELAR).