Weby shortcut

Lista das comunicações aceitas para o VIII SNPACV

Atualizado em 04/06/15 15:43.

Finalizando o envio das cartas de aceite do evento, divulgamos aqui a lista dos trabalhos aprovados:

Eixo temático A: Imagem, Cultura e Produção de Sentido

 

Adriana Vaz; Márcia Metran de Mello (UFG) CIDADE E MEMÓRIA: ENTRE O DESEJO E O AFETO

André Carlos Conrado Inácio da Silva. A RECEPÇÃO DA IMAGEM FOTOPERFOMÁTICA E SUA LINGUAGEM POLISSÊMICA

ANA CAROLINA FREIRE (UERJ) ARTE E INSTITUIÇÃO: COLETIVOS DE ARTISTAS E CRÍTICA DE ARTE EM ANÁLISE

Beatriz Morgado. NOTAS SOBRE CURADORIA: BASES PARA O DISCURSO CURATORIAL CONTEMPORÂNEO

Barbara Lyra (UFG) A CAMISA COMO DISCURSO: MEMÓRIAS, MICROPOLÍTICAS E CORES NO GUARDA-ROUPA DE XICO SÁ

Bruno Ferreira. MEMÓRIAS DA MANDINGA:
UM ESTUDO ALQUÍMICO DA ESCRITA DE SI A PARTIR DOS MANUSCRITOS E ARQUIVOS AUDIOVISUAIS DE MESTRE PASTINHA

Carla Adelina Craveiro Silva. DA SUPERFÍCIE À RAIZ: ITINERÁRIOS DE MAUREEN BISILLIAT

Carolina Guerra Libério. EU QUE NÃO QUERO TER ROSTO: TENSIONAMENTOS

Daniela Name. LEONILSON, PALAVRA E IMAGEM|: CARTOGRAFIA DE AFETOS NA ARTE BRASILEIRA DOS ANOS 1980

Denise Moraes. A DIMENSÃO SONORA NA APREENSÃO DO ESPAÇO FÍLMICO

Deusimar Gonzaga. KENNETH BURKE: AS IMAGENS DE UMA IDEIA E AS IDEIAS DE UMA IMAGEM

Fabiana Lopes de Souza (UFPEL) IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO – UM ESTUDO COM IMAGENS DA CULTURA VISUAL NAS AULAS DE ARTES VISUAIS

Gabriela Ordones (UFG) UM ARQUIVO CONFIDENCIAL: MEMÓRIA E ESQUECIMENTO NA OBRA DE ALCEU PENNA

Iury Carlos Bueno. FLUSSER E GODARD - O CAMINHO DA SUPERFICIALIDADE

Jane Maciel. ATLAS #PROTESTOSBR: TRAMAS POLÍTICAS DE IMAGENS SOBREVIVENTES

Julio Pereyra (URU) REINAS

Leandro Pimentel. O PODER E OS ARQUIVOS: DOCUMENTO E FICÇÃO EM GABRIEL MASCARO

Liana Borges de Resende Rocha (UFG) ALÉM DA APARÊNCIA: ADORNOS, ADEREÇOS E A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE

Lislaine Sirsi Cansi; Renata Azevedo Requião. NAS DOBRAS DA DESINVENÇÃO: ARTISTA E PROFESSOR

Lorena Abdala (UFG) REGIMES DE HISTORICIDADE: MODA CONTEMPORÂNEA E CULTURA WEB

Luciana Guimarães. INCURSÕES POR UMA CÂMERA ESCURA CONTEMPORÂNEA

Maria da Natividade Ramalho Borba. AS ARTES TINHAM QUE ARRANCAR AS PORTEIRAS E INVADIR MESMO

Mariana Capeletti. NOVO PICTORIALISMO NA FOTOGRAFIA BRASILEIRA

Mariana de Sousa Bernardes. AVES PLUMADAS: QUESTÕES SOBRE DETERMINADOS ASPECTOS DA ESCRITA

Marcelo Eduardo Leite. REALIDADE ABSORVIDA: A FOTOGRAFIA EMPÍRICA DE CLAUDIA ANDUJAR

Marcelo Mari  e  Biagio D'Angelo (UNB) PARA UMA REVISÃO CRÍTICA DO ARQUIVO POLÍTICO DA VISUALIDADE

Marcelo Ribeiro (UFG) SOMETIMES IN APRIL: CINEMA, MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO

Olira Saraiva Rodrigues (UFG) CULTURA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL COM PROCESSOS IMERSIVOS EM MUSEUS

Oscélia Domingues. A IMAGEM DA MULHER NO CATIRA GOIANO: TRANSFORMAÇÕES E PRÁTICAS CULTURAIS

Pedro Ernesto Lima (UNB) COM QUANTOS OBJETOS SE FAZ UMA CIDADE. MARCONE MOREIRA E JAC LEIRNER EM TENSÃO

Rachel de Sousa Vianna (UEMG) REPRESENTAÇÃO DE ARTISTAS NA MÍDIA IMPRESSA: UMA ANÁLISE DA SEÇÃO VEJA ESSA

Radael Junior. A VIDEOARTE DA DÉCADA DE 1970, O CINEMA DE ATRAÇÕES E O REGIME DE MOSTRAÇÃO

Raisa Ramos Pina. COLETIVOS DE ARTE GOIANOS: LEVANTAMENTO, PROBLEMÁTICA E ESTÉTICA RELACIONAL

Rodrigo Cassio Oliveira (UFMG) REPETIÇÕES E LABIRINTOS NEOBARROCOS EM ARRESTED DEVELOPMENT

Sandro de Oliveira (UEG) A ALEGORIA DA BARBÁRIE NO FILME O HOMEM QUE MATOU DEUS (NOÉ VITOUX, 2013)

Shayenne Resende Reis (UERJ) OLHAR DO DESIGN GRÁFICO SOBRE MEMÓRIA, EFEMEROS E AFETO: DELINEANDO A MEMÓRIA GRÁFICA BRASILEIRA

Sidney G. Campanhole (PUC-SP) POTENCIAL DE MEMÓRIA NOS SIGNOS VISUAIS: SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DE  ESÙ ELEGBARA

Sissa Aneleh. O CORPO DO PROTESTO

Thiago Costa. PERCEPÇÕES DA NATUREZA: O PITORESCO

Valeska Bernardo Rangel. DE VISIBILIDADES E INVISIBILIDADES: QUANTO VALE UMA VIDA?

 

 

Eixo temático B: Poéticas Visuais e Processos de Criação

 

Adriana Mendonça. TERÇAS VERMELHAS: RELATOS DE UM DIÁRIO VISUAL E SEUS PROCESSOS *

Alexandra Cristina Moreira Caetano. MEMÓRIAS DA POÉTICA DE CRIAÇÃO

Ana Carolina Roure. A LINGUAGEM POÉTICA DE WALTER CARVALHO: UMA RELAÇÃO ENTRE

Catiuscia Bordin Dotto. ESCULPIR, PERCORRER, ENCONTRAR: UMA NARRATIVA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA EM SIMPÓSIOS DE ESCULTURA *

Ceila Teresinha Bittencourt; Cíntia Medianeira Bitencourt de Lima. APROPRIAÇÃO HÍBRIDA NA ARTE CONTEMPORÂNEA: POSSIBILIDADES POÉTICAS

Claudio Aleixo. ANIMAÇÕES INTERATIVA AMBIENTADA NA INTERNET E A VALORIZAÇÃO DA AUTONOMIA NA INTERAÇÃO

Daniel Noronha. DAS MICROPERCEPÇÕES ÀS MICRO-ARQUITETURAS: DURAÇÕES E DIFERENÇAS EM TERRA DE JUNKSPACE

Denise Conceição Ferraz de Camargo. SILÊNCIO: TRAMAS E VESTÍGIOS DE UM PROCESSO

Don Gomes Alves; Eliane Maria Chaud. AFETIVIDADE SIMBIÓTICA

Fábio Purper Machado; Rosa Maria Berardo. NARRATIVAS MENORES ENTRE O VÍDEO, A ESCULTURA E OS QUADRINHOS

Guilherme Mendonça de Souza. PANORAMA, FANTASMAGORIA E CINEMA: UMA REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA E IMERSIVA

João Paulo de Oliveira Lima. PARA UMA NOVA GRAMÁTICA DO CORPO *

Karina Dias. SOUVENIR: ENCAPSULADA PAISAGEM, MORADA DO OLHAR

Lavínnia Gomes. ARQUIVOS DE CRIAÇÃO PARA O DESIGN DE SUPERFÍCIE *

Lucas de Castro Murari. O CLOSE COMO ELEMENTO FOTOGÊNICO NO CINEMA EXPERIMENTAL DE PHILIPPE GRANDRIEUX

Luciana Hidemi Santana Nomura; Edgar Silveira Franco. ARTE ROBÓTICA: TENSÕES ENTRE MÁQUINAS, ROBÔS E ARTISTAS *

Maísa Carvalho Tardivo. DESENHO COMO INTERMEDIADOR NA TRADUÇÃO DE MEMÓRIAS *

Odinaldo Costa. CORPO COMO TERRITÓRIO: A REIVINDICAÇÃO DA PAISAGEM

Pedro Simon Araujo. ENCONTRANDO EM PINA BAUSCH OS CAMINHOS PARA AS MEMÓRIAS DO CORPO  *

Sandro Bottene. SÉRIE SETEMBRO/2014: POÉTICA EM PROCESSO PELA AÇÃO DO DESVELAMENTO

Veridiana Cristina Teodoro Ferreira; Agda Carvalho. NOTAS SOBRE O INTERATOR CO-AUTOR NO DESIGN E NA ARTE

Vinicios Kabral Ribeiro. INVENTAR UMA VIDA-LAZER

Yasmin de Freitas Nogueira. CORPO- AUTOBIOGRÁFICO NO MITO DE OPHELIA: PROCESSO DE CRIAÇÃO DA VIDEOINSTALAÇÃO METAMORPHOSIS

 

 

Eixo temático C: Culturas da Imagem e Processos de Mediação

 

Aline Nunes CARTOGRAFIA COMO METODOLOGIA INVESTIGATIVA: DERIVAS E ESCRITURAS DE UMA TESE EM/SOBRE DESLOCAMENTOS TERRITORIAIS

Ana Cristina Luiza Souza. SELECIONA, RECORTA E COLA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO COM MEIOS DIGITAIS NA ESCOLA

Belidson Dias, Leisa Sasso (UnB). O TAROT: COTIDIANO, MEMÓRIAS & PEDAGOGIAS CULTURAIS 

Cayo Honorato. VISUALIDADES INDÍGENAS DAS IMAGENS CRISTÃS

Cleber Cardoso Xavier; Thérèse Hofmann. CENTRO MODELO DE EDUCAÇÃO DE BASE DE CAMPINA GRANDE/PB: ESCOLA PARQUE QUE NÃO EXISTIU

Daniela Favaro Garrossini, Gabriel Lyra Chaves (IdA/UnB). ESTRUTURAS SIMBÓLICAS, EDUCAÇÃO FORMAL E O DEBATE DA ESCOLA PARALELA

David Ruiz Torres. CIBER-MEMÓRIA DO PROCESSO CRIATIVO DO ARTISTA: USO DE QR CODES EM ESPAÇOS EXPOSITIVOS

Elmira Vicente Inácio. PEDAGOGIAS CULTURAIS: COMUNIDADE DE VIDA

Gonzalo Vicci. CUERPOS ADOLESCENTES Y CULTURA VISUAL

Helena dos Santos Moschoutis. A MEMÓRIA DAS EXPOSIÇÕES: REFLEXÕES SOBRE UM DOS DOCUMENTOS ARQUIVADOS DA 9ª BIENAL DO MERCOSUL

Jordana Falcão Tavares; Raimundo Martins (UFG) MUSEU DO VIDEOGAME: ADEQUANDO O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA ESTÉTICA À REALIDADE DA GERAÇÃO SCREENAGER

Juan Sebastián Ospina Álvarez; Nayara Joyse Silva Monteles (UFG) CONSTRUINDO MEMÓRIA NO ÂMBITO DA CULTURA DIGITAL

Juzelia Moraes COM QUANTOS OVOS PODE-SE FAZER UMA TESE? REFLEXÕES PÓS-DEFESA DE UMA TESE SOBRE COTIDIANO E PRÁTICAS DE COZINHA, SOB A PERSPECTIVA DA CULTURA VISUAL.

Lara Lima Satler; Alice Fátima Martins (UFG) POR UMA PESQUISA À MEIA-LUZ EM CULTURA VISUAL

Leila Adriana Baptaglin (UFRR) A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE INDÍGENA DO INSTITUTO INSIKIRAN - UFRR

Luisa Günther. AS ESCOLHAS NOS ESCOLHEM: O EXEMPLO COMO PREFERÊNCIA PEDAGÓGICA

Luiz Carlos Pinheiro Ferreira. O MUNDO DA CASA:  ENTRE IMAGENS, MEMÓRIAS, AFETOS E NARRATIVAS

Maristani Polidori Zamperetti. O PORTFÓLIO NA DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS – IMAGENS PARA PENSAR A PESQUISA-ENSINO

Mônica Mitchell de Morais Braga; Márcia Regina Santos Brisolla. GÊNERO E SEXUALIDADE NO CINEMA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL

Nycolas Albuquerque. ESTÉTICA RELACIONAL E AS MARCAS NA SUPERFÍCIE: CORPO-AFETO-CIDADES-ARTE-POLÍTICA

Pablo P. P. Sérvio. CONSIDERAÇÕES SOBRE CONSUMO E IDENTIDADE NA APROPRIAÇÃO DE IMAGENS DE PUBLICIDADE POR PROFESSORES DE ARTES VISUAIS

Paula Francinete Barros Bezerra; João de Deus Vieira Barros. MEDIAÇÃO DA CULTURA VISUAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO

Paula Luersen. A MEMÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA - EM BUSCA DE PASSADOS PRESENTES

Paulo Passos de Oliveira. O CINEMA DE JOSAFÁ DUARTE EM FORQUILHA (CE): A SÉTIMA ARTE COMO RESISTÊNCIA

Ronne F. C. Dias. MEMÓRIAS DESENHADAS: RESSIGNIFICANDO O CURRICULO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Sara Nina. CAMINHOS E PERCURSOS DOS SENTIDOS: EXPERIÊNCIA DE MEDIAÇÃO POÉTICA NO SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO

Tamiris Vaz (UFG) APRENDIZAGEM NA PESQUISA: ENTRE VISUALIDADES URBANAS E ESCRITA

Ursula Rosa da Silva; Ana Beatriz Campos Vaz. ARTE CONTEMPORANEA E ENSINO: MEDIAÇÃO E RACIONALIDADE ESTÉTICA

Wolney Fernandes de Oliveira; Leda Guimarães (FAV/UFG). PAISAGENS AFETIVAS E PRÁTICA DOCENTE - A VIAGEM COMO METODOLOGIA DO ENCONTRO

 

Narrativas Visuais

 

Adriana Mendonça, Helder Amorim, Luciene Lacerda, Simone Simões, Maria Filomena Gouvea (UFG) PERCURSOS GRAVADOS

Alice Fátima Martins, Eduardo Ávila, J. Bamberg, Lara Satler (UFG) PARECE ATÉ CINEMA EM “HISTÓRIA DO MEU AVÔ... UMA DAS”

Ana Paula Neres de Santana Bandeira, Elmira Vicente Inacio, Keila Alves da Silva (UFG) ESPAÇOS SECRETOS DE TRILHAS CORPORAIS: LEMBRANÇAS QUE PARTEM DE NÓS

Ana Sabiá (UFSC) MADONNAS CONTEMPORÂNEAS: SENTIDOS DA MATERNIDADE COMUNICADOS EM RETRATOS E OBJETOS DE AFETO

Christiane Cavalcante Frauzino (UFG) COLCHA DE PALAVRAS: MEMÓRIA PERFORMATIVA. ESPAÇOS-LABORATÓRIOS AFECTIVO-SENSORIAIS

Daniel Noronha de Alcino (UFMG) DURAÇÃO 1 – RESISTÊNCIA # UM POSSÍVEL ENSAIO SOBRE A IMPERMANÊNCIA E O ATO DE RESISTIR

Danielle Barros Fortuna (Fiocruz) IRMÃS DE JORNADA: SIBILANTE E A BUSCA AO SAGRADO FEMININO

Denise Conceição Ferraz de Camargo (UnB) MEMÓRIAS DA ESPUMA ROSA

Denise Moraes Cavalcante (UnB) VISIBILIDADES COTIDIANAS: QUATRO PAREDES E UMA JANELA

Edgar Franco (UFG) CERRADO SER: HISTÓRIA EM QUADRINHOS POÉTICO-FILOSÓFICA INSPIRADA NO BIOMA CERRADO

Fábio Purper Machado (UFG) “A QUEM”: UMA VIDEOHQESCULTURA

Fernanda Oliveira Gomes (UFRJ) “JAM SERENATA”: IMPROVISANDO A PARTIR DE NOVAS RELAÇÕES COM AS EXPRESSÕES DO CINEMA

Gazy Andraus (UNIMESP) FRATERIMAGENES: ZINE POÉTICO/ARTÍSTICO COMO MANUTENÇÃO DA FRATERNIDADE

Helder Amorim Silva Borges de Deus, Luciene Alves de Lacerda (UFG) ALÉM DA JANELA DA ALMA

Igor Dreidy Sousa Moraes (UFPI) CORPO SEM ORGÃOS - IMAGENS SEM ORGÃOS

Ítala Isis (UFF) TROCO REFRESCO/CAFÉ POR UMA PALAVRA SOBRE A CIDADE

José Loures, Ivan Carlo Andrade Oliveira (UFG) A INCRÍVEL HISTÓRIA DE PATRÍCIA SWZEN

Lana Costa Faria, Noeli Batista (Ciranda da Arte) EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PARA ALÉM DA SALA DE AULA

Léia Magnólia de Oliveira Lemos (UnB) GUARDO MILAGRES INALCANÇADOS - A VIRTUOSA FRAGILIDADE DE CADA DIA...

Mariane Blotta Abakerli Baptista (U.Presb.Mackenzie) QUERER ESTAR JUNTAS. A AFETIVIDADE COMO UM DOS FATORES DECISIVOS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

Matheus Moura (UFG), Guilherme E Silveira (UNESP) ELE

Monique dos Santos, Paul Cezanne de Moraes (UFG) VESÚVIO #4

Nicolás Gualtieri (UFG) COINCIDIR

Nycolas Albuquerque (UNIFAP) FRAGMENTO 07/35 DO FILME MAQUINA DE SONHOS

Paulo Vega Júnior, Nivalda Assunção de Araújo (UnB) RECORDATIO

Pepita de Souza Afiune, José Loures (UFG) UM LUGAR DE OUTRO MUNDO

Renata Barboza Carvalho (U.Presb.Mackenzie, Bauru) O FLÂNEUR NA CIDADE INVISÍVEL

Saulo Germano S. Dallago, Wesley Martins da Silva (UFG) SURRENCONTRO: NARRATIVA VISUAL A PARTIR DO TEXTO “A CANTORA CARECA”, DE EUGENE IONESCO

Simone Simões Gomes (UFG) O QUE RESTOU... 

Tainá Ribeiro Gonçalves, Leila Baptaglin (UFR) “A MÁSCARA NOSSA DE CADA DIA” E “QUE ÍNDIO É ESSE?” 

Tatiana Duarte Menezes (UnB) IN MEMORIAM 

Valdemir de Oliveira (UEA) LUMINI

 

 

* trabalhos aceitos com correções solicitadas aos autores.

Listar Todas Voltar